Dakar 2025: A equipa KH-7 ECOVERGY chega ao Empty Quarter com tudo a seu favor

Jordi Juvanteny, José Luis Criado e Xavi Ribas lideram a categoria Mission 1000 do Rali Dakar, destinada a veículos que utilizam energias alternativas, com 15 pontos de vantagem, quando faltam apenas duas etapas para a prova no maior deserto da Arábia Saudita.

O camião MAN 6x6, alimentado por um sistema misto de hidrogénio / HVO, somou agora mais um dia de pontos de bónus e está cada vez mais perto da vitória final.

Juvanteny: “A etapa voltou a correr bem. No início, era composta por pistas muito rápidas. Depois, foi tudo em todo-o-terreno na areia, sempre no bom caminho, sem sulcos nem rastos visíveis”.

A equipa KH-7 ECOVERGY venceu esta quarta-feira a penúltima etapa do Dakar, empatada com o segundo classificado, mantendo uma vantagem decisiva na liderança da categoria Mission 1000. Jordi Juvanteny, José Luis Criado e Xavi Ribas completaram os 95 quilómetros da etapa cronometrada no modo Sport, fazendo com que fossem seis as etapas consecutivas em que marcaram pontos de bónus completos, o único do género entre os veículos de energia alternativa. Na classificação geral, o camião MAN 6x6 alimentado por um sistema misto hidrogénio/HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio) tem 220 pontos, mais 15 do que o segundo classificado.

Três quartos da etapa especial do dia foram disputados em areia, um terreno em que a equipa do emblemático camião cor de laranja fez valer a sua experiência, como explica o piloto Jordi Juvanteny: “A etapa voltou a correr bem. No início, era composta por pistas muito rápidas. Depois, foi tudo fora de estrada, na areia, sempre no percurso, sem sulcos ou rastos visíveis. Estivemos muito bem aqui, apesar de haver algumas secções muito moles”.

Com tantos quilómetros fora de pista, era imperativo afinar a navegação, um aspeto em que o copiloto José Luis Criado mais uma vez se destacou, com o apoio do terceiro membro da tripulação, o engenheiro Xavi Ribas. “Na especial, tínhamos de seguir o percurso à risca para encontrar o ponto certo, e foi isso que fizemos. Talvez, por ser muito monótono, tenha sido um pouco pesado, mas atingimos o nosso objetivo”, explica o veterano copiloto, o concorrente ativo com mais Dakars atrás de si, 34, seguido de perto por Juvanteny, que tem 33.

Num outro dia, o MAN 6x6 e o seu sistema pioneiro de combustível de hidrogénio funcionaram sem falhas. O único contratempo para a equipa foi um barulho que a tripulação começou a ouvir, vindo da frente. Era devido a um suporte de cockpit partido, resultado da acumulação de quilómetros no terreno mais duro que se pode imaginar no desporto automóvel. No entanto, após uma última etapa de ligação de 187 quilómetros, Juvanteny, Criado e Ribas chegaram em segurança ao bivouac, onde os mecânicos iam mudar o suporte para poderem continuar amanhã.

Foi um dia longo para a equipa KH-7 ECOVERGY, com 637 quilómetros no total. O destino era Shubaytah, a entrada do Empty Quarter, o imenso mar de dunas onde os concorrentes da Mission 1000 irão competir nas duas últimas etapas do Dakar. Neste cenário, a perícia de Jordi Juvanteny ao volante, a capacidade de tração do MAN 6x6, a experiência de navegação de José Luis Criado e a fiabilidade do sistema de alimentação concebido por Xavi Ribas são as grandes garantias com que a equipa pode contar. O único senão são os 12.000 quilos de peso do veículo, em comparação com a leveza dos concorrentes, que são entre 10 e 36 vezes mais leves.

“A etapa especial de amanhã é só dunas. Somos bons neste tipo de terreno e esperamos ter uma boa prestação”, afirma Jordi Juvanteny. Serão 72 quilómetros de etapas cronometradas, que poderão confirmar quase definitivamente a liderança da equipa KH-7 ECOVERGY na Missão 1000, que está cada vez mais perto da vitória final.

 

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