Baja Oeste 2024: "Oeste de Portugal" encerra campeonatos nacionais de 2024
Galeria de imagens da Baja Oeste 2024 disponível em www.imagensdesportivas.com
----------------------------------------------
Falta uma semana para a derradeira prova do CNTT e também do CPTT, a Baja do Oeste 2024 que este ano trocou de posição com a Baja de Portalegre. Percorrendo os municípios de Torres Vedras, Alenquer, Bombarral, Cadaval, Óbidos e Sobral de Monte Agraço, a prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco irá ser ainda válida para as competições internacionais promovidas pela FIM e pela FIM-Europe , a Taça do Mundo de Bajas no caso da FIM e o Campeonato da Europa de Bajas no caso da FIM-Europe.
O programa das motos inclui um prólogo na sexta feira dia 8 e dois setores, um disputado no sábado dia 9 e outro no domingo seguinte. O prólogo será disputado em Sobral de Monte Agraço, nas proximidades da pista de São Quintino com uma extensão total de 4,75kms. No sábado o programa das motos inclui um longo e exigente setor com 173 quilómetros de extensão ligando o Cadaval a Vila Facaia no Município de Torres Vedras, cruzando campos, pomares e florestas em pisos que irão alternar entre a areia e o barro. Pelo caminho existirão zonas de assistência, uma pouco depois do KM83 junto ao Estádio Municipal do Bombarral, e uma outra pouco depois ao KM118 próximo da Valor Sul.
No domingo muda um pouco o terreno e a paisagem, com a Serra de Montejunto a ser o grande observador da corrida. Partindo de Sobrena, no município do Cadaval, os concorrentes terão pela frente cerca de 114 quilómetros até chegaram á meta em Camarnal, município de Alenquer, num percurso que para além de ter um piso um pouco diferente, e que tem maiores secções de floresta, terá ainda como dificuldade acrescida o facto de já ter sido percorrido pelos carros no dia anterior. Este troço terá a zona de assistência colocada ao KM65, nas imediações da localidade de Espinheira.
Ainda no que diz respeito á motos, a prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco irá também ser válida para a Mini-Baja. O programa dos "mais pequenos" inclui também o prólogo, mas que neste caso disputará na manhã de sábado. Ainda durante o dia de sábado irão disputar o seu sector seletivo, que terá inicio em Sobrena e irá terminar 65Kms depois em Espinheira.
Quanto aos automóveis o programa será também bastante diferente á semelhança das edições anteriores. O programa desportivo começará apenas ás 10 da manhã de sábado, com a disputa do Prologo em Sobral de Monte Agraço. Depois, na tarde de sábado os concorrentes auto irão disputar o troço de 114kms que ligará Sobrena - Camarnal. No domingo os automóveis terão pela frente o setor mais complicado da corrida entre Cadaval e Vila Facaia, que para além de mais longo e num tipo de terreno que em teoria é um pouco mais difícil, deverá estar também algo "castigado" depois da passagem das caravanas moto, quad e SSV.
A organização da prova deverá divulgar em breve as listas de inscritos e também os pontos de passagem da prova onde o publico poderá assistir á passagem dos concorrentes
Todoterreno.pt
Foto: ImagensDesportivas.pt