Quando no próximo dia 26 de Maio se iniciar a Baja Capital dos Vinhos de Portugal, a disputar no Alentejo, na região de Reguengos de Monsaraz, estará também dada a partida para aquela que será a 10ª temporada do Desafio Mazda, desde o início patrocinada pela Total, e que se mantém como uma iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, proporcionando, ao longo dos anos, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas no seio do seu pelotão e até, por diversas vezes, em termos de geral das provas que integra.
Ponto fundamental nesta competição relaciona-se directamente com a promoção que é feita à disciplina do Todo-o-Terreno, à qual a Mazda está ligada de forma indelével. Assim, as bases da competição monomarca não sofrem alterações destacando-se, neste plano, o relevante lote de prémios que ascende a 53.500 Euros, divididos entre prémios por prova e no final da temporada.
No final de uma das temporadas mais disputadas de que há memória, o pódio final do Desafio Total/Mazda 2016 coroou como “Campeões” a dupla Etelvino Carvalho / João Penedo, um título que o primeiro já havia saboreado em 2013, mas que foi uma estreia para o seu co-piloto. A enorme regularidade ao longo da temporada permitiu-lhes saborear essa subida ao lugar mais alto de um pódio que, a secundá-los, se gravou, nas respectivas categorias de Pilotos e Navegadores, os nomes de Tiago Avelar e Pedro Dias da Silva (com 1 mero ponto a separá-los), e José Janela e Silva Santos. 
Para a história e palmarés das provas ficaram as vitórias de Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira em Reguengos, de Pedro Dias da Silva/José Janela nas Bajas do Pinhal e de Portalegre e de João Rato/Vitor Hugo em Idanha-a-Nova. Já Etelvino Carvalho, com um forte acumulado pontual à entrada da derradeira prova do ano, garantia o seu sucesso no final de uma muito dura edição das 24 Horas Vila de Fronteira, a festa do todo-o-terreno que tradicionalmente encerra o Desafio e a própria modalidade no nosso país. Uma vitória que lhe garantia a merecida revalidação de um título que já fora seu.
Os respectivos troféus aos vencedores e vencidos da pretérita temporada foram hoje entregues em cerimónia dedicada, realizada na Fábrica Militar de Braço de Prata, na zona oriental de Lisboa, pelos responsáveis da Mazda Motor de Portugal e da Total Portugal Petróleos. Um palco improvisado onde também se premiou Etelvino Carvalho como “Melhor Preparador”, do seu próprio Mazda Proto, entregando-se o galardão de “Melhor Concessionário Mazda” à Elpídio & Horácio.
A temporada de 2017 com algumas novidades 
Encerrada esta 9ª temporada, eis que o Desafio Total/Mazda atinge o número redondo das 10 edições, uma vez mais associando os Lubrificantes Total, agora através da recém-constituída nova representante nacional, à Mazda, nesta aposta conjunta de sucesso no todo-o-terreno nacional, projecto que continua a ter a EuropAssistance e a Avivar como parceiros.
O Desafio Total/Mazda 2017 demarca-se das temporadas anteriores através de algumas novidades, como sejam as mexidas ao nível do Regulamento nos capítulos referentes às pontuações, passando as equipas ter uma motivação adicional com a atribuição de um ponto extra para o melhor classificado no Prólogo e em cada Sector Selectivo.
Relativamente às provas, mantém o programa desportivo já apresentado em 2016, contemplando cinco provas: Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, Baja TT do Pinhal, Baja TT de Idanha, Baja TT e 24 Horas TT Vila de Fronteira.  
Relativamente a mais uma temporada do Desafio Total/Mazda, José Santos, responsável da Mazda Motor de Portugal pela competição, sublinha que:

“é com enorme agrado que a Mazda e a Total voltam a dar corpo a esta competição que já criou raízes no panorama do TT Nacional. Ao longo dos anos o Desafio foi evoluindo e a verdade é que 2016 foi a época em que contámos com mais equipas e, consequentemente, com maior competitividade. O ano de 2017 promete e foi no sentido de incrementar a animação em torno da nossa competição que promovemos algumas mudanças que, a nosso ver, vão apimentar, ainda mais o Desafio Total/Mazda.”

Acrescente-se que decorrente do interesse e procura registados para a potencial aquisição de novos kits Mazda CX-5, com que se revestem os Mazda Proto, é expectável um número de inscritos superior ao do ano findo. Quanto a nomes e numa altura em que estamos a mais de dois meses do início da temporada, é ainda um pouco cedo para afirmar, com uma certeza absoluta, que nomes se irão manter no plantel do Desafio e que novos outros poderão surgir para tentar o assalto ao título de 2017 e, assim, inscrever o seu nome no palmarés da iniciativa.


Comunicado Oficial

HTTP://pecasAUTO24.pt

www.AUTOpecas-ONLINE.pt

ZONA ESPETACULO

VIDEOS DE TODO O TERRENO