Baja TT ACP 2020: Baja TT ACP Santiago do Cacém/Grândola com metade do percurso em pisos de areia
Nova prova do CPTT apresentada na sede do ACP
Uma estreia absoluta no Campeonato de Portugal de TT, com metade do percurso a ser disputado em pisos de areia em 250 km de competição. Assim vai ser a Baja TT ACP – Santiago do Cacém/Grândola, de 6 a 8 de março. A prova do Automóvel Club de Portugal é a segunda jornada de um dos mais competitivos campeonatos de TT da Europa e vai levar os concorrentes a navegarem por trilhos traçados entre os municípios de Santiago do Cacém e Grândola, com passagem ainda por Alcácer do Sal e Sines, num total de 250 km competitivos totalmente novos.
Para Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal, esta é uma prova com novidades e necessária ao campeonato: “O Campeonato de Portugal de TT merecia uma prova diferente, com 50% de pisos em areia e num local que ainda não está explorado."
O centro de operações vai ficar sediado no Auditório António Chainho, em Santiago do Cacém, onde têm lugar todas as verificações, a assistência e o parque fechado. Daí, o pelotão de carros e motos, que têm na Baja TT ACP Santiago do Cacém / Grândola uma prova extracampeonato, rumam à Cerimónia de Partida ao final da tarde do dia 6 de março junto ao mercado da Vila Nova de Santo André.
O sábado conta com três troços cronometrados. Tudo se passa no concelho de Grândola, com o Prólogo, de 4 km, o SS1 com 60km, o SS3 com cerca de 50km e dois reagrupamentos no Parque de Feiras da cidade Alentejana. António Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola, acredita no sucesso deste projeto: “Creio que vai ser uma prova muito interessante do ponto de vista económico e turístico. Foi por isso que abraçámos o projeto com todo o carinho”.
A ação termina em Santiago do Cacém com a Assistência e Parque Fechado. Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, está feliz com a chegada do novo evento do ACP: "Ter uma prova do Campeonato de Portugal de TT com pilotos de topo, vai atrair a curiosidade de muitos".
O último dia de prova tem um único troço, o SS3, desenhado ao longo de 140 km desenhados no concelho de Santiago do Cacém. A entrega de prémios está marcada para o Auditório António Chainho. Na mais recente prova organizada pelo ACP, os pilotos enfrentam um terreno único, já que cerca de 50% do percurso é feito em areia. Sendo uma novidade para o Campeonato de Portugal de TT, não é um território desconhecido para o ACP:
“Este percurso é uma novidade absoluta para o Campeonato de Portugal de TT, mas é-nos muito familiar. Alguns dos trilhos que vamos usar na Baja TT ACP fizeram já parte, por exemplo, do Estoril / Portimão / Marraquexe que organizámos há precisamente 10 anos,” refere o diretor de prova, Orlando Romana.
PROGRAMA
13 de janeiro
Abertura das Inscrições
Publicação do Regulamento Particular
21 de fevereiro
Encerramento das Inscrições
28 de fevereiro
Publicação da Lista de Inscritos
6 de março
12h00 / 22h00 – Abertura do Secretariado (Auditório António Chainho)
14h00 / 19h30 – Abertura do Gabinete de Imprensa (Auditório António Chainho)
Verificações Administrativas e Técnicas (Auditório António Chainho)
19h30 – Publicação da Lista de Concorrentes Admitidos à Partida (Auditório António Chainho)
19h30 – Publicação da Hora de Partida para o Prólogo (Auditório António Chainho)
19h30 – Briefing (Auditório António Chainho)
7 de março
07h00 ⁄ 20h00 – Abertura do Secretariado (Auditório António Chainho)
08h00 / 19h00 – Abertura do Gabinete de Imprensa (Auditório António Chainho)
8 de março
07h00 / 15h00 – Abertura do Secretariado (Auditório António Chainho)
08h30 / 15h00 – Abertura do Gabinete de Imprensa (Auditório António Chainho)
13h00 – Verificações Técnicas Finais (Auditório António Chainho)
14h00 – Publicação da Classificação Final Provisória (Auditório António Chainho)
15h00 – Distribuição de Prémios (Auditório António Chainho)
Notas:
Programa provisório e sujeito a alterações.
Em caso de dúvidas, o Programa válido é constante no Regulamentos Particulares (Auto e Moto) e subsequentes Aditamentos.
Fonte ACP Motorsport