72 SSV prometem uma Baja TT Sharish Gin de contas bem abertas
Se havia dúvidas sobre a importância dos SSV na Baja TT Sharish Gin, a lista de inscritos trata de as resolver rapidamente: são 72 equipas preparadas para alinhar em Reguengos de Monsaraz e Mourão. Um pelotão numeroso, com os principais candidatos ao Campeonato Nacional, vencedores das três jornadas já disputadas, o campeão em título e vários projectos que continuam a crescer ao longo de 2026. Três provas, três venc…
Se havia dúvidas sobre a importância dos SSV na Baja TT Sharish Gin, a lista de inscritos trata de as resolver rapidamente: são 72 equipas preparadas para alinhar em Reguengos de Monsaraz e Mourão. Um pelotão numeroso, com os principais candidatos ao Campeonato Nacional, vencedores das três jornadas já disputadas, o campeão em título e vários projectos que continuam a crescer ao longo de 2026.
Três provas, três vencedores e uma luta que continua aberta
A temporada de 2026 ainda não permitiu que ninguém se instalasse confortavelmente no primeiro lugar do pódio. Tiago Guerreiro/Carlos Paulino venceram a prova inaugural em Beja, Afonso Oliveira/Daniel Jordão triunfaram na Baja TT Norte de Portugal e Pedro Antunes/Nuno Batalha foram os mais fortes no Raid TT Ferraria.
É precisamente Pedro Antunes quem chega ao regresso do campeonato na liderança da classificação, com 47 pontos, seguido por Pedro Santinho Mendes, com 32, Tiago Guerreiro, com 28, e Afonso Oliveira, com 27. Rodrigo Melancia e Miguel Cunha seguem logo atrás, ambos com 26 pontos.
Todos eles fazem parte da extensa lista para Reguengos, deixando poucos argumentos para esperar uma corrida tranquila.
Nelson Caxias regressa ao palco onde venceu em 2025
Outro dos nomes a seguir será Nelson Caxias. O campeão nacional em título regressa à Baja TT Sharish Gin depois de ter vencido a edição de 2025, numa chegada particularmente apertada que terminou com apenas 1,8 segundos a separar os dois primeiros.
Este ano, Caxias surge inscrito com Luís Engeitado num Can-Am Maverick X3 e encontra uma concorrência onde estão igualmente Pedro Santinho Mendes/Pedro Mendonça, Rodrigo Melancia/João Diogo, Miguel Cunha/Bruno Borrego, Roberto Borrego/Domingos Cunha, Pedro Grancha/Tomás Neves e muitos outros protagonistas habituais da categoria.
Can-Am e Polaris continuam fortes, mas há novas máquinas a ganhar espaço
A dimensão da lista permite também perceber a diversidade crescente do pelotão. Can-Am e Polaris continuam a representar uma parte significativa dos SSV presentes, tanto na categoria principal como na Stock, mas outras propostas estão progressivamente a encontrar o seu lugar.
É o caso da Segway, que aparece em Reguengos com três máquinas. André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes prosseguem o desenvolvimento do Super Villain SX20T num projecto que está a cumprir a temporada nacional, depois de resultados encorajadores nas primeiras jornadas.
A eles juntam-se Micael Vitória/Fábio Pratas e Tiago Evaristo/João Coelho, reforçando uma presença que já deixou de ser apenas uma curiosidade tecnológica no meio do pelotão.
Uma lista onde há muito mais do que a luta pelo primeiro lugar
Aos candidatos à vitória absoluta juntam-se as batalhas entre os concorrentes da Categoria Stock, do Troféu Polaris, do Can-Am Challenge e das restantes classificações associadas ao Campeonato Nacional e à competição europeia.
Entre os 72 inscritos encontramos ainda nomes como Sérgio Vaz, Nelson Saramago, Miguel Cardoso, Alexandre Silva, Ricardo Fortunato, Adelino Oliveira, João Carvalho, Cláudio Cardoso, Nuno Neves, Gonçalo Guerra ou Gil Alves, num pelotão onde a quantidade não esconde a qualidade.
Há ainda presença internacional, com os espanhóis Antonio Herrera e Panta Rubio entre os concorrentes.
Reguengos recebe um campeonato que regressa em força
Depois da longa interrupção de Verão, a 38.ª Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão coloca novamente os SSV nas pistas e abre uma segunda parte da temporada onde ainda há muito por decidir.
Com três vencedores diferentes em três provas, o líder do campeonato presente, o campeão nacional a regressar ao palco onde venceu há um ano e 72 equipas prontas para partir, não faltam candidatos para escrever o próximo capítulo.

