Ralis Internacional

O REGRESSO AO ASFALTO DOS DS3 WRC

Categoria: Ralis Internacional
Publicado em 18 agosto 2014
 
Após seis provas em pisos de terra, o Citroën Total Abu Dhabi World Rally Team regressa ao asfalto no Rali da Alemanha.
Dois DS3 WRC estão inscritos para Kris Meeke/Paul Nagle e Mads Østberg/Jonas Andersson.
A Citroën Racing regista 11 vitórias consecutivas no Rali da Alemanha, um recorde em termos de Campeonato do Mundo. 
 
A CITROËN E O RALI DA ALEMANHA: 100% DE SUCESSOS
Estreante em 1982, o Rali da Alemanha mudou-se em 2000 para o seu actual centro nevrálgico em Trier. Desde 2001, o ano anterior à entrada da prova no calendário do WRC, que a Citroën Racing se mantém invencível na prova.
O primeiro sucesso, alcançado no âmbito do Campeonato da Europa de Ralis, foi obtido por Philippe Bugalski e Jean-Paul Chiaroni num Citroën Xsara WRC. Em 2002, ano de estreia da Alemanha no WRC, foram Sébastien Loeb e Daniel Elena a alcançar a sua primeira vitória de sempre no patamar mais alto dos ralis. 
Aos comandos de um Xsara WRC e depois do C4 WRC, a equipa franco-monegasca viriam a obter nada menos do que oito vitórias consecutivas. Em 2011 foram Sébastien Ogier e Julien Ingrassia a consegui-lo num DS3 WRC, antes de Loeb e Elena garantirem nova vitória em 2012. No ano passado a tendência vitoriosa manteve-se, graças à performance de Dani Sordo e Carlos del Barrio, igualmente num DS3 WRC.
 
DS3 WRC REBAIXADOS, COM AMORTECEDORES MAIS DUROS E TRAVÕES MAIORES
Três dos quatro ralis a disputar ao longo dos próximos dois meses irão correr-se em pisos de asfalto. Esta superfície requer a aplicação de peças e de um set-up específicos, soluções que têm garantido uma clara vantagem aos modelos cuja preparação é feita em Versailles.

"Para toda a gente – técnicos, engenheiros e pilotos – trata-se de uma parte importante da temporada," destaca Yves Matton, Director da Citroën Racing. "Temos que nos preparar de novo para condições que já não encontramos desde o Rali de França de Outubro do ano passado. Os testes serão, por isso, tão importantes para os pilotos como para a restante equipa. Há que rever alguns dos nossos reflexos para nos prepararmos para esta primeira fase da temporada de asfalto. Para além disso, o Rali da Alemanha é uma prova especialmente importante para a Citroën, já que ali contamos com 11 vitórias consecutivas."

Os DS3 WRC não serão muito diferentes dos utilizados recentemente na Sardenha, Polónia e Finlândia. "São os mesmos carros," confirma Didier Clément, Chefe de Engenharia dos DS3 WRC.

"Dado que estamos limitados a seis chassis por temporada para ambas as equipas, não há nenhuma estrutura específica para as rondas de asfalto. As únicas diferenças dizem respeito ao nível das molas, amortecedores, travões, triângulos e tirantes."

Os preparativos começaram com afinações já testadas e comprovadas, nas margens do Mosel e na base militar de Baumholder: "O carro tem que ser fácil de conduzir, para que os pilotos se sintam confiantes ao volante nas rápidas classificativas da região das vinhas. Tentámos, também, desenvolver o nosso conhecimento de como os pneus respondem às diferentes condições meteorológicas, pelo que, durante a prova em si, um dos aspectos-chave envolverá ter-se previsões meteorológicas precisas. Nos últimos dez anos, o Rali da Alemanha apenas em muito poucas ocasiões tem tido estradas completamente secas."
 
UM NOVO CAPÍTULO PARA MADS ØSTBERG
Competitivo em todas as superfícies, com pódios alcançados na Suécia, Portugal e Itália, Mads Østberg teve recentemente dois ralis em que não marcou um único ponto. O norueguês quer, por isso, colocar um ponto final nesta realidade na Alemanha: 

"Apesar de termos conseguido um bom ritmo, fiquei obviamente decepcionado com o resultado final dos dois últimos ralis. O Rali da Alemanha deverá dar-me a oportunidade de colocar esta situação para trás das costas! Gosto de conduzir em asfalto e quanto mais quilómetros fizer, mais confortável me sinto. Contando com quatro aparições nesta prova, sinto-me com bastante experiência nos troços."

Ocupando actualmente o 4º lugar no Campeonato do Mundo de Pilotos, Østberg irá disputar o seu primeiro rali de sempre no DS3 WRC: 

"Tenho muita confiança na equipa. O carro tem sido sempre rápido neste piso. Agora, cabe-me a mim provar essa realidade para ter uma hipótese de obter um bom resultado. Se tudo correr bem, acho que podemos apontar para resultado nos cinco primeiros."

 
KRIS MEEKE NÃO ESQUECE COMO SE CONDUZ EM ASFALTO
Apesar de nunca ter conduzido o DS3 WRC na Alemanha, Kris Meeke está muito satisfeito com este regresso ao asfalto aos comandos do carro que lhe garantiu um 3º lugar no Rali de Monte-Carlo. 

"Há três anos que não corro em provas integralmente em asfalto," confirmou o piloto da Irlanda do Norte. "Mas rapidamente me irei recordar de tudo, pois é como andar de bicicleta! Sei que o DS3 WRC é competitivo e que a equipa conhece perfeitamente o rali, pelo que tenho tudo o que preciso para fazer um bom resultado."

Apesar de ausente desta prova nos últimos dois anos, Kris já realizou boas performances na Alemanha, coleccionando um pódio e uma vitória no JWRC há já quase dez anos: 

"Tenho algumas muito boas recordações de quando aqui corri com o C2 Super 1600 e da minha experiência no WRC em 2011. Existem três tipos diferentes de estradas e o ritmo muda constantemente. Vou ter que me familiarizar com algumas coisas do DS3 WRC, mas espero que partir do resultado que obtive na Finlândia."

 
DAS VINHAS AO PANZERPLATTE
O Shakedown do Rali da Alemanha terá lugar nesta 5ª Feira (dia 21) às 09h30. Cada equipa tem de cumprir pelo menos duas passagens pelo troço de Konz, de 4,55 km, localizado perto da Zona de Assistência de Messepark. A cerimónia da partida decorrerá na Porta Nigra, em Trier, após uma sessão de autógrafos que terá inicio pelas 19h00, sendo que os pilotos irão subir ao palanque e, depois, conduzir os seus carros para dentro do Parque Fechado.
Na 6ª Feira, as equipas rumarão a ocidente, apresentando-se na estrada de acordo com o seu posicionamento no Campeonato do Mundo. Disputado muito perto do Luxemburgo, o troço de Sauertal (14,14 km, às 08h38 e às 14h42) é igual ao usado na edição de 2013, sendo seguido pela classificativa de Waxmeiler (16,4 km, às 09h56 e às 16h00), esta sim nova e perto da fronteira com a Bélgica, seguindo-se Moselland (21,02 km, às 11h19 e às 17h23), feita em sentido oposto ao do ano passado.
A etapa de Sábado rumará a leste, com as classificativas de Stein & Wein (17,53 km, às 07h38 e 14h31), ainda no meio das vinhas, e Peterberg (11,08 km, às 08h38 e 15h31) com constantes mudanças de direcção. A ronda seguirá para a base militar de Baumholder, este ano com dois troços desenhados neste local único do WRC, primeiro a pequena classificativa de Arena Panzerplatte (3,03 km, às 09h51 e 16h44) e depois o enorme Panzerplatte Lang (42,51km às 10h06 e 16h59), com os seus Hinkelstein e o famoso salto de Gina. 
O programa do último dia integra duas classificativas, localizadas a noroeste de Trier, ambas corridas por duas vezes: Dhrontal (18,03 km, às 07h28 e 10h55) e Grafschaft (19,27 km, às 08h04 e 12h08), esta última pontuando como Power Stage na sua segunda passagem. O final do rali está agendado para as 14h30 em Porta Nigra.
 
Nota: horas locais, mais 1 hora do que em Portugal
 
Press Citroen Sport / Goodnews
 

Kajetanowicz takes up his next challenge

Categoria: Ralis Internacional
Publicado em 18 agosto 2014
 
Over 200 000 enthusiastic fans along the route, 240 kilometres of demanding special stages, more than 200 journalist and photographers from many countries and finally the best crews which at the end of August will take part in Barum Czech Rally Zlín, round eight of FIA European Rally Championship.
Kajetan Kajetanowicz and Jarek Baran, driving Ford Fiesta R5, will contest all remaining rounds of 2014 FIA European Rally Championship. LOTOS Rally Team crew begins their second half of the season with Barum Czech Rally Zlín, based in eastern Czech Republic. The reigning Polish Champion has never started in this event and at the same time it is his first true tarmac rally in over six months. Barum Czech Rally Zlín is regarded as extremely challenging event because of changing grip levels, as well as very narrow and bumpy roads running through forests and fields around Zlín – rally capital city of Czech Republic. For Kajetan Kajetanowicz it is another chance to face tough opposition taking part in this year's FIA European Rally Championship. On top of that there are many local heroes and drivers who took part in this rally more than once. Here experience is essential and last year's results are the proof: all three podium places were taken by Czech crews. Jan Kopecký took his third victory in this event, runner-up Václav Pech has more than dozen starts in Barum Rally to his name and third-placed Jaromír Tarabus missed just one edition since 1999. Kajetan Kajetanowicz in his first outing in this rally will try to compensate his lack of experience with enormous fighting spirit.
 
Kajetan Kajetanowicz: 
"There are no easy rallies in FIA European Rally Championship and it is no coincidence that the motto of this series is “Serious Competition Ahead”. I have never contested Barum Czech Rally Zlín, just as it is the case with every other round awaiting us this season. It makes me even more hungry to start the engine of my Fiesta and compete in this new rally against rivals who know the route very well. I am looking forward to this fight, I have great team and together we will do everything to entertain large numbers of spectators with the best rally show possible. We tackle this beautiful rally after long summer break and today I miss particularly the best support, the support of Polish fans. I hope I can count on you during Barum Rally."
 
Video from our test before Barum Rally you can find on YouTube:
 
Starts of Kajetan Kajetanowicz and Jarek Baran are supported by strategic partner of LOTOS Rally Team – LOTOS Group – as well as CUBE.ITG and Driving Experience.
More info about Kajetan Kajetanowicz and the team available at: 
www.lotosrallyteam.pl,  www.kajto.pl, www.facebook.com/EmocjeDoPelna www.facebook.com/KajetanKajetanowicz. and www.twitter.com/Kajto_pl
 
embed video plugin powered by Union Development
 

Pág. 1 de 61

NAVEGAÇÃO

 

 

TODOTERRENO.PT NO FACEBOOK

Parceiros

logo_tereprali.pngimg_3.pnglogo_rrclub.pnglogo_offroad_4x4.pnglogo_rallyraid_es.pngimg_2.pnglogo_rallyraid_net.pngimg_4.pngimg_1.pnglogo_todoterreno_pt.pngimg_5.pnglogo_rise.pnglogo_tereprali_lateral.png