Jordan Baja 2026: Segundo lugar para Akeel e Delaunay, da Overdrive Racing
AQABA (JORDÂNIA) – Sábado, 14 de fevereiro: Dania Akeel, da Overdrive Racing, e o seu navegador francês Sébastien Delaunay mantiveram a candidatura às honras da Taça do Mundo FIA de Bajas 2026 com um suado segundo lugar no Jordan Baja, disputado na região de Aqaba.
A dupla apoiada pela Jameel Motorsport foi a segunda mais rápida na derradeira etapa, nos impressionantes desertos de Wadi Rum, conseguindo ultrapassar o líder da véspera, Lionel Baud, para assegurar o segundo posto final e pontos importantes, atrás do vencedor Saood Variawa.
“Estou extremamente feliz com a forma como tudo correu”, afirmou Akeel. “Foi realmente um rali duro e exigente, com muitos tipos diferentes de terreno. Foi uma corrida fantástica. Recebi uma mensagem do Yazeed (Al-Rajhi) a dar-me os parabéns pelo resultado. No ano passado, o meu objetivo era subir ao pódio, mas tivemos um problema na primeira etapa.
“Ontem fui muito conservadora para ‘reescrever a memória’ e hoje fizemos uma boa etapa. As corridas na Jordânia são de nível muito elevado e isso obriga-nos a conduzir melhor. O Sébastien fez um excelente trabalho na navegação.”
A ação começou perto da aldeia de Rahmeh, a 53 km a norte de Aqaba, com um prólogo no deserto de 12,78 km. A especial atravessou zonas sinuosas e rochosas, com Akeel a fixar-se na sétima posição.
O resultado definiu a ordem de partida para a primeira etapa no deserto, com 225,71 km, que começou e terminou no antigo entreposto comercial nabateu de Humaymeh. A piloto saudita partiu em sexto na estrada.
A especial arrancou com uma subida sinuosa por trilhos muito difíceis em zona montanhosa, com terreno rochoso e navegação exigente. Akeel foi a referência inicial, sendo a mais rápida em vários dos primeiros controlos, antes de as secções técnicas darem lugar a zonas mais rápidas em deserto aberto. Levou o Toyota até ao final em terceiro lugar.
“Foi muito desafiante e técnico”, explicou Akeel. “O terreno era traiçoeiro. Mantive uma abordagem mais conservadora, com bastante cautela. Não confiei demasiado nos perigos assinalados no road book. É um terreno muito complicado aqui. Foi muito exigente, mas num bom sentido.”
A segunda etapa encerrou a prova, com um percurso diferente através de Wadi Rum ao longo de 195,38 km. Akeel partiu atrás do vencedor da primeira etapa, Lionel Baud, e do campeão do Dakar, Nasser Saleh Al-Attiyah.
Desde o início que impôs um ritmo forte, conseguiu ultrapassar Baud e terminou na segunda posição da geral, a 3m51,8s do vencedor, colocando-se numa posição sólida para lutar pela Taça do Mundo FIA de Bajas ao longo da temporada.
Segue-se agora uma pausa de quatro meses, antes do regresso da Taça do Mundo FIA de Bajas com a Baja Grécia, entre 4 e 7 de junho.
Jordan Baja 2026 – Classificação final (não oficial):
-
Saood Variawa (RSA)/François Cazalet (FRA) Toyota Hilux IMT Evo — 4h41m37,3s*
-
Dania Akeel (KSA)/Sébastien Delaunay (FRA) Toyota Hilux Evo — 4h45m29,1s*
-
Lionel Baud (FRA)/Lucie Baud (FRA) X-Raid Mini JCW Rally Plus 3.0d — 4h46m16,1s*
-
Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT)/Max Delfino (FRA) MD Optimus Rallye — 4h47m16,1s+
-
Yasir Seaidan (KSA)/Xavier Flick (FRA) Taurus Evo Max — 5h04m54,9s+
-
Miroslav Zapletal (CZE)/Michal Goleniewski (POL) Ford F-150 — 5h05m35,9s+
-
Hamed Al-Wahaibi (OMA)/Maciej Giemza (POL) Can-Am Maverick R — 5h10m34,4s*
-
Hedda Hosås (NOR)/Pol Tibau (ESP) Can-Am Maverick R — 5h11m02,6s*
-
Mohammed Al-Marri (QAT)/Szymon Gospodarczyk (POL) Can-Am Maverick R — 5h12m24,8s+
-
Fernando Alvarez (ARG)/Xavier Panseri (FRA) Can-Am Maverick R — 5h21m20,4s*
Fonte: Overdrive Racing






