Dakar 2026: Problema na direção não impede Tim e Tom Coronel na primeira etapa
Tim e Tom Coronel completaram a primeira etapa real do Rally Dakar 2026. Os irmãos terminaram mais de 53 minutos atrás do vencedor da etapa na desafiante corrida de abertura de 305 quilómetros em torno de Yanbu. Um problema com a barra de direção custou à dupla minutos valiosos, mas graças a um rápido reparo na beira da estrada, eles limitaram os danos. «Sacudimos a poeira», diz Tom. «Sentimo-nos bem e tudo está a correr bem.»
Os problemas começaram no início da etapa. «O volante ficava cada vez mais torto», explica Tom. «Então percebemos que algo não estava bem. E só piorou.» Após 30 quilómetros, os irmãos já tinham percebido que algo estava errado, mas só após 50 a 60 quilómetros é que decidiram parar e descobrir o problema.
A barra de direção perdeu roscas
Após inspeção, verificou-se que a junta esférica da barra de direção na caixa de direção estava a perder cada vez mais roscas. «Ficava cada vez mais comprida, por isso o volante começou a ficar num ângulo estranho», explica Tom. «Tiramos a tampa, vimos que estava completamente solta e consertamos. Mas isso leva uns bons 20 minutos.»
Para Tim, foi difícil continuar a pressionar com força nesse meio tempo. «Quando o volante fica cada vez mais inclinado e você sente que algo está a acontecer por baixo, você passa a dirigir com mais cautela», diz Tim. «No fim, decidimos que realmente precisávamos parar e ver o que era.»
Pneu furado e batalhas contra a poeira
Além do problema na direção, Tom também teve que trocar um pneu furado. “Depois que troquei rapidamente o pneu sozinho, Tim simplesmente recostou no banco”, ri Tom. Após a parada obrigatória no quilômetro 180, a dupla passou muito tempo comendo poeira dos outros competidores. “Muita condução na poeira, muito acelerador”, diz Tim. «Mas nos últimos 100 quilómetros, finalmente pudemos conduzir sem poeira e acelerar um pouco o ritmo.»
A navegação também causou uma pequena perda de tempo quando seguiram um camião. «Eu disse ao Tim: acho que precisamos virar à esquerda mais cedo aqui, estamos indo muito para a direita», lembra Tom. «Acabou por estar certo. Estávamos no vale errado e isso custou-nos cerca de 3 a 4 minutos.»
Começo difícil
A primeira etapa teve um início brutal, com terreno rochoso, passagens estreitas e pedras pontiagudas que aumentaram significativamente o risco de furos. Só mais tarde na corrida é que os irmãos chegaram a secções mais arenosas com pequenas dunas, onde o Century CR7 T1+ se destacou.
Apesar dos contratempos, Tim e Tom estão satisfeitos ao olhar para trás. «Na verdade, foi um bom dia, e o resultado reflete isso», diz Tim. “Limitámos os danos e amanhã vamos começar de novo.” Tom concorda: “Infelizmente, não foi uma etapa sem problemas, mas continuámos a avançar. Tudo o resto correu bem, estou muito feliz com isso. A primeira está feita.”
Paisagem montanhosa em direção a AlUla
Amanhã espera-nos a segunda etapa com uma especial de 400 quilómetros em direção a AlUla. A paisagem torna-se rapidamente mais montanhosa, com um horizonte acidentado em todas as direções. Os primeiros 200 quilómetros apresentam mudanças constantes de ritmo: secções rápidas alternam-se com passagens sinuosas e rochosas, onde é necessário ajustar constantemente a velocidade. Amanhã, há também uma paragem a meio do percurso para aqueles que quiserem montar pneus novos. Após o terreno montanhoso, a velocidade média precisa de aumentar para chegar à linha de chegada.
Fonte: Coronel Dakar Team via Rally-Raid Network






