
Dakar 2025: A equipa KH-7 ECOVERGY aumenta a sua liderança na Missão 1000
Jordi Juvanteny, José Luis Criado e Xavi Ribas voltaram a vencer a etapa, desta vez num terreno pouco adequado para o camião MAN 6x6, em caminhos estreitos e rochosos.
A equipa veterana, pioneira da tecnologia híbrida hidrogénio / HVO, continua a marcar pontos de bónus extra e está agora na liderança do Dakar.
Juvanteny: “Correu bem, mas não gostámos muito da etapa. A pista era demasiado estreita para o camião, o que nos obrigou a ir muito devagar. Foi uma daquelas etapas especiais que é preciso ultrapassar e guardar na gaveta”.
A equipa KH-7 ECOVERGY aumentou a sua liderança na categoria Mission 1000 do Dakar. Esta terça-feira, a terceira etapa - na verdade, o quinto dia de prova para a equipa - levou a caravana de Bisha a Al Henakiyah, um longo percurso de 758 quilómetros que incluía uma etapa especial de 111 quilómetros. O terreno não era muito adequado para o camião MAN 6x6, mas Jordi Juvanteny, José Luis Criado e Xavi Ribas venceram novamente a etapa e distanciaram-se no topo desta categoria pioneira que visa promover as energias alternativas.
O piloto Jordi Juvanteny comenta: “Tudo correu bem, mas a etapa de hoje não foi muito boa para nós. A pista era demasiado estreita para o camião e tivemos de ter muito cuidado porque havia muita rocha vulcânica. Isso obrigou-nos a ir muito devagar. Em suma, foi uma daquelas especiais que é preciso passar e meter na gaveta”. Mesmo assim, o camião KH-7 foi a única equipa da Missão 1000 que conseguiu cumprir o tempo de referência previsto, pelo que foi também a única a ganhar pontos de bónus extra. Assim, a equipa KH-7 ECOVERGY acumulou 80 pontos, mais 20 do que o segundo classificado.
O copiloto José Luis Criado destaca a dificuldade da etapa a partir do banco do lado direito: “Foi uma daquelas etapas a que chamo um pouco ‘sujas’, porque o terreno e a paisagem não eram muito bonitos e a navegação era complicada. Era preciso estar muito atento ao percurso para escolher o caminho certo. Mas conseguimos ultrapassá-lo, penso que muito bem, e o Jordi conduziu muito bem, num terreno onde era muito fácil ter um furo. Hoje fizemos o nosso trabalho e estamos satisfeitos”.
De resto, a equipa KH-7 ECOVERGY avança com uma fiabilidade irrepreensível. O sistema de combustível híbrido Hidrogénio / HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio) está a funcionar perfeitamente e as únicas dificuldades que a equipa tem de enfrentar são as de uma corrida tão dura e exigente como o Dakar. Com o engenheiro Xavi Ribas a controlar o bom funcionamento do sistema misto a partir da cabina do emblemático camião laranja, Juvanteny e Criado (33 e 34 edições do Dakar atrás de si, respetivamente, 31 das quais como equipa) podem concentrar-se em competir como sabem, sem pensar que são pioneiros da futura tecnologia do Dakar.
Esta quarta-feira, o Dakar deixa Al Henakiyah em direção a Ha'il, onde o dia de descanso terá lugar na próxima sexta-feira. Os concorrentes da Mission 1000 enfrentam uma etapa especial de 95 quilómetros, num total de 438 quilómetros.
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