
X-TROPHY FERREIRA DO ZEZERE 2022: APOSTA GANHA EM NOVA PROVA NO CALENDÁRIO
A caravana do Troféu X-Trophy, a maior competição de resistências em todo-o-terreno para motos e quads que se disputa em Portugal, visitou pela primeira vez na sua já longa história a localidade de Ferreira do Zêzere, a norte do distrito de Santarém, trazendo assim para o troféu um novo desafio para os participantes.
A prova organizada pelo Moto Clube de Ferreira do Zêzere e pelo Município de Ferreira do Zêzere teve o seu centro nevrálgico instalado no Aeródromo Municipal, aproveitando assim o muito espaço disponível para que criar um recinto com segurança e qualidade para receber a vasta caravana de participantes. A partir do Aeródromo desenhava-se o traçado com 10 quilómetros de extensão que percorria as colinas entre este equipamento e a Barragem de Castelo do Bode, que apesar de oferecer algumas passagens com particular beleza paisagística, tinha também alguns pontos muito exigentes e a requerer máxima concentração aos participantes. Esta prova teve também a "Bênção de São Pedro" que trouxe consigo a tão desejada chuva, que caiu com alguma intensidade na região nos dias e na noite que antecederam a prova, mas que felizmente quase não apareceu no durante as corridas. Fruto das condições climatéricas, a lama e os buracos com água substituíram em alguns locais o pó, permitindo na maior parte dos casos que os pilotos rodassem ao seu máximo potencial.
Os primeiros pilotos a entrarem em prova em Ferreira do Zêzere foram os jovens da categoria Iniciados, mais propriamente os catorze pilotos da categoria Iniciados Moto. Entre eles, Simão Severino, aos comandos de uma Yamaha 65cc destacou-se como o mais rápido e o único que conseguiu dar 32 voltas ao
circuito especialmente desenhado para este classe, conquistando assim um merecida vitória depois de um inicio de corrida algo atribulado. Em segundo lugar, com 31 voltas completadas ficou Rafael Dias em KTM 85cc e logo atrás, com 30 voltas ficou Bernardo Caiado aos comandos de uma Yamaha de 85cc.
Entre os Quads Iniciados, dois pilotos conseguiram das 26 voltas á pista, porém o vencedor foi Tiago Cruz, que com a sua Yamaha YFM cruzou a linha de meta antes de Gabriel Oliveira em moto semelhante. Com menos uma volta que os dois primeiros, e terminando em terceiro lugar Bernardo Conceição, também ele em Yamaha.
Relativamente ás provas de Seniores, segundo a logica de rotatividade de categorias, desta vez coube aos Quads abrirem a pista, depois de em Coruche terem sido as motos. Assim, as mais de 4 dezenas de participantes em quad, tiveram a tarefa de enfrentar uma pista nova, mas muito exigente graças ás chuvas que caíram antes da prova e que tornaram alguns locais bastante escorregadios e exigentes.
Apesar do desafio que a pista colocou, notou-se um grande equilíbrio entre participantes e uma elevada competitividade, com muitos pilotos a terem prestações equiparadas. Na classe Q-Elite, Tomás Paulo, em Yamaha YFZ450 conseguiu ser o mais rápido e vencer a corrida, tendo completado um total de 10 voltas ao circuito. Porém, após 1h30 de competição, a sua vantagem resumia-se a 22 segundos sobre Fernando Cardoso que terminou em segundo lugar também com Yamaha. A apenas 44 segundos do segundo posto terminou Fábio Ferreira, colocando mais uma Yamaha no podium. No total, na classe Q-Elite foram 6 os pilotos que terminaram com 10 voltas. Destaque ainda para o azarado Luis Fernandes que liderou a corrida da primeira á sétima volta.
Entre os Q1-Hobby Vítor Lopes venceu destacado, sendo o único piloto a conseguir dar 10 voltas ao circuito. Atrás do vencedor ficou um batalhão de pilotos com 9 voltas cumpridas, com Daniel Perdigão a terminar em segundo lugar da classe e Vasco Caetano em terceiro.
Na Classe Q2-Hobby, Hugo Vasco levou a sua Suzuki á vitória, ficando na frente de David Salvador (segundo classificado) e João Suzano (terceiro classificado).
Entre os Juniores o melhor foi Tomás Paulo, e enquanto nos veteranos foi Rui Russo o melhor.
Finalmente um destaque para a jovem Joana Mendes, que se estreou nesta corrida em termos desportivos, e que levou para casa o troféu de vencedora da classe Q-Feminino. O seu resultado é tanto melhor, pois terminou em 12º da classe Q-1 Hobby onde participaram 22 pilotos.
Os pilotos das motos de duas rodas foram desta vez os últimos em pista, sendo que no entanto em algumas zonas do percurso isso até se traduziu numa pequena vantagem em alguns locais uma vez que as sucessivas passagens dos quads limparam as trajetórias e a lama da pista.
Na classe TT1, reservada aos pilotos com licença desportiva, João Duarte foi o vencedor, terminando a corrida com uma curta vantagem de 14 segundos sobre Fábio Magalhães que foi o segundo. Com uma volta a menos, em terceiro, terminou Cláudio Duarte.
Na classe TT2, foi o experiente Gustavo Gaudêncio do Team Bianchi Prata quem venceu a corrida, completando 10 voltas e terminado com quase dois minutos de vantagem sobre Micael Simão, que chegou em segundo. A fechar o pódio ficou Filipe Frois.
Flávio Carvalho em Husqvarna 250 somou mais um triunfo ao seu palmarés graças á vitória na classe TT1-Hobby, enquanto Diogo Leitão terminou em segundo e Flávio Neves em terceiro.
Entre os TT2-Hobby, Emanuel Oliveira venceu a corrida, sendo mesmo o unico que conseguiu dar 10 voltas. Duarte Pedroso e Nelson Cunha, ambos com 9 voltas realizadas, terminaram em segundo e terceiro respetivamente.
A vitória na classe Júnior ficou para David Borralho com 9 voltas cumpridas, enquanto a vitória da classe Sénior ficou para Cláudio Duarte, também com 9 voltas.
No final do evento, o Sr. Presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, Bruno José da Graça Gomes, disse-nos que : "Faço um balanço extremamente positivo, pois cumprimos todos os objetivos. Os atletas divertiram-se, Ferreira do Zêzere recebeu um grande evento muitíssimo bem organizado, portanto estamos de coração cheio porque correu tudo bem." Acrescentou ainda que: "Ferreira do Zêzere tem um potencial muito grande, conheço este espaço e achamos que seria o ideal para trazer este evento e hoje ficou provado que sim. Este aeródromo é ótimo e tem excelente condições para podermos aqui ter o padock e o coração desta prova e para o ano temos que continuar e alavancar esta prova que correu muito bem."
Luis Pirralho, da X-Adventure adiantou-nos que "O X-Trophy agora vai ter uma pausa de alguns meses e esperamos poder regressar no outono, com uma sequencia de três provas. Encerramos esta primeira fase com uma boa corrida, bem disputada, num local magnifico, provando que esta foi uma aposta ganha. Quero agradecer ao Moto Clube de Ferreira do Zêzere, ao Município e aos demais parceiros por terem possibilitado a realização desta corrida aqui."
O X-TROPHY FERREIRA DO ZEZERE foi organizado pelo Moto Clube de Ferreira do Zêzere, e pelo Município de Ferreira do Zêzere, promoção a cargo da X-Adventure e ao abrigo das normas da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal.
As classificações estão disponíveis aqui: Cronobandeira
X-Adventure