Noticias

Luta pelos títulos na Baja Portalegre promete.

Categoria: Todo o terreno nacional
Publicado em 20 outubro 2014

 

Vladimir Vasilyev será um dos presentes em Portalegre para discutir com Nasser Al-Attyiah a vitória na Taça do Mundo 2014

 

Faltam já menos de duas semanas para a realização da Baja de Portalegre 2014, e aos poucos começam o habitual movimento de pilotos e equipas em redor da cidade. Curiosamente os primeiros a chegar estão a ser os estrangeiros, em particular os do norte ou centro da Europa.

Esta chegada antecipada das equipas estrangeiras tem a ver com a sua participação no Rali de Marrocos. Depois da prova em Africa, fazem uma pausa na viagem de regresso à Europa para disputar a prova Portuguesa,  evitando assim fazerem milhares de quilómetros de ida e volta até aos seus países, optando por deixar já em solo nacional os veículos de assistência e algumas das viaturas de competição que irão disputar a prova.

São estes os casos por exemplo de algumas equipas Polacas que já por cá estão, da Offroad Sport de Miroslav Zapletal e da Overdrive Toyota que também já tem material cá.

Na próxima quarta feira o ACP irá divulgar as listas com os nomes dos pilotos participantes, que ao que tudo indica irá ser bastante interessante.  Mas enquanto a referida lista não é conhecida, a  RISE Network através dos contactos feitos com as equipas soube que a Toyota Overdrive deverá participar com 3 carros na prova Portuguesa, isto sem contar com as outras Toyota Hilux dos pilotos privados.   No que diz respeito á X-Raid, existem ainda algumas duvidas sobre quem estará presente, no entanto poderá ser do grupo de pilotos com Mini que irão sair as maiores surpresas.  É ainda um pouco prematuro mencionar nomes, até porque algumas negociações ainda decorrem, mas uma coisa já é certa, o grande lote de favoritos à vitória está no seio da Mini.

Claro está que no que diz respeito a estrangeiros falta aqui mencionar a questão da Peugeot.  Não se sabe se participará ou não.  São muitos os comentários que sim, mas por outro lado são também muitos os que contrariam esta tese.  Assim, quer venha quer não venha, em qualquer um dos casos já não se pode dizer que se tratará de uma surpresa, mas sim de uma confirmação do que se vinha a falar há semanas.

Quarta-feira ficaremos então a saber quem são os participantes na Baja de Portalegre 2014, certamente a mais numerosa do todo o campeonato, com muitos pilotos nacionais e muitos estrangeiros.

 

Todoterreno.pt / RISE Network

 

Será que a Peugeot vem a Portalegre?

Categoria: Todo o terreno nacional
Publicado em 18 outubro 2014
 
Depois das notícias publicadas há alguns dias atrás dando conta da possibilidade da vinda da Peugeot à Baja Portalegre para estrear em competição a sua nova máquina, um pouco por todo o lado, começaram a surgir questões e comentários sobre o assunto.
Embora ainda não seja público se realmente a estreia do Peugeot 2008 DKR vai ou não ter lugar em Portugal, a verdade é que a possibilidade é real, embora seja também óbvio que a possibilidade de isso não acontecer também o seja real e até seja a mais provável.
A evolução da Peugeot tem sido seguida de perto por muitos olhares curiosos, desde os muitos fãs, até aos bastante interessados adversários.  Antes do Rali de Marrocos, no qual a marca do Leão deveria ter participado, Jean Marc Fortin, patrão da Overdrive disse-nos sobre a Peugeot que:

"Sim, na semana passada estive na Polónia no evento Verva Street Racing, onde a Peugeot apresentou o carro. Era real, inclusivamente estive junto a ele. Não era um "show car", mas sim o que vai ao Dakar, mas não creio que seja este ano, mas sim no próximo. Mas isto é apenas um rumor. Tenho muitos amigos que trabalham na equipa e sei o que é a informação privilegiada. O trabalho num carro leva muito tempo e não é fácil preparar um carro tão rapidamente. Também falei com Carlos Sainz, mas, como sempre negou tudo. Quando a equipa oficial Peugeot anunciou este projeto, pensei que íamos lutar pelo pódio contra eles no Dakar, mas o tempo foi passando, e agora começo a entender melhor. É uma questão para o futuro, mas não este ano."

Comentários como este são comuns, dizendo que a Peugeot não deverá ir ao Dakar já em 2015, e que a evolução do 2008 DKR tem tido os seus problemas (como é natural)
Por outro lado não é de descartar a possibilidade de se estar a fazer jogo escondido (muito bem escondido) pois a equipa tem realizado testes constantemente, quer seja em França onde tem a sua base, quer seja em Marrocos, e poderá a qualquer momento “tirar o coelho da cartola”.
A estreia em Portalegre de um carro novo destinado ao Dakar não é propriamente uma novidade. Curiosamente em 2008 (ano cujo numero é igual ao do Peugeot),  foi o próprio Stephane Peterhansel, hoje piloto da marca francesa, que em 2008 estreou em competição o Mitsubishi Racing Lancer na prova do ACP.
 
Muito em breve as dúvidas sobre a Peugeot vir ou não vir a Portugal serão dissipadas. 
 
 
 
 
 
 

Pág. 1 de 622

Inscreva-se na:

 

 

X-ADVENTURE TOURS - UMA NOVA FORMA DE VISITAR CORUCHE.

X-ADVENTURE TOURS

Parceiros

LOGO_OFFROAD_4X4.jpgLOGO_LP_RACING.jpgLOGO_FEDIMA.jpglOGO_RALLYRAID_NET.jpglOGO_RALLYRAID_ES.jpgLOGO_NUNO_MATOS.jpgLOGO_TEREPRALI.jpgLOGO_NUNO_MATOS.JPGLOGO_MAIS_TT.jpgLOGO_X_ADVENTURE.jpglOGO_SOLYOM_TEAM.jpgLOGO_16_VALVULAS.jpglOGO_RISE_MEDIA.jpg