Os promotores do W2RC revelaram hoje o calendário para a edição de 2024 dos campeonatos do Mundo FIM e FIA, composto por 5 corridas realizadas em 4 continentes naquela que será a terceira temporada dos Campeonatos Mundiais de Rally-Raid FIA-FIM. O calendario para o próximo ano muda um pouco a sua composição sem se desviar muito da fórmula das duas temporadas anteriores. Além de clássicos como o Dakar, o Desert Challenge de Abu Dhabi e o Rallye du Maroc, e o Desafio Ruta 40 que estará de volta para um segundo ano, a partir de 2022 existirá uma nova ronda europeia, nomeadamente, o BP Ultimate Rally-Raid Transibérico que percorrerá pistas em Portugal e Espanha. Após o 46º Dakar na Arábia Saudita e o ADDC nos Emirados, a caravana W2RC deixará o Medio Oriente para se deslocar para a Europa antes de se deslocar para a América Latina. Após a pausa de verão, rumará a África, berço desta modalidade, coroando os vencedores na tradicional final em Marrocos (Rallye du Maroc 2024).
David Castera, Motor Sports Director da Amaury Sport Organisation (A.S.O., o promotor do Campeonato Mundial de Rally-Raid FIA-FIM), disse: "A terceira temporada do W2RC já está a começar a ganhar forma no horizonte de janeiro de 2024. O crescimento constante ao longo de todo este ano mostra o quão bem sucedido este formato se tornou. O calendário de 2024 seguirá a mesma receita, que mistura tradição, continuidade e inovação. Além das três grandes corridas, o tema da temporada de 2023 tem sido a exploração das Américas. Isso vai continuar na próxima temporada, com o Desafío Ruta 40 na Argentina, que regressou este ano para uma nova edição após uma pausa Espelhando a sua temporada inaugural, o W2RC irá passar também pela a Europa, desta vez para o BP Ultimate Rally-Raid Transibérico, uma prova geograficamente mais próxima e menos cara para para concorrentes, equipas e fãs que estão neste continente, e que continua a ser a principal incubadora de equipas de rally-raid. Este novo evento terá um impacto em mais de um sentido, porque atravessa Portugal e Espanha, dois países que se destacam pelo seu know-how e tradição no automobilismo. Desta vez mais do que nunca, o calendário será um sucesso com novatos e veteranos ao mesmo tempo.”
Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA, declarou: “A A.S.O. e a FIA têm trabalhado arduamente nos bastidores para continuar a melhorar o apelo do Campeonato Mundial de Rali. O rali cross-country é uma das disciplinas desportivas de crescimento mais rápido sob o guarda-chuva da FIA e estamos satisfeitos por ver como o W2RC alcançou um alcance global em tão pouco tempo. Como o fundador do Desert Challenge de Abu Dhabi em 1991, estou satisfeito que ele seja parte integrante do W2RC, tendo sido sempre presente no calendário da FIA desde 1993. É também agradável ver um novo evento introduzido no calendário. Portugal e Espanha têm uma forte cultura e muitas equipas de todo-o-terreno e o novo evento permitirá que os espectadores nesta região vejam os melhores do mundo em ação à sua porta.”
Jorge Viegas, Presidente da FIM, acrescentou: “A crescente popularidade do W2RC é refletida neste grande calendário para 2024, com o campeonato do próximo ano espalhado por quatro continentes, incluindo um retorno à Europa e uma passagem importante na Argentina. Este é um país que hospedou os eventos do Campeonato Mundial de Dakar e FIM no passado e vai fornecer estabilidade para a série na América Latina. Juntamente com a promotora do campeonato A.S.O. continuamos a trabalhar em estreita colaboração para melhorar a segurança no que é uma disciplina extremamente exigente. Estou também orgulhoso da colaboração contínua entre a FIM e a FIA em vários assuntos comuns, o que trará benefícios contínuos para todos os envolvidos. Em nome da FIM, gostaria de agradecer à A.S.O. juntamente com todas as outras partes envolvidas na preparação do calendário de 2024”.
Fonte FIA/W2RC/ASO
Original em Inglês publicado em www.rallyraidnetwork.com