
Team Consilcar com desfecho inglório em prova de descoberta em solo grego
O Team Consilcar, representado ao cronómetro por Edgar Condenso e Soraia Chambel, disputou este fim de semana a segunda ronda da Taça da Europa FIA de Todo-o-Terreno Bajas, o Rali da Grécia. Uma prova que marcou a estreia da equipa em solo grego e que se revelou uma descoberta a todos os níveis, num evento que acabaria por ter um desfecho inglório, com a equipa a abandonar sensivelmente ao quilómetro 50 do último troço da manhã deste sábado.
“Foram três dias de muita ação, numa realidade bem diferente daquela a que estamos habituados. Os troços, maioritariamente em zonas de floresta, eram realizados a um ritmo bastante baixo, com a Ford Ranger Proto a rodar por longos períodos em 1ª e 2ª velocidades. Por outro lado, acabámos por ter um problema com a pressão do turbo, que condicionava a entrega de potência em baixas, a faixa de utilização que mais precisávamos numa prova com estas características. Um handicap a que se juntou a falta de direção assistida nos 50 quilómetros finais do último troço de sexta-feira, que nos fez cair na classificação”,
resumiu Edgar Condenso.
Apesar das contingências, o Team Consilcar apresentou-se este sábado apostado em recuperar posições, numa altura em que ocupava o 6º posto dos T1 e o 11º da geral. Porém, um tirante da suspensão traseira acabaria por ceder ao quilómetro 30 do último troço da manhã, com o abandono a tornar-se inevitável.
“Há corridas em que tudo corre de feição e o contrário também acontece”,
brincou Edgar Condenso, que acrescenta:
“Gostaríamos de sair da Grécia com outro resultado, mas não foi possível. Fica a experiência acumulada de uma participação num evento de todo-o-terreno que foi uma verdadeira aventura à antiga, com troços com partes quase de ‘trial’ que há muito não via. Fica também um agradecimento muito especial à Soraia Chambel, que fez uma estreia exemplar com a equipa, revelando sempre muito profissionalismo e boa disposição.”
Um fim de semana em que em Portugal a dupla Duarte Silva/Tiago Vieira, com participação agendada para a Baja de Loulé, acabaria por ser ausência forçada, devido ao facto de o piloto Duarte Silva ter acusado positivo num teste à covid-19. Já Gonçalo Guerreiro está em prova, a disputar o nacional de TT de SSV com um Can-Am X3.
Nuno Silva, um dos rostos do Team Consilcar, afirma:
“Agradecemos aos nossos patrocinadores por todo o apoio mais uma vez demonstrado à nossa equipa. Estas são participações muito importantes para todos, que nos permitem evoluir e ampliar a imagem do Team Consilcar e de todos os que nos acompanham. Muito obrigado a todos. Quanto à situação do Duarte, infelizmente é algo que pode sempre acontecer, mas o mais importante é que está a recuperar bem e já quase pronto para o próximo desafio.”
Comunicado Oficial