Baja TT ACP 2022: Prova selectiva e aliciante
A BP Ultimate Baja TT ACP 2022 está de regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, entre 18 e 20 de março, naquela que será, também, a segunda prova da temporada de 2022.
Disputado no litoral alentejano, o evento organizado pelo ACP Motorsport, volta a reunir os principais protagonistas da família do CPTT, concentrando inúmeros desafios competitivos, que escreverão a história desta segunda edição da prova (a primeira foi em 2020).
O facto de cerca de 20% do Percurso Seletivo ser disputado em pisos de areia é, talvez, o fator mais desafiante para as equipas, cuja perícia neste tipo de piso será posta à prova, numa clara aposta na diferenciação da organização face a outras provas do calendário.
A ajudar a definir o escalonamento da tabela classificativa final estará também, por certo, o fator navegação, que assume na BP Ultimate Baja TT ACP 2022 especial relevância. Na realidade, o percurso delineado ainda exige uma mais correta e lesta interpretação do Road-Book, uma vez que, no terreno, a sinalética direcional será apresentada em menor número.
Não faltarão, portanto, desafios para as equipas, que percorrerão um total de 380 km entre a partida e a chegada à cidade de Grândola, num percurso de dois dias bastante heterogéneo, que, para além das pistas de areia, inclui estradões desenhados entre vales e serras.
As emoções da BP Ultimate Baja TT ACP 2022 iniciam-se a 18 de março (sexta-feira), pelas 18h00, com a Cerimónia Oficial de Partida, em Grândola.
A 19 de março (sábado), terá lugar a primeira etapa, com a disputa do Prólogo (7 km) na zona de Santiago do Cacém e o primeiro Setor Seletivo (SS1 - Santiago/Sines/Grândola), ao longo de 90 km, enquanto para domingo está agendada a derradeira etapa competitiva, com a disputa do segundo Setor Seletivo (SS2 – Grândola/Alcácer), ao longo de 170 km.
No capítulo competitivo, não faltarão, por certo, ingredientes para animar e fazer da prova um “exercício” de competitividade.
Para além dos “Autos”, a BP Ultimate Baja TT ACP contará também com a presença de equipas nas categorias “Motos”, “Quad” e “SSV”, uma vez que a prova integra o calendário do Campeonato Nacional Rally Raid, promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Um motivo de interesse suplementar para os muitos aficionados do Todo-o-Terreno.
Fonte: ACP
Imagens: Imagensdesportivas.com