Noticias

Desafio Total Mazda 2014 nas 24 Horas de Fronteira

Categoria: Todo o terreno nacional
Publicado em 26 novembro 2014

Bruno Oliveira e Etelvino Carvalho decidem posição de ‘Vice’ em Fronteira

Decididos que estão os títulos deste ano do Desafio Total Mazda – Carlos Pinto garantiu o de Pilotos na Baja Portalegre 500, tal como o seu navegador Miguel Sanchez o fez na sua categoria – resta disputar a derradeira prova do ano, temporada que se encerra, como é hábito, com as 24 Horas TT Vila de Fronteira. Uma jornada que contará com três Mazda Proto à partida, para se discutir o restante escalonamento de Condutores, e que tem várias particularidades, a começar pelos próprios pilotos inscritos. Estarão presentes três – Carlos Pinto, Bruno Oliveira, Etelvino Carvalho.
Partindo com o título antecipadamente no bolso, Carlos Pinto estará livre de pressões e irá concentrar-se em dar o seu melhor de modo a realizar uma prova memorável, naturalmente apostando na vitória entre os seus pares ao volante do seu Mazda Proto, que conta com o apoio do concessionário Hydraplan.
Já Bruno Oliveira, vencedor em Portalegre, ascendendo, com isso, ao 2º lugar provisório da tabela dos condutores, irá integrar uma formação que conta com Rui Lopes (que não poderá pontuar). Até à data seu adversário neste troféu, Lopes abdica, assim, da sua pontuação, pois de acordo com o regulamento apenas pontua um piloto por viatura. Uma dupla que contará ainda com a prestação de Rui Neves para a ajudar nos objectivos e, também, o apoio da Hydraplan presente.
O terceiro Mazda Proto em prova será o de Etelvino Carvalho (Elpídio & Horácio), piloto que depois de ter ostentado o título de 2013, quererá minimizar as perdas, buscando a vitória em Fronteira e o 2º lugar na edição deste ano do Desafio. 
À data, a contabilidade do Desafio Total Mazda 2014 apresenta Carlos Pinto com uns já inacessíveis 93 pontos, Bruno Oliveira com 43 e Etelvino Carvalho com 36, ele que saiu de Portalegre em branco. Apenas 7 pontos separam, por isso, estes dois últimos nomes, uma diferença que, numa prova que vale duas pontuações (num total de 50), significa praticamente nada. 
Mas até neste particular a edição deste ano das 24 Horas Vila de Fronteira tem uma especificidade, nomeadamente na atribuição dos pontos: à passagem das primeiras 12 horas são dados 12,5 pontos a quem liderar o Desafio à altura, 9 pontos ao piloto que estiver em 2º e 7,5 pontos ao 3º classificado, para no final da prova serem atribuídos 37,5 pontos ao vencedor, 27 ao 2º classificado e 22,5 pontos ao 3º.
São, assim, vários os cenários possíveis para se concluir quem secundará Carlos Pinto no escalonamento final do Desafio Total Mazda 2014, inédita iniciativa da Mazda Motor Portugal e da Total (marca da Cepsa Portuguesa), numa prova de resistência tradicionalmente muito dura para as mecânicas e desgastante para os pilotos. Note-se que os pilotos de suporte de cada equipa não marcam pontos.
 

As 24 Horas de Fronteira em resumo

À semelhança de edições anteriores desta festa de encerramento do todo-o-terreno nacional a cargo do ACP Motorsport, serão uma constante as lutas e os imponderáveis ao longo dos 16 km do Terródromo de Fronteira, pista desenhada no interior alentejano, com o frio e a chuva esperadas. 
Na 6ªF (28 Novembro) realizam-se duas sessões livres (10h00/11h50 e 17h15/18h30) entrecortadas pelos Treinos Cronometrados (14h00/17h00). As 24 Horas TT Vila de Fronteira disputam-se, depois, entre as 14h00 de Sábado (dia 29) e a mesma hora de Domingo (dia 30). As cerimónias de pódio e consagração dos vencedores das várias categorias, incluindo o Desafio Total Mazda 2014, estão agendadas para cerca de uma hora mais tarde, pelas 15h15.
 

Classificações do Desafio Total/Mazda 2014 (Provisórias)

Pilotos:
‘Campeão’ Carlos Pinto, 93 pontos (4 provas); 
2º Bruno Oliveira, 43 pontos (4 provas); 
3º Etelvino Carvalho, 36 pontos (4 provas); 
4º Pedro Dias da Silva, 0 pontos (4 provas). 
Não classificado*: Rui Lopes, 15 pontos (2 provas).
 
Navegadores: 
‘Campeão’ Miguel Sanchez, 93 pontos (4 provas); 
2º Valter Cardoso, 36 pontos (4 provas); 
3º Vânia Paím, 18 pontos (3 provas). 
Não Classificados*: 
Paulo Marques 25 pontos (1 prova); 
Francisco Cabral, 15 pontos (2 provas); 
Pedro Colaço, 0 pontos (2 provas); 
Mário Castro, 0 pontos (1 prova); 
Jorge Conde, 0 pontos (1 prova).
* de acordo com o Regulamento do Desafio Total Mazda 2014, para pontuar para a Classificação Final cada piloto terá que participar num mínimo de 3 das 5 provas do calendário (art. 8). Os mesmos critérios aplicam-se aos navegadores (art. 11.6)
 
Calendário do Desafio Total/Mazda 2014
Data Prova Organizador Vencedor 
25/26 Abril Vinhos Ervideira Rali TT S. A. Reguenguense Carlos Pinto/Miguel Sanchez
27/28 Junho Baja TT Oleiros Escuderia C. Branco Carlos Pinto/Miguel Sanchez
12/13 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia C. Branco Carlos Pinto/Miguel Sanchez
30 Out/01 Nov Baja Portalegre 500 ACP Motorsport Bruno Oliveira/Paulo Marques
27/30 Nov 24 Horas TT V. Fronteira ACP Motorsport -/-
 
Press Desafio Total Mazda / Goodnews
Foto Todoterreno.pt
 

Equipa Sports & You nas 24 Horas TT

Categoria: Todo o terreno nacional
Publicado em 26 novembro 2014
 
Um Póquer de Cinco Ases 
 
José Pedro Fontes, Miguel Barbosa, António Coimbra, Luís Silva e ainda Bianchi Prata: é esta a cartada que a equipa Sports & You irá jogar na edição de 2014 das 24 Horas TT Vila de Fronteira, jornada de todo-o-terreno que habitualmente encerra a temporada de fora de estrada no nosso país.
Os primeiros quatro ases estão ali para defender a vitória obtida na edição passada, fazendo-o este ano em conjunto com Bianchi Prata, piloto também ele já vencedor de duas edições, as inaugurais da prova (1998 e 1999), completando esta cartada da Sports & You. Uma estrutura que está a preparar um JMS - BMC Evo 2, em tudo semelhante ao ‘buggy’ usado na pretérita edição e que tão bom resultado lhes garantiu.
Um grupo coeso e perfeito conhecedor do Terródromo de Fronteira, numa organização do ACP Motorsport, preparado para ultrapassar da melhor forma as dificuldades e as surpresas que se escondem a cada ponto do circuito, que se tornam ainda mais significativas caso as condições atmosféricas se mostrem adversas. Outra questão passará por lidar com uma centena de veículos inscritos em pista, nomeadamente no arranque e que, ao longo da prova, se irão espalhar pelos cerca de 16 km do traçado alentejano. Acrescente-se que Coimbra, Silva e Fontes contam com outra vitória no seu palmarés, em conjunto na edição de 2010, um ‘bis’ que Barbosa quererá também para si este ano.
Desta forma, a equipa Sports & You joga uma cartada importante no encerramento de um ano pleno de sucessos, já que conquistou os Campeonatos Nacionais de Ralis e Velocidade e ainda o Vice-Campeonato de Todo-o-Terreno.
No que se refere à prova, o arranque para a pista está marcado para as 10h00 de 6ªF (28 Novembro), altura em que a formação da Sports & You terá o primeiro contacto com o terreno, num total de 50 minutos de treinos livres. A sua posição na grelha definir-se-á ao longo das três horas dos Treinos Cronometrados (das 14h00 às 17h00), a que se segue nova sessão livre (das 17h15 às 18h30) para se ultimarem as afinações para a prova. As 24 Horas TT Vila de Fronteira disputam-se entre as 14h00 de Sábado (dia 29) e a mesma hora de Domingo (dia 30), consagrando-se os vencedores numa cerimónia de um pódio que o póquer de ases quererá ocupar, de novo, o seu degrau mais alto.
 
Press Sports & You
 

Pág. 1 de 694

 

 

X-ADVENTURE TOURS - UMA NOVA FORMA DE VISITAR CORUCHE.

X-ADVENTURE TOURS

Parceiros

lOGO_SOLYOM_TEAM.jpgLOGO_NUNO_MATOS.JPGlOGO_RISE_MEDIA.jpgLOGO_OFFROAD_4X4.jpglOGO_RALLYRAID_NET.jpgLOGO_LP_RACING.jpgLOGO_16_VALVULAS.jpgLOGO_X_ADVENTURE.jpgLOGO_TEREPRALI.jpglOGO_RALLYRAID_ES.jpgLOGO_NUNO_MATOS.jpgLOGO_MAIS_TT.jpgLOGO_FEDIMA.jpg