Challenge TT Oliveira de Frades 2023: Pilotos dos nacionais de todo-o-terreno vão animar as pistas da região de Lafões.

MOTOS vs QUADS  vs SSV... Quem será o mais rápido?

A apenas duas semanas da realização da primeira edição do Challenge TT Oliveira de Frades, é já possível antever uma prova interessante em com algumas "lutas" pelos melhores lugares nas classes participantes na prova.

Em todas as classes, tanto Moto, como Quad e SSV já se encontram inscritos pilotos conhecidos do publico em geral e bastante rápidos, o que significa uma bastante espetáculo em pista durante os dois dias de competição, mas por agora é na classe Quad que se concentram as atenções, dado já estarem confirmadas as presenças de um lote de pilotos cujas credenciais são de facto de relevo. A rapidez nas chamadas Moto 4 continua a impressionar, sobretudo quando conduzidas por pilotos como Arnaldo Martins e Luis Fernandes, que irão animar de uma forma pouco comum as pistas de Oliveira de Frades.

Nas restantes classes as listas de participantes continuam a crescer, entanto também já inscritos diversos pilotos conhecidos pela sua rapidez e competitividade. No entanto, no Challenge TT a experiência das provas de Todo-o-Terreno, ou das modalidades de pista poderá não ser suficiente para obter o melhor resultado, dada a novidade do formato, sobretudo para motos e quads, não tanto para os SSV dado o formato ser semelhante ás provas disputadas no Troféu Super SSV. O pilotos irão um a um realizar várias passagens pelo troço de cerca de seis quilómetros de extensão desenhado na colina adjacente ao Aeródromo da Pedra da Broa, nas proximidades das localidades de Paredes de Gravo e Pinheiro de Lafões. Passagem após passagem, serão os pilotos que melhor conseguirem identificar os pontos onde podem melhorar e "retirar segundos" aos seus tempos que irão progredir na tabela classificativa e alcançar os lugares do pódio.

 

arnaldo martins

 

A prova de Oliveira de Frades tem oferece também um rara e interessante possibilidade de podermos ter em confronto direto os SSV que participam nas provas do CNTT ou seja da FMP, e os SSV T3 e T4 que cada vez mais povoam as listas de inscritos das provas do CPTT, no caso, as provas do calendário FPAK. Aos veículos cujas características técnicas se enquadram no regulamento FPAK é dada a oportunidade de competirem inscritos na classe Hobby e demonstrarem se frente aos SSV do CNTT conseguem ser tão velozes como nas provas onde dão muito que fazer aos homens dos automóveis das classes T1 e T1+.

O Challenge TT arrancará na sexta feira 16 de Junho, com as verificações técnicas e administrativas facultativas. Sábado dia 17 pela manhã terão lugar as verificações técnicas e administrativas, a passagem de reconhecimento do troço e o prólogo da prova composto por uma única passagem. Ás 13h30m ser servido o Almoço Convívio. Às 15 horas arrancará o primeiro piloto para realizar a primeira do primeiro setor da prova.

No domingo a prova começa cedo, com o primeiro veículo a entrar em pista pelas 9 da manhã para se disputar o primeiro setor da corrida. A partida para o segundo setor está prevista para as 13:30 arranca o derradeiro setor do Challenge TT Oliveira de Frades 2023, e ás 17:00 será feita a entrega de prémios desta primeira edição da prova.

O Challenge TT Oliveira de Frades é organizado pela Promolafões, com o apoio do do Município de Oliveira de Frades, do Clube Automóvel de Viseu, da Race4Eco, da Target Road, dos Bombeiros Municipais de Oliveira de Frades, do ICNF e do IPDJ

Esta prova é promovida pela X-Adventure e organizado sob a égide da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal e conta também com os apoios de e como apoio da Goldspeed, da Loncin, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Poderá encontrar mais informação sobre o Challenge TT em www.fmp.pt, www.x-trophy.com e em www.superssv.com

 

Comunicado X-Adventure 05/05/2023
Fotos: Imagens Desportivas