ADDC 2024: Baumgart e Cincea fecham prova de Abu Dhabi no quarto lugar geral e sobem no ranking do Mundial
Dupla brasileira fez um rali consistente e fechou a segunda etapa da temporada neste sábado (2) andando constantemente entre os mais rápidos com o Prodrive Hunter da equipe X Rally. Cristian Baumgart e Beco Andreotti foram forçados a abandonar a prova
Terminou neste sábado (2) o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda etapa do Mundial FIA W2RC, o Campeonato Mundial de Rally Cross Country. E o Brasil ficou muito perto do pódio com Marcos Baumgart e Kleber Cincea. A dupla brasileira da X Rally, tricampeã brasileira de rali, campeã sul-americana e campeã do Sertões de 2020, fechou a prova na quarta posição geral após as cinco especiais que somaram quase dois mil quilômetros.
“Para nós foi quase como uma redenção. Não só para a gente, na verdade, porque o Nasser (Al-Attiyah, que também compete dentro da estrutura da Prodrive) também não conseguiu completar o Dakar, como nós, e conseguiu vencer aqui. Traduzo o sentimento aqui como mais uma conquista. Sétimo no Marrocos ano passado, quarto aqui... Quem sabe um pódio na próxima? Não pode desistir, nem parar de sonhar. Estamos aqui realizando o nosso sonho e agora vamos para a etapa de Portugal extremamente motivados”, destacou Marcos Baumgart.
O navegador Kleber Cincea destacou o tamanho do desafio técnico na prova de Abu Dhabi. “Cinco dias de prova e levamos o quarto lugar para casa, o que é um excelente resultado para nós e para a equipe. Tivemos muita dificuldade, com areia pesada, dunas de todos os tamanhos e tipos. Cinco especiais muito duras e exigentes. Conseguimos a cada dia melhorar o ritmo e aumentar o desempenho. Foi muito proveitoso e bacana, e agora para Portugal vamos levar mais experiência na bagagem e esperar por mais um bom resultado”, concluiu.
O Dakar contou pontos como primeira etapa do Mundial, e assim Marcos e Kleber pontuam na segunda etapa e sobem várias posições no ranking, chegando agora ao 14º posto com 14 pontos na classse Ultimate entre os carros. Segundo Baumgart, com muito espaço para subir mais. “É um campeonato muito forte, com um grid de altíssimo nível. Entretanto, estamos provando que conseguimos competir em nível semelhante, e isso nos traz muito estímulo para continuar evoluindo mais e mais”, explicou.
Cristian Baumgart e Beco Andreotti, que finalizaram o Dakar na oitava posição entre as duplas inscritas para o Mundial, tiveram de abandonar o Abu Dhabi Desert Challenge ainda no primeiro dia de prova depois de uma capotagem “em câmera lenta”. Piloto e navegador nada sofreram, mas a vistoria técnica da FIA após o acidente detectou danos nas barras de proteção do chassi, impedindo os brasileiros de seguirem na prova.
“Foi uma pena, porque é uma prova muito difícil mas ao mesmo tempo prazerosa. Pegamos uma duna ‘cortada’, que mais se parecia com um penhasco de areia. Paramos, o carro apagou e quando ligamos de volta, o carro virou para a frente e capotamos”, lembrou Cristian. “Infelizmente não pudemos continuar por razões de segurança, mas no todo para a equipe foi muito bom com o Marcos e o Kleber. Em Portugal teremos muito terreno para recuperar”, concluiu Beco. Com o abandono em Abu Dhabi, a dupla caiu do oitavo para o 12º posto na pontuação.
O próximo desafio dos irmãos Baumgart com a X Rally acontece na terceira etapa do W2RC, de 2 a 7 de abril no Ultimate Rally-Raid, em Portugal.
A equipe X Rally Team conta com Vedacit, Motul, BF Goodrich, Rodobens, Center Norte, Rock e Opaoma.
Resultado Final (Carros) Abu Dhabi Desert Challenge (Top-5)
1. Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Prodrive Hunter) - 16hr 20min 09sec
2. Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota Overdrive) - 16hr 36min 34sec
3. Seth Quintero/Dennis Zenz (Toyota GR DKR Hilux) -16hr 47min 55sec
4. Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Prodrive Hunter) - 17hr 34min 39sec
5. Pau Navarro/Andreas Schulz (Mini John Cooper Works) - 17hr 47min 11sec
Fonte: X Rally Team
Foto: A.S.O. / DPPI