Robby Gordon: "As corridas de todo o terreno são um espetáculo!!"

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 
Partilhar no Digg it!Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

logo dakar 150

 

O nosso parceiro do Rally Raid Media Group "Race-Dezert.com" esteve recentemente com Robby Gordon e pode falar um pouco sobre o que esperar do Dakar 2013, bem como dos planos do piloto para o futuro.

Aqui fica essa mesma entrevista já traduzida para Português. 

 

RRMG: Pensa que este ano irá ser competitivo na luta pela vitória á geral no Dakar 2013?"
Robby Gordon: "Se olhar para o ano passado, nós vencemos metade das especiais.  Tivémos uma falha mecânica que nos custou imenso tempo. Se retirarmos essa falha da equação não existe razão pela qual não pudéssemos lutar pela classificação geral."

 

RRMG: Este ano irá levar apenas um carro.  Qual é a razão?  E será uma desvantagem nesta corrida?
RG: "Bem, se pensar no que aconteceu no ano passado penso que será uma vantagem, porque teriamos ganho três ou quatro especiais se não tivéssemos que puxar o Nasser da lama ou rebocá-lo até final porque ele andava sempre com o motor em sobre rotação e fazia saltar a correia do alternador constantemte.
Sabe, se não o tívessemos ajudado nos primeiros três dias, nós teriamos ganho cada uma dessas especiais. Eu gosto de ter dois carros, é bom para o negócio, mas no que diz respeito aos resultados vou ter que dizer que o ano passado não passou de uma distracção."

 

gordon 2 1 b

 

RRMG: Tendo em conta os problemas do ano passado com a ASO, sente algumas vibrações negativas do lado deles ou acha que isso poderá causar complicações?
RG: "Eu não prevejo problemas, porque a ASO já visitou as nossas instalações e nós já tivémos inúmeras conversações com eles. Obviamente quanto ao ano passado eles podem dizer o que lhes apetecer, mas as nossas coisas foram todas aprovadas antes do rali começar.
Nós partilhámos todo o nosso sistema com eles. A diferença entre o deste ano e o ano passado é que desta vez não temos um sistema de vácuo ligado ao motor. Não é de grande importância. Se vir alguns dos comentários do Stephane Peterhansel  e mais alguns que forma feitos na altura  irá ver que estão errados. No dia em que desligámos o sistema nós fomos mais rápidos entre 13 a 14 minutos que eles, e por aí se pode ver que o sistema de enchimento dos pneus não modificou a performance do nosso motor em qualquer sentido.
Nós trabalhámos no nosso sistema normal de controlo da pressão , de forma a agora despeja o ar dos pneus para a rua, e na verdade está a funcionar melhor do que o sistema de vácuo do ano passado, por isso sinto que aprendemos algo.
Nós desafiámo-nos a nós próprios e fizemos testes ao sistema no "NORRA", e testámos soluções para cada um dos problemas que tivémos no ano passado. Tivémos zero avarias mecânicas no NORRA rali. Testámos depois alguns componentes na Baja 1000, que foram instaladas no um dos nossos buggys, e fizémos muitos quilómetros com elas.

 

gordon 2 1 a

 

RRMG:  Falando do NORRA, acha que o NORRA Mexicano 1000 é parecido com o estilo do Dakar com o formato de vários dias?
RG: "O Dakar é muito mais dificil do que qualquer outra coisa que nós fazemos. Não penso que possa ser comparado com o NORRA. O NORRA é muito divertido, os organizadores fazem um bom trabalho a promover o rali e eu não tenho nada contra eles.
Mas no Dakar as coisas são diferentes, por exemplo em alguns locais apenas temos a indicação para virar á esquerda e depois vamos fora de pista por mais de cinquenta quilómetros. O desafio é muito mais complicado.  Tenho a certeza que Mark McMillin ou outro que já tenha participado nos dois ralis irá concordar comigo. E se for um dos primeiros carros na pista não terá marcas dos outros para seguir, o que torna tudo ainda mais díficil."

 

RRMG: Que conselho daria a outros Americanos que desejem participar no Dakar?
RG: " Que sejam bem vindos. O maior tarefa que terão pela frente será o desafio logístico. As pessoas têm falado acerca  disso no forum do Race-Dezert.com  mas para ser honesto eles não fazem a mínima ideia do que é preciso. Eu vejo pessoas a falar de que um programa dos Trohpy Truch na Baja 1000 é igual ao Dakar, mas isso só me faz rir.  Porque seriam precisas três temporadas na Baja para pelo menos igual a distância percorrida em apenas um Dakar."

 

RRMG: Qual é a corrida mais dura do mundo?  O Dakar ou a Baja 1000 na Península do México?
RG: " A Baja na Península é apenas um aquecimento. Isto porque podemos trabalhar no carro durante a corrida. No Dakar nós não temos qualquer apoio durante as especiais. Estamos sozinhos e não existe área de assistência onde paramos para os mecânicos mudarem os pneus ou darem-nos outro suplente.
No Dakar temos que carregar equipamento suficiente no carro para conseguirmos terminar todos os dias sem intervenção exterior. Por isso é como se todos os dias tivéssemos que fazer uma Baja 500 sem apoio, sem paragens nas boxes, realmente sem qualquer tipo de apoio, e a andar nas areias.  Sabe, eu penso que o Damen Jeffries e o Nasser vão ter um grande "abre olhos" este ano naquilo que diz respeito ao Dakar."

 

RRMG: Pode-nos explicar as classes ou categorias participantes no Dakar?
RG: "Nós lutamos todos(autos) pela geral, o que é na verdade a única coisa que interessa. Nós corremos contra Peterhansel pela geral, e estamos a correr contra o Nasser na categoria de duas rodas motrizes. Mas na verdade são quatro categorias: Motos, quads, automóveis onde existe uma classe com carros derivados de série e uma de protótipos "ilimitados" como na SCORE, e depois existe uma categoria para os grandes camiões.
Não é um grande conjunto de classes diferentes a participar. E não vejo o Dakar a criar quaisquer novas classes como fizeram nas corridas de off-road no deserto. Penso que temos classes a mais aqui na América. E penso também que deveriam ser simplicadas como no Dakar."

 

gordon 2 1 c

 

RRMG: Quais são os seus planos a longo termo depois do Dakar deste ano?
RG (risos): "Bem, eu gostaria de colocar um anúncio no vosso site porque vocês podem comprar toda a minha equipa."

 

RRMG: Pode-se comprar a equipa na totalidade?
RG: "Sim! A equipa está disponivel."

 

RRMG: Bem, quer dizer então que se irá focar nos Stadium Super Trucks no futuro?
RG: "Bem, como é óbivo nós já competimos no Dakar. E penso que é altura de mudarmos de rumo. Estamos em posição de vencer o Dakar, e temos que capitalizar todo o duro trabalho que fizémos ao longo dos últimos sete anos. Com este serão oito anos no total, um com a Volkswagen e sete com a nossa própria equipa. Penso que é o momento de olharmos para outros eventos.
Eu já disse ao Kevin para colocar publicidade a um dos nossos Hummers no Race-Dezert.com, por isso temos um á venda neste momento. Também estou disponível para o alugar. O aluguer do carro e a participação no rali é cerca de 1,5 milhões de dolares. Apenas o carro está á venda por um milhão. Quem quiser comprar a equipa terá que me passar um cheque com o simpático número de cinco milhões de doláres e pode levar tudo." 

 

RRMG: O que pensa que seria necessário para atrair mais equipas internacionais para competir na América e na Baja Califórnia (México)?
RG: "Sinceramente não sei - Bem, eu sei mas não lhe quero dizer.  Quando corremos por meia duzia de dolares nós estamos apenas a divertirmo-nos, certo? Temos que compreender isso. Televisão, prémios monetários, notoriedade, etc...  A corrida de todo o terreno são fantásticas e é isso que estamos a tentar fazer com os Stadium Super Trucks. As corridas de todo o terreno são um dos segredos mais bem guardados da América. O nosso objectivo com os SST é tentar dar a oportunidade ás pessoas  de aprenderem acerca das corridas de todo o terreno.
O programa dos Stadium Super Trucks está a progredir rapidamente. O Chassis número 15 está completo. Portanto será com facilidade que iremos ter á volta de 15 carros a participar. Os bilhetes já estão á venda para assistir aos primeiros eventos. E estamos a trabalhar para os colocarmos á venda os restantes ainda antes do Natal de 2012. Em Abril, em Phoenix vai ser um espetáculo."

 

gordon 2 1 d

 

Trabalho original realizado por Klaus Rasch - Race-dezert.com
Tradução Todoterreno.pt
Powered by The Rally Raid Media Group

holowczyc-esta-de-regresso-a-competicao-com-o-mini-all4-racing

Holowczyc está de regresso á competição com o Mini All4 Racing.

  Holowczyc participará na Baja Itália com  Andreas Schulz Devido ao seu acidente no Dakar 2013,  Krzysztof Holowczyc deixou toda a equipa Monster Energy X-raid Team bastante preocupada. Mas agora, cerca de 2 meses depois, o Polaco estará de...
178
00000
robby-gordon-as-corridas-de-todo-o-terreno-sao-um-espetaculo

Robby Gordon: "As corridas de todo o terreno são um espetáculo!!"

  O nosso parceiro do Rally Raid Media Group "Race-Dezert.com" esteve recentemente com Robby Gordon e pode falar um pouco sobre o que esperar do Dakar 2013, bem como dos planos do piloto para o futuro. Aqui fica essa mesma entrevista já traduzida...
538
55555

NAVEGAÇÃO

CRONICAS

A seguir:

Encontre-nos na rede

Todoterreno APP

Descarrege a aplicação para Android

RISE NETWORK

PARCEIROS

Copyright Todoterreno.pt 2008 - 2013
Scroll to Top