
A vitória na última prova do Campeonato Open de Ralis foi para Vítor Pascoal, num rali marcado por alguns imprevistos, muito por causa da fraca visibilidade devido ao intenso nevoeiro.
O rali não começou bem para Fernando Peres que logo na especial de abertura capotou o Mitsubishi Evo VII, levando a organização a neutralizar a passagem por Baião-1, na sequência do carro de Peres ter ficado atravessado no troço impedindo a passagem dos restantes concorrentes. Na segunda passagem por esta mesma classificativa foi a vez de Diogo Salvi ser autor da mesma proeza, decidindo a direcção da prova atribuir o pior tempo até então aos restantes concorrentes.
Nos 9,2km de Aboboreira-1 onde o Rali de Baião começou realmente, Vítor Pascoal e Luís Ramalho, foram mais rápidos 8.9s que Daniel Nunes e Daniel Amaral, percorrendo o troço a uma media horária de 89.1kmh. Daniel Nunes que não levou a Baião o se habitual Mitsubishi Evo VI pois, na passada semana no Rali Casinos do Algarve um acidente deixou mazelas irrecuperáveis a tempo de participar com o seu carro na última prova do Open. Daniel Nunes ainda acreditou na vitória, ao vencer a PE3 e PE4 mas um irremediável atraso na PE5 deitou por terra as suas aspirações, caindo para terceiro da geral, assim, João Barros e António Costa num Renault Clio S1600, vencerem a PE5, instalaram-se na segunda posição para não mais a largar até final. Daniel Nunes com o lugar mais baixo do pódio assegurou o vice campeonato no Open de Ralis e Daniel Amaral seu navegador, conquistou o título de navegadores no Campeonato Open de Ralis 2012.
A equipa do Cartaxo Luís Bastos e Paulo Marques utilizaram no Rali de Baião o Mitsubishi Lancer Evo IV com que têm disputado as provas de asfalto ao longo desta época, sendo os quartos da geral. O quinto e vencedor do Desafio Modelstand foi Diogo Gago e Jorge Carvalho que já se tinham sagrado vencedores desta competição mono marca na anterior prova.
Herculano Antas com problemas no seu Seat Marbella foi obrigado a desistir, não sendo assim, capaz de contrariar o domínio de Jorge Ribeiro que alcança nesta prova o título no Troféu Fastbravo.
Bruno M. R. Alves
Foto Aifa