Baumgart e Cincea levam X Rally à vitória na terceira etapa do Sertões
A terceira especial do Sertões 2023, que largou nesta segunda-feira (14) de Petrolina, em Pernambuco e chegou em Xique-Xique, na Bahia, deu início à etapa Maratona da 31ª edição do rali e coroou a dupla Marcos Baumgart e Kleber Cincea com a vitória entre os carros. No total, foram 511 quilômetros, sendo 104 de deslocamento inicial e 407 de trechos cronometrados, percorridos pela dupla do Prodrive Hunter T1+ #302 em 05h06min20s11.
Durante a especial de ontem, em uma zona de radar, Marcos/Kleber e várias duplas de competidores acabaram punidas. O raio de alcance de duas zonas de radar próximas uma da outra se cruzaram, confundiram o equipamento, o que acabou por induzir muitos navegadores ao erro, entre eles Kleber Cincea.
Os prejudicados pela falha tentaram reverter a punição junto a CBA, que não cedeu, pois levou em consideração o regulamento particular da prova, fato lamentado por Kleber Cincea por ter custado 24 minutos adicionados ao tempo geral da prova.
“A punição é uma situação muito triste e totalmente inadequada para o Sertões. Até a organização admitiu que é inadequada, mas não teve o que fazer por causa do regulamento. É lamentável. A gente tem que cumprir o regulamento e entender. Nem sempre o que é certo é justo e o que é justo é certo”, lamentou o navegador do Prodrive Hunter T1+ #302.
“Fizemos uma prova muito dura. Foram 350 quilômetros com muita pedra até a primeira metade da prova, o que exigiu muito do carro. Depois, pegamos muita depressão e o carro voava muito. O Marcos mandou muito bem e foi uma prova com pouca navegação comparada a ontem”, completou Kleber.
Cincea acredita que a terça-feira (15) será muito boa para ele e Marcos, pois a quarta especial será disputada em terreno que agrada o piloto e onde costuma conseguir bons resultados.
“Trocamos dois pneus, tivemos a felicidade de fazer isso bem rápido e ainda conseguimos a vitória no dia. Estamos na primeira metade e ainda precisamos completar a outra metade. Amanhã será na areia, o Marcos adora areia e é bem rápido nesse tipo de piso”, completou.
Marcos Baumgart contou que, apesar de poder forçar mais o Prodrive Hunter T1+, tirou o pé em alguns trechos da longa etapa desta segunda-feira.
“Viemos em um ritmo bom. Dava para vir mais forte, mas fomos cautelosos. O objetivo agora é fazer o melhor, tentar ganhar todas as especiais para obter horas de voo com o carro, que é o mais importante”, disse Marcos Baumgart.
A dupla formada por Cristian Baumgart e Beco Andreotti teve um problema no alternador do Prodrive Hunter T1+ #303, precisaram sair da etapa e seguem para Xique-Xique, onde o carro passará por reparos para a largada da quarta etapa.
Na especial desta terça-feira, os competidores vão fechar a etapa Maratona, saindo de Xique-Xique, na Bahia e retornando a Petrolina, percorrendo um total de 613 quilômetros, sendo 290 de deslocamento inicial e 323 de trechos cronometrados.
Comunicado Oficial