Dakar 2025: A equipa KH-7 ECOVERGY aumenta a sua liderança na Missão 1000

Dakar 2025: A equipa KH-7 ECOVERGY aumenta a sua liderança na Missão 1000

Jordi Juvanteny, José Luis Criado e Xavi Ribas voltaram a vencer a etapa, desta vez num terreno pouco adequado para o camião MAN 6x6, em caminhos estreitos e rochosos.
A equipa veterana, pioneira da tecnologia híbrida hidrogénio / HVO, continua a marcar pontos de bónus extra e está agora na liderança do Dakar.
Juvanteny: “Correu bem, mas não gostámos muito da etapa. A pista era demasiado estreita para o camião, o que nos obrigou a ir muito devagar. Foi uma daquelas etapas especiais que é preciso ultrapassar e guardar na gaveta”.

A equipa KH-7 ECOVERGY aumentou a sua liderança na categoria Mission 1000 do Dakar. Esta terça-feira, a terceira etapa - na verdade, o quinto dia de prova para a equipa - levou a caravana de Bisha a Al Henakiyah, um longo percurso de 758 quilómetros que incluía uma etapa especial de 111 quilómetros. O terreno não era muito adequado para o camião MAN 6x6, mas Jordi Juvanteny, José Luis Criado e Xavi Ribas venceram novamente a etapa e distanciaram-se no topo desta categoria pioneira que visa promover as energias alternativas.
O piloto Jordi Juvanteny comenta: “Tudo correu bem, mas a etapa de hoje não foi muito boa para nós. A pista era demasiado estreita para o camião e tivemos de ter muito cuidado porque havia muita rocha vulcânica. Isso obrigou-nos a ir muito devagar. Em suma, foi uma daquelas especiais que é preciso passar e meter na gaveta”. Mesmo assim, o camião KH-7 foi a única equipa da Missão 1000 que conseguiu cumprir o tempo de referência previsto, pelo que foi também a única a ganhar pontos de bónus extra. Assim, a equipa KH-7 ECOVERGY acumulou 80 pontos, mais 20 do que o segundo classificado.

O copiloto José Luis Criado destaca a dificuldade da etapa a partir do banco do lado direito: “Foi uma daquelas etapas a que chamo um pouco ‘sujas’, porque o terreno e a paisagem não eram muito bonitos e a navegação era complicada. Era preciso estar muito atento ao percurso para escolher o caminho certo. Mas conseguimos ultrapassá-lo, penso que muito bem, e o Jordi conduziu muito bem, num terreno onde era muito fácil ter um furo. Hoje fizemos o nosso trabalho e estamos satisfeitos”.

De resto, a equipa KH-7 ECOVERGY avança com uma fiabilidade irrepreensível. O sistema de combustível híbrido Hidrogénio / HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio) está a funcionar perfeitamente e as únicas dificuldades que a equipa tem de enfrentar são as de uma corrida tão dura e exigente como o Dakar. Com o engenheiro Xavi Ribas a controlar o bom funcionamento do sistema misto a partir da cabina do emblemático camião laranja, Juvanteny e Criado (33 e 34 edições do Dakar atrás de si, respetivamente, 31 das quais como equipa) podem concentrar-se em competir como sabem, sem pensar que são pioneiros da futura tecnologia do Dakar.

Esta quarta-feira, o Dakar deixa Al Henakiyah em direção a Ha'il, onde o dia de descanso terá lugar na próxima sexta-feira. Os concorrentes da Mission 1000 enfrentam uma etapa especial de 95 quilómetros, num total de 438 quilómetros.

 

Tradução automática da Versão Original

 

 

Related Articles

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.