
Dakar 2024: Irmãos Baumgart superam desafios e miram evolução
As duplas brasileiras da equipe X Rally superaram os desafios reservados pelos 438 quilômetros cronometrados da terceira etapa do Dakar, disputada nesta segunda-feira (8), dia que marca o início da etapa maratona, na qual os veículos de competição têm apenas duas horas reservadas para manutenção e reparos.
Foi um dia de objetivos cumpridos para os irmãos Marcos e Cristian Baumgart, em dia de vitória brasileira entre os carros com o Toyota de Lucas Moraes. Depois de ter enfrentado um vazamento de câmbio na etapa anterior, Marcos Baumgart e Kleber Cincea tiveram um dia considerado “limpo”.
“Especial sem parar nenhuma vez; foi do começo ao fim - largou, chegou. Porém, foi bem difícil em pilotagem e especialmente em navegação”, destacou o navegador Kleber Cincea. “As dunas eram muito altas e um trecho muito longo. No geral, foi uma boa evolução para nós por causa do ritmo que conseguimos imprimir hoje”, analisou.
Marcos Baumgart lembra que o resultado poderia ter sido melhor – em um trecho de cânions, a dupla ficou “presa” atrás da poeira de outro carro à frente e perdeu muito tempo. “Talvez terminássemos o dia entre os dez, mas o Dakar está só no começo. O carro está inteiro, estamos bem e amanhã vamos buscar uma posição entre os dez”, afirmou.
Cristian Baumgart fechou o dia com o 20º tempo junto do navegador Beco Andreotti e aparece na 25ª posição na classificação geral da prova entre os carros e apostou em um acerto de suspensão mais enrijecida no Prodrive Hunter, com foco por mais velocidade na parte final da especial de 438 quilômetros.
“Pegamos muita pedra na parte inicial e estávamos com a suspensão mais dura, mas depois conseguimos vir em um ritmo bem forte. O problema é que dali em diante, apesar de estarmos mais rápidos, era difícil passar os outros carros e ficamos um bom tempo na poeira. No geral, amanhã largamos mais à frente e vai ser um dia ainda melhor”, falou Cristian.
A quarta etapa reserva 299 quilômetros cronometrados em um total de 631 entre Al Salamiya e Al-Hofuf, na Arábia Saudita.
Comunicado Oficial
Foto: Vinícius Branca/FOTOP