A organização do Dakar decidiu anular a 9ª etapa da prova, considerada por todos como a etapa rainha da prova e que tinha quase 1000 quilómetros de extensão, ligando Salta a Chilecito na Argentina. Esta etapa deveria ser particularmente importante, pois grande parte da especial de 406 quilómetros seria fora de pista, obrigando a muito trabalho por parte dos co-pilotos.
Na origem da decisão estará um "gigantesco aluimento de terras provocado pelas chuvas" já na parte final da etapa de hoje, que impediu as viaturas de assistência e os concorrentes de alcançarem a cidade de  Salta, onde deveria ser instalado o Bivouac.
A caravana ficou parada a cerca de 160 quilómetros de Salta, e agora irá fazer um percurso alternativo, significativamente mais longo.  No entanto, mesmo o percurso alternativo não é viável para todas as viaturas, e algumas delas não poderão fazer esta viagem, pelo que terão que aguardar pela reabertura do caminho inicialmente previsto.  Assim, o dia de quarta feira servirá principalmente para poder reagrupar a caravana, para que na quinta feira a prova possa recomeçar já a partir de Chilecito.
A região tem sido muito assolada pelo mau tempo, e  algumas localidades vivem momentos verdadeiramente dramáticos, por isso a organização uma vez que a prova está suspensa decidiu ajudar as autoridades locais, que procuram socorrer os habitantes de Volcán, onde estão muitas dezenas de pessoas desaparecidas. As autoridades locais dão conta de pelo menos já 2 mortos confirmados e mais de 1000 pessoas evacuadas das suas casas por causa das inundações.

Este video é da povoação de Volcan, onde  a organização do Dakar está a ajudar as autoridades locais face aos estragos provocados pelo mau tempo.
Video do Canal 4 Jujuy

HTTP://pecasAUTO24.pt

www.AUTOpecas-ONLINE.pt

ZONA ESPETACULO

VIDEOS DE TODO O TERRENO