Baja Portalegre 500 2021: Superfinale Europeia da Taça Yamaha YXZ 1000R
A Baja Portalegre 500 recebeu mais uma edição da Superfinale Europeia da Taça Yamaha YXZ1000R onde nos dias 28 a 30 de outubro estiveram presentes pilotos de várias nacionalidades que participaram nesta competição monomarca promovida pela Yamaha Motor Europa.
Com as condições climatéricas a fazer antever uma prova muito difícil devido às chuvas intensas que estavam previstas para Portalegre, os pilotos inscritos nesta competição não desanimaram perante as adversidades e proporcionaram uma animada disputa pela vitória da Superfinale Europeia da Taça Yamaha YXZ1000R.
Desta feita, quem levou a melhor foi a dupla espanhola franco Luis Heredero/Amir Laamri que venceu a competição com uma vantagem de 4m45s para o par também espanhol Javier Rivera/Francisco Díaz. A equipa que representou Portugal composta por Francisco Palmela/Joaquim Lauro terminou na terceira posição a 5m50 do vencedor. Destaque ainda para o antigo piloto de MXGP Gautier Paulin, um dos wild-cards da Yamaha nesta edição da Baja Portalegre, que navegado por Manuel Lucchese teve a sua primeira experiência numa prova de TT com um SSV com uma excelente prestação.
A par da Superfinale Europeia, a Yamaha Motor Europa criou também a YXZ1000R Challenge, um desafio em que qualquer piloto inscrito com um Yamaha YXZ1000R podia participar. Nesta competição triunfou a dupla Mário Franco/Nuno Guilherme e o par André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes terminou na segunda posição. No terceiro lugar ficou o alemão Thomas Ziegltrum navegado pelo português Luís Vaz.
A realização da Superfinal Europeia da Yamaha YXZ1000R em Portugal na Baja Portalegre 500, a mais importante prova do todo-o-terreno da Europa, assume um enquadramento de grande relevância para o TT nacional que a equipa da Yamaha Motor Portugal faz questão de ressalvar:
“a competição TT faz parte da história da Yamaha que ao longo dos anos tem estado na linha de frente das várias vertentes das provas de off-road. A competição de SSV é o mais recentemente capítulo dessa histórica da marca e que, com grande orgulho nosso, volta a trazer a SuperFinale Europeia para território luso. É nossa convicção que a presença da nossa competição monomarca e de toda a estrutura da Yamaha Motor Europe em Portalegre contribui para engradecer, ainda mais, esta reconhecida prova do TT nacional.”.
Comunicado Oficial