Rali Transibérico está de regresso depois de 14 anos de pausa.
Eric Vigouroux no prologo do Rali Estoril Marrakech 2010
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Rali Transibérico está de regresso depois de 14 anos de pausa.

Longe vai o ano de 2009, ano em que se disputou a última prova com o nome de Rali Transibérico, tendo-se seguido ainda em 2010 o Rali Estoril Marrakech que depois de alguns dias em Portugal a percorrer as pistas do Alentejo e do Algarve rumou ao norte de África para as ultimas especiais.

A edição de 2011 da prova, denominada Rali TT Portugal 1000 acabaria por não ir para a estrada, pondo fim a uma longa sequencia de provas organizada inicialmente pelo Clube Aventura com as várias edições das Baja 1000, que mais tarde viria a "crescer" para o Rali Transibérico já pela mão do ACP.

O regresso do mundial de ralis de todo-o-terreno chegou a estar previsto para o ano de 2021 com a realização do BP Ultimate Portugal Cross-Country Rally, numa primeira fase adiado, e depois definitivamente cancelado. Esta edição deveria ter tido especiais no Algarve, Alentejo e Ribatejo, regressando a zonas muito famosas na história da Baja 1000 e Rali Transibérico.

Em 2024 Portugal (e Espanha) voltam a ter uma prova em comum inscrita no campeonato do mundo de ralis de todo-o-terreno, depois de nas edições mais recentes esta competição ter passado apenas por Espanha, mais propriamente pela Andaluzia durante dois anos, com a realização do Rally Andaluzia, porém não está prevista nova edição da prova, provavelmente devido ás condicionantes existentes na região para organizar uma corrida com as dimensões e características necessárias para integrar o campeonato do mundo.

A prova agora anunciada fará parte do Campeonato do Mundo FIM de Ralis de Todo-o-Terreno e também do Campeonato do Mundo FIA de Ralis de Todo-o-Terreno, fazendo assim parte do programa W2RC desenhado pela ASO -o promotor do campeonato, juntando por isso motos e automóveis nas mesmas corridas. Assim, tanto os grandes nomes das motos como dos autos são esperados, tanto a nível de equipas como de pilotos, aos que se espera venha ainda a juntar uma vasta caravana de pilotos europeus, conhecedores do terreno.

Sabe-se que a organização já está a trabalhar no desenho e conceção da prova, desconhecendo-se por agora os detalhes da mesma. A edição que chegou a estar programada para 2021 tinha a base em Grândola, pelo que esta localidade poderá voltar a fazer parte dos planos da organização, no entanto existem várias outras cidades que poderão acolher a corrida tanto do lado Português como Espanhol, como Évora, Elvas ou Badajoz. A prova irá disputar-se de 2 a 7 de Abril, sendo que previsivelmente o primeiro dia é dedicado às formalidades habituais, o segundo ao prólogo, e os restantes ás especiais disputadas em Portugal e Espanha.
Se o organizador mantiver o plano de 2021, as especiais irão percorrer o Algarve, Alentejo e Ribatejo, e uma vez que a prova cruza a fronteira, é de esperar que seja a Extremadura Espanhola a acolher também algumas etapas, no entanto só quando o ACP revelar o programa completo é que poderemos ter certezas.

Todoterreno.pt

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