X-Trophy Semideiro Chamusca 2024: Dominio dos "Federados" em corridas muito disputadas
Depois da viagem até Barcelos, o Troféu X-Trophy regressou ao Ribatejo no passado domingo, dia 17, para disputar a terceira prova da corrente temporada. A pequena localidade de Semideiro, no concelho de Chamusca, foi o local escolhido para esta corrida, organizada pela X-Adventure e que teve o seu centro nevrálgico localizado no recinto das festas e campo de futebol locais.
Como desafio, a organização propôs um traçado com cerca de oito quilómetros e meio para as corridas seniores, e complementado por uma versão de perímetro mais reduzido para as categorias de iniciados. Este era um traçado de um modo geral rápido, desenhado no interior da floresta, mas que em alguns locais exigia um pouco mais de atenção dos pilotos.
Com cerca de 8 dezenas de motos de duas rodas e quase 4 dezenas de Quads, a lista de inscritos para esta corrida incluía, como já vem sendo hábito, um grande grupo de pilotos muito rápidos e que deram bastante espetáculo, tanto nas duas como nas quatro rodas. Para além destes, estiveram ainda presentes cerca de duas dezenas e meia de pilotos inscritos nas classes de Iniciados, com o grosso desta "pequena" caravana a ser composto por participantes em moto de 2 rodas.
Os primeiros a entrar em pista foram os pilotos das classes Iniciados Moto, tendo sido disputadas duas corridas de 30 minutos. Nos iniciados TT1 venceu Bernardo Montes com uma Gás Gás 50, nos TT2 venceu Gabriel Xavier com uma Yamaha YX 65, em TT3 venceu Afonso Gois com uma Yamaha YZ85, e finalmente na classe TT4 venceu Martin Caetano aos comandos de uma Yamaha YZ125.
Na classe Iniciados QUAD, Pedro Dionísio venceu na classe Q2 com uma Yamaha YFM90m enquanto na classe Iniciados Q3 venceu Bernardo Conceição.
Nas corridas principais, manteve-se a lógica de alternância de corridas, e assim os primeiros a entrar em pista foram novamente os pilotos Moto uma vez que na última corrida tinham sido os pilotos Quad.
Nas motos de duas rodas, foram vários os "repetentes" a subir ao pódio, depois de uma corrida muito disputada a um ritmo bastante elevado. Na classe TT1 Federado, o vencedor foi Óscar Duarte, aos comandos de uma Kawasaki KX250F. Nos TT2 o jovem João Duarte superou os seus adversários e somou mais um triunfo com a sua habitual Honda CRF450.
A numerosa classe Hobby tinha muitos pilotos rápidos, pelo que as vitórias de Flávio Neves nos TT1 Hobby e Nelson Cunha nos TT2 Hobby são ainda mais "valiosas", até porque no caso de Nelson Cunha foi mesmo o único a conseguir dar 12 voltas á pista, um resultado que o deixaria num eventual segundo lugar da geral combinada de todas as classes.
Há ainda a destacar a vitória de Oscar Duarte nos veteranos e a de Martin Pedroso entre os Juniores, sendo que este piloto também venceu a corrida da classe TT4 Iniciados.
Nos Quads, foi João Vale quem mais uma vez subiu ao lugar mais alto do pódio depois de ter realizado uma corrida onde se manteve sempre a um nível um pouco acima dos demais, mesmo tendo em conta que participou com uma Yamaha YFZ450 e não com a sua já emblemática Can-Am 1000
Nos Q1-Hobby venceu Duarte Rodrigues, também com uma Yamaha YFZ450, enquanto na classe Q2-Hobby venceu Duarte Lisboa com uma Yamaha 700.
Duarte Rodrigues, para além da vitória na classe Q1 Hobby, venceu ainda entre os Juniores e Rui Russo (Yamaha YFZ450) venceu entre os veteranos.
TAÇA BLUEMOTOR / YAMAHA
Depois da estreia em Barcelos, a prova de Semideiro foi a segunda válida para a nova Taça Bluemotor / Yamaha, tendo comparecido uma caravana bastante vasta de pilotos com motos da casa dos três diapasões.
Na corrida Moto, e entre os TT1, venceu João Pires, com uma Yamaha WR250. Nos TT2 foi Luis Cação o vencedor com uma Yamaha WR450.
Nos Quads, foi João Vale quem venceu esta corrida, na frente de Tomás Paulo e Duarte Rodrigues, segundo e terceiro respectivamente, todos em Yamaha YFZ 450.
Também os mais novos puderam pontuar para esta competição. Nos Iniciados Moto, o vencedor foi Afonso Gois com uma Yamaha YZ85, enquanto nos Quads o vencedor foi Bernardo Conceição.
O X-Trophy ruma agora até ao Alto Alentejo, mais propriamente até à cidade de Ponte de Sor, onde no próximo dia 15 de dezembro irá ser disputada a última prova deste ano.
Todas as informações sobre a prova e as classificações estão disponíveis em: https://www.x-trophy.com/index.php/edicao-2024/03-chamusca.html
O X-Trophy Semideiro-Chamusca foi organizado pela X-Adventure, com o apoio do Município da Chamusca, da Freguesia de Ulme, do Team Rodrigues, e da Dias & Rodrigues Unipessoal, Lda.
O Troféu X-Trophy é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e como apoio da Bluemotor, da Motévora, da Goldspeed, da Mundimat, da Mundilimpa, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com