
Super SSV Pinhal Novo 2022: Rui Godinho triunfa na Geral SSV depois de luta muito acesa com Vasco Martins e Arnaldo Monteiro
- Tiago Félix vence prova Mini-Buggy do MX Caramelos depois de recuperação no segundo setor.
Cerca de duas dezenas de pilotos e suas máquinas viajaram até ao Pinhal Novo, Município de Palmela para disputarem a segunda prova do ano do Troféu Super SSV, um evento organizado pelo MX Caramelos no recinto de Lagoa da Palha.
A organização e a X-Adventure, promotor do troféu, prepararam um circuito comum para ambas as categorias em prova - SSV e Mini Buggy, que aproveitava a quase totalidade do espaço disponível num misto de zonas rápidas intercaladas com zonas mais lentas e curvas mais fechadas, e onde se incluía também um pequeno salto. O piso apesar de ser na sua maioria em areia, relevou-se mais consistente do que o previsto, fruto das chuvas que caíram nos dias que antecederam a prova, resistindo de forma bastante razoável ás constantes passagens dos concorrentes.
O programa da prova foi composto por dois setores de dez passagens para os concorrentes SSV e por dois setores com cinco passagens para os Mini-Buggy, com os "mais pequenos" a terem honras de abertura da pista. Também o clima ajudou á realização do evento, com um excelente dia de sol, ameno e sem vento, propiciando as condições ideias para a prova, tendo-se ainda juntado uma quase total ausência de pó devido ao piso húmido, com óbvios benefícios para todos os intervenientes - Os pilotos puderam ter a pista limpa e com visibilidade a 100%, a organização pode reduzir os tempos de partida de cada carro para trinta segundos, e o público pode assistir a toda a prova em condições excecionais.
No capitulo desportivo, sem sombra de duvida que os SSV dominaram as atenções pois a caravana destas maquinas era substancialmente mais vasta do que as dos seus rivais Mini-Buggy que contavam apenas com três pilotos em prova. As vinte passagens realizadas pela maioria dos SSV foram quase sempre em ritmo muito rápido, com passagens espetaculares e curvas feitas no limite, muitas vezes com rodas no ar ou os carros a atravessar para gáudio do publico e fotógrafos presentes.
Rui Godinho, do Team GTR em PG Racing 1300 - um buggy equipado com motor Suzuki de 1300cc, completou o primeiro setor de 10 voltas na liderança da prova com o tempo de 25m 37,807s. Atrás de si uma verdadeira legião de pilotos de SSV dava o que tinha e o que não tinha para conseguir manter-se em contacto com o veloz buggy, sendo Vasco Martins ao volante de um Can-Am X3 da equipa CVV/ Motojustino CAN AM X3 quem mais perto se encontrava, ocupando o segundo lugar a uns escassos 21 segundos do líder, e a manter-se na frente da categoria Hobby. Quase que a jogar em casa, Arnaldo Monteiro, também em Can-AM X3, a correr com as cores da Mundimat, era no final do primeiro setor o terceiro classificado, líder entre os pilotos federados a cerca de 40 segundos da frente da corrida.
Entre os Mini-Buggy esperava-se que Samuel Isabel que não pode dispor do seu carro habitual não tivesse condições de aspirar á vitória devido ás grandes diferenças entre o seu simpático carro e os "jatos" dos seus adversários, porém para se ser primeiro no final já primeiro que chegar ao final, e neste caso o piloto da Samuel Vina Racing levou de facto a melhor num primeiro setor que mais fazia lembrar a lenda da lebre e da tartaruga. Nelson Rocha não chegou sequer a conseguir completar uma volta, quedando-se fora da contenta logo nos minutos iniciais, deixando assim o que parecia ser caminho aberto para uma cavalgada triunfante de Tiago Félix e para o seu Semog 600. Porém alguns "percalços" de Tiago Félix deixaram Samuel Isabel aproximar-se demasiado, pois embora mais lento foi sempre rodando de tal forma consistente que terminou o setor na frente da corrida.
Depois de alguns momentos de descanso, e com homens e máquinas reabastecidos, seguiu-se uma nova ronda de passagens pela pista do MX Caramelos. Na prova "maior", reacendeu-se na máxima temperatura a luta Buggy-SSV, com Rui Godinho a defender-se como podia dos ataques dos SSV conduzidos por Vasco Martins e Arnaldo Monteiro, enquanto um pouco mais atrás uma vasta caravana de "interessados" se mantinham atentos e á espreita de um eventual deslize de algum dos lideres.
Vasco Martins conseguiu ser bem sucedido e superar Rui Godinho no derradeiro setor da prova, mas por uns magros 6 segundos. Arnaldo Monteiro também se aproximou do buggy, mas não o suficiente para o ultrapassar ficado a 17 segundos de Vasco Martins e a 11 de Rui Godinho.
Quanto aos Mini-Buggy a pressão estava totalmente do lado de Tiago Félix, que com um carro substancialmente mais rápido que o seu adversário ocupava o segundo lugar. E de facto, a ordem natural foi reposta no segundo setor, com Tiago Félix a facilmente ser mais rápido que Samuel Isabel e a terminar as 5 voltas com quase 5 minutos de vantagem.
Feita a contabilidade dos tempos obtidos nos dois setores, na prova SSV onde correm os SSV e os Buggy, Rui Godinho emergiu como vencedor, graças á vantagem que conquistou no primeiro setor, pois apesar dos esforços de Vasco Martins no setor da tarde, o tempo que recuperou não foi suficiente pra passar para a liderança da corrida.
No final, Rui Godinho que venceu a geral e a sua classe Buggy, disse-nos que: "Não foi nada fácil, quem vê aquilo a andar pensa que é fácil, mas o carro leva muita tareia neste terreno. Mas foi uma corrida muito gira, aproveitaram bem o espaço, foi bem organizado, não houve "stresses" nenhuns. Impecável!
Vasco Martins, depois de 20 passagens realizadas e mais de 50 minutos de corrida, terminou em segundo lugar da classificação geral a apenas 15 segundos do vencedor, ao mesmo tempo que conquistou a vitória entre os SSV Hobby. "Foi um dia bom. Foi um bom lugar na classe, não podia ser melhor, mas na geral ficou um bocadinho á quem. Cometi poucos erros, mas o circuito em causa não era o ideal para o carro que tenho, e realmente fiz o máximo que pude.", reconheceu no final Vasco Martins.
"Foi uma prova muito simpática, estava bem organizada, o tempo ajudou, a pista era muito gira também, não era muito massacrante para os carros e deu para nos divertirmos." disse o terceiro classificado e vencedor entre os pilotos federados Arnaldo Monteiro, que acrescentou que: "A rapaziada atrasou-se um bocadinho, houve alguns que chegaram em primeiro na geral. Havia ali o buggy com motor Hayabusa que realmente está em outro campeonato, e um outro SSV a andar muito, e eu fiquei logo ali atrás e andei o melhor que pude. Correu tudo, a primeira PEC correu porreira, e na segunda atacamos um bocadinho mais para ver se conseguíamos pelo menor chegar ao outro SSV mas não foi possível"
Já do lado dos Mini-Buggy, Tiago Félix , vencedor da prova disse-nos que: “Foi difícil e renhido com o Samuel Vina e o Nelson Rocha” que acrescentou num ambiente de boa disposição “Foi difícil mas conseguiu-se bem bate-los, porque eles estão em baixo de forma”.
O segundo classificado dos Mini-Buggy Samuel Isabel, que não pode dispor do seu Semog, pediu-nos que: “Não digam nada, porque a minha filha não sabe que eu vim para aqui com o carro dela. O meu carro não ficou pronto a tempo, mas como tinha lá aquele, aproveitei.” Num tom um pouco mais sério acrescentou que: “Infelizmente a classe Mini Buggy não está tão apetrechada como nós gostaríamos, mas a pouco e pouco vamos mudando mentalidades, e há tantos carros parados nas garagens que podem sair e virem divertir-se como eu fiz. Sobretudo saírem e divertirem-se em segurança.”
O SUPER SSV PINHAL NOVO foi organizado pelo MX Caramelos, com o apoio do Município de Ferreira do Palmela, da Freguesia do Pinhal Novo, dos Bombeiros do Pinhal Novo e da Tanqueluz, sendo provido pela X-Adventure e disputado sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal.
Mais informações em www.superssv.com
Siga o X-Trophy no Facebook: https://www.facebook.com/SuperSSV
Vasco Martins, segundo classificado SSV
Arnaldo Monteiro - Terceiro classificado SSV
Tiago Felix - Vencedor Mini Buggy
Samuel Isabel - Segundo classificado Mini Buggy
X-Adventure / Trofeu Super SSV
Fotos: ImagensDesportivas.com