TROFÉU EXTREME 4X4 AVEIMASTER 4X4 2014 COM ARRANQUE ESPETACULAR.

Categoria: Trial e Off-road Publicado em 10 março 2014
 

Vila de Marinhais acolheu a 1ª prova da temporada

Novo evento do calendário marcada pela qualidade

 
 
A caravana do “Extreme” concentrou-se pela primeira vez em 2014 na Vila de Marinhais, para a disputa da primeira ronda da temporada, num evento organizado pela Comissão de Festas de Marinhais.   
Este organizador fez a sua estreia neste troféu com uma prova de grande qualidade,  que teve por  base num recinto muito bem preparado no qual se destacavam não só as condições para os pilotos e equipas, mas também as condições de segurança e visibilidade para o público.
Destaque também para o público, que apesar do dia de céu encoberto compareceu em grande número, compondo uma moldura humana assinalável e que deu um colorido especial ao evento. 
Apesar das alterações de pormenor feitas no regulamento para esta nova temporada, o esquema dos eventos permanece semelhante às edições anteriores, com os participantes a realizarem uma primeira parte de perícia, seguida depois pela resistência.
Assim, o evento começou com as três classes em simultâneo, com cada uma delas a ter que cumprir duas pistas de perícia diferentes para cada uma das classes. De todos, apenas a classe de Promoção conseguiu não sofrer baixas nesta primeira parte, porque quer nos “Protos” que nos “Super Protos” a perícia deixou as marcas na mecânica das viaturas participantes chegando mesmo a causar abandonos com poucos metros de pista percorridos. Na Classe 
 
 
Promoção venceu o Team Hortícolas Policarpo/XS5, nos Classe Proto venceu RoTTa do Cabo 4X4 II Sesimbra e finalmente nos Super Proto venceu o Team Base Branca 4x4.
 
Durante a tarde realizaram-se as três provas de resistência, todas elas em pistas diferentes e com o grau de dificuldade adaptado às capacidades dos veículos participantes. 
Na classe de promoção a resistência tem apenas a duração de 30 minutos, mas que foram vividos com muita intensidade, pois as duas equipas da frente lutaram muito entre si, conseguiam rodar em tempos na casa dos 2 a 3 minutos por volta, o que é de assinalar tendo em conta o baixo grau de preparação destes carros.
Já na classe Proto a resistência durou 1 hora e meia, com os concorrentes a enfrentarem uma pista com alguns obstáculos particularmente exigentes. Talvez por isso a pouco mais de meio da prova já vários concorrentes tinham encostado, deixado a pista praticamente desimpedida para a grande luta entre as equipas RoTTa do Cabo 2 e AFCS Team LM4 que lutaram literalmente até à última volta pela vitória com vantagem para a equipa de Sesimbra
Na classe Super Proto a resistência teve um início algo atribulado devido ao grupo de concorrentes ter chegado quase em simultâneo ao primeiro grande obstáculo. Desfeita a confusão a prova continuou com normalidade, tendo os concorrentes dado muito espetáculo na transposição dos obstáculos. Nesta classe e nesta secção do evento venceu Helder Tiago, seguido de muito perto pela equipa VSA.
 
Nas duas classes “maiores” destaque ainda para o trabalho dos navegadores, que ao longo de todo o evento subiram vezes sem conta as autenticas paredes que alguns obstáculos tinham. A sua prestação e resistência física foram determinantes nos resultados das equipas.
 
 
Depois de cumpridos todos os sectores, na Promoção a vitória foi para a equipa “Par Team Todo”, seguida do “Green Team”, em Nissan Gr. Em terceiro ficou o team Hortícolas Policarpo/ XS5 que apesar de ter vencido na perícia, uma penalização  na resistência , acabou por fazer a equipa descer ao lugar mais baixo do podium.
Na classe Proto domínio absoluto da equipa RoTTa do Cabo 4X4 II Sesimbra que venceu a secção de perícia e a secção de resistência. Em segundo lugar terminou AFCS Team LM4 que viu assim o seu esforço recompensado depois da grande luta com o vencedor durante a resistência. No terceiro lugar ficou o Team RCA.
Nos Super Proto o Team Helder Tiago foi o primeiro vencedor da temporada graças a uma recuperação notável. O piloto de Várzea Fresca (Salvaterra de Magos) , conseguiu subir de 6º lugar - resultado obtido na perícia, para 1º da geral  depois da vitória obtida na resistência.  Bastante regular foi a prestação do Team VSA, que depois de ter sido a quarta classificada na perícia e termina a resistência no segundo posto e assegurando também o segundo lugar no final.   No terceiro lugar final ficou a equipa Lider Carnes/ Base Branca 4x4  que depois de ter obtido o segundo lugar na perícia estava de olho na vitória.  No entanto, um problema no inicio da resistência resultou num atraso considerável, impossível de recuperar até ao final da hora e meia que durou a resistência, com a equipa a ficar-se pelo lugar mais baixo do pódio no final desta primeira ronda em Marinhais.
 
Juntamente com o Troféu Extreme 4x4 Aveimaster, arrancaram também em Marinhais os dois troféus mono marca que se realizam em conjunto com o troféu principal: O Troféu Guincho Superwich e o Troféu Fedima, destinados ambos aos pilotos que usem produtos de cada uma das marcas.
 
No Troféu guincho Superwinch , o vencedor desta primeira jornada foi a equipa Team Dream Power.
 
No Troféu Fedima Tyres ,o grande vencedor foi a equipa que venceu a classe Proto, a equipa Rotta do cabo 4x4 II Sesimbra. O segundo lugar do troféu foi por coincidência também para o segundo classificado da classe Proto , a equipa AFCS Team LM4. A escolha dos produtos da casa de  Alcobaça terá sido determinante no resultado das equipas, demonstrando a aptidão e qualidades destes pneus para a prática desta modalidade
 
 
Luis Pirralho, da X-Adventure no final do evento disse que:

Tivemos aqui um arranque extraordinário da temporada do Extreme, com um evento de qualidade muito elevada.  A comissão de Festas de Marinhais não poupou esforços para dar o máximo de condições a todos.  Destaco a escolha deste recinto, uma vez que foi determinante no sucesso do evento, porque não só tem muito espaço disponível, como as características do terreno permitiram criar os obstáculos exigentes e espetaculares que serviram de base a esta fantástica jornada de trial.  Estou também logicamente satisfeito com a caravana presente, pois para além de numerosa deu este ano um passo importante no que diz respeito á qualidade das máquinas, que têm um nível de prestações cada vez mais alto. Estou certo que os milhares de pessoas que se deslocaram até aqui gostaram bastante do espetáculo proporcionado por estes carros.Também é verdade que a classe de promoção teve aqui poucos participantes, mas tenho que dizer que isso deve-se essencialmente ao pouco tempo que as equipas tiveram para se preparar para esta prova. Por isso alguns carros ainda ficaram nas oficinas, mas espero poder contar com eles já no próximo evento em Coruche, no próximo dia 4 de Maio.Quero terminar deixando um agradecimento a todos quantos contribuíram para este arranque em grande do Troféu Extreme 4x4 Aveimaster 2014. O nível ficou muito elevado e é assim que o queremos manter até final.”

 
O TROFÉU EXTREME 4X4 AVEIMASTER 2014 tem o apoio da Aveimaster, da Fedima Tyres, da Europarts4x4.com, da Stronger Than Steel, da Vulcanizadora Fragoso e Filhos, do Helder Tiago Oficinas e Reboques, da Lubecar,  do Todoterreno.pt , da Revista Offroad4x4,  do Virtual Clube TT, e do Portugal4x4.
Poderá acompanhar todas as novidades no blog oficial do Extreme 4x4, na página oficial no Facebook, ou no Todoterreno.pt
 
 
Press  Extreme 4x4 Aveimaster/X-Adventure/Todoterreno.pt
 

PASSEIO TT 16/11

 

 

X-ADVENTURE TOURS - UMA NOVA FORMA DE VISITAR CORUCHE.

X-ADVENTURE TOURS

Parceiros

LOGO_FEDIMA.jpgLOGO_TEREPRALI.jpgLOGO_X_ADVENTURE.jpgLOGO_NUNO_MATOS.jpglOGO_RISE_MEDIA.jpgLOGO_MAIS_TT.jpgLOGO_LP_RACING.jpgLOGO_NUNO_MATOS.JPGlOGO_RALLYRAID_NET.jpglOGO_RALLYRAID_ES.jpgLOGO_OFFROAD_4X4.jpgLOGO_16_VALVULAS.jpglOGO_SOLYOM_TEAM.jpg