Troféu Super SSV Coruche 2 2022: Muita diversão e luta em pista na ultima prova do ano
Miguel Plácido nos SSV, Iuri Alves nos Buggy e Nelson Rocha nos Mini Buggy foram os grandes vencedores da prova Ribatejana
A Caravana do Troféu Super SSV reuniu-se pela última vez nesta temporada de 2022 no passado dia 10 de Dezembro, em Várzea de Água, Coruche para disputar a derradeira prova do ano, o Super SSV Coruche 2 2022.
Ao evento organizado pelo Moto Clube Sacho compareceram cerca de duas dezenas de pilotos e suas máquinas, novamente com a maioria dos participantes a inscreverem-se na classe nos SSV deixando em minoria os velozes "mini-buggies".
Toda a região do Ribatejo tinha sido bastante afetada pelas chuvadas dos dias anteriores, que despejaram sobre todo o território dezena de litros de água por metro quadrado, ensopando os terrenos e criando inúmeras zonas de água um pouco por toda a parte. Porém, dadas as condições dos terrenos e a própria orografia do local onde se disputava a prova levaram a que a mesma se pudesse disputar sem grandes problemas, visto os terrenos manterem em grande parte a sua consistência e o leque de opções disponíveis á organização que pode assegurar que os caminhos se mantinham em perfeitas condições para realizar a corrida. Ainda assim, em locais pontuais alguma água e lama até serviram para "apimentar" a corrida e proporcionar algumas imagens mais interessantes.
Dadas as condições do terreno e a possibilidade de voltar a ter chuva ao final do dia, a organização de acordo com os pilotos procedeu a uma pequena correção ao programa previsto para poder agilizar e acelerar todo o decorrer do evento, passando tanto a prova de SSV como de Mini-Buggy a serem compostas por três sectores cada. No caso dos SSV, disputaram-se dois setores compostos por três especiais de classificação e um setor final com quatro especiais. Já no caso dos Mini-Buggy, disputaram-se três setores compostos por duas especiais cada.
Em termos desportivos, a prova promovida pela X-Adventure viria a ser muito disputada, exigente mas também muito divertida para os pilotos, pilotos esses que de forma muito consensual teceram rasgados elogios á pista e á organização por ter acreditado que conseguia mesmo dadas as condições climatéricas adversas fazer disputar o evento.
Na Classe SSV a dupla composta por Emanuel Luz e Soraia Chambel do Team Repower foram os primeiros lideres da prova. No final do primeiro setor de tres passagens não só detinham a liderança como havia feito a volta mais rápida. Vasco Martins, da equipa CVV/Motojustino ocupava o segundo posto a apenas 29 segundos de distância. E em terceiro Luis Pires, pouco mais de 4 segundos do segundo classificado e a 34 do líder.
No segundo setor do dia, Emanuel Luz voltou a conseguir terminar na frente, mas a concorrência direta era agora assegurada por outros pilotos. Em segundo lugar Miguel Plácido acompanhado de Ricardo Braz aproximavam-se perigosamente, e findas as três passagens que compunham o setor estavam a apenas 8 segundos de distância do líder. Em terceiro, mas já a 47 segundos de Emanuel Luz, terminava agora Rui Godinho como o seu Buggy PG Racing 1300 de motorização Suzuki.
À entrada do terceiro setor já uma boa parte dos participantes tinha ficado pelo caminho, sobretudo com furos ou avarias mecânicas, e nesse grupo estava também Emanuel Luz, o líder da prova que se via assim arredado da luta pela vitoria. Quem também viria a ficar pelo caminho logo depois de cumprir a primeira volta seria Rui Godinho.
Miguel Plácido e Ricardo Braz, da equipa Inrio Racing eram agora os mais velozes em pista, completando este ultimo setor em primeiro lugar com quase dois minutos de vantagem sobre o segundo classificado, Nuno Rogerio, da equipa Benimoto Racing. Também com as cores da Benimoto e em terceiro lugar, a 2m41s do líder estava agora José Morgado.
Feita a contabilidade da corrida, o grande vencedor, com 10 voltas cumpridas foi Miguel Plácido , em Can-Am Maverick. Também com 10 voltas, mas a uns "longos" 4 minutos, em segundo lugar terminou Nuno Rogério. José Morgado foi o terceiro classificado, com o mesmo número de voltas dos seus companheiros do pódio, mas já a 5m24s do vencedor.
Na classe Mini-Buggy, onde participam os carros mais pequenos, mas nem por isso os mais lentos, Nelson Rocha foi o grande vencedor, não dando sequer hipóteses aos seus adversários de se aproximarem do primeiro lugar.
A prova destas pequenas maquinas "quase voadoras" foi composta por 3 setores de 2 passagens cada por uma versão encurtada da pista , e em todas elas o denominador comum foi o Nelson Rocha, sempre o mais rápido e vencedor de todos os setores, o que culminou com a sua vitoria na geral. No primeiro setor foi Tiago Felix quem mais se aproximou do líder, seguido de Edgar Santo. No segundo setor Tiago Felix ficava pelo caminho, e ascendia a segundo Edgar Santo, enquanto Hugo Pinto subia para terceiro. No derradeiro setor, Ficava apenas Edgar Santo a tentar contrariar a hegemonia de Nelson Rocha, mas mesmo ele viria a sentir problemas na ultima passagem, deixando ainda mais tranquilo o lider da corrida.
No final como já foi dito, Nelson Rocha, em Semog 600 foi o grande vencedor, tendo cumprido as 6 voltas previstas. Edgar Santo, em AG-600 terminou em segundo também com 6 voltas cumpridas mas já a 4m39 do vencedor. E em terceiro, Hugo Pinto, também em Semog 600, mas com apenas 4 voltas realizadas.
Concluído o evento, Luis Pirralho, Director da X-Adventure disse: "Fechámos o ano com chave de ouro. Que grande corrida esta de Coruche. Os pilotos estão de parabéns, andaram todos muito rápido, e pelos comentários que fui recolhendo gostaram muito da prova e da pista. São Pedro meteu-nos algum medo há uns dias atrás, mas hoje poupou-nos á chuva. A água que aqui caiu não casou grandes problemas, sendo que na verdade até melhorou muito algumas zonas, deixando a pista com condições fantásticas. As medias na casa dos 100 quilómetros por hora atestam isso mesmo."
Sendo esta a ultima corrida do ano , e em jeito de balanço acrescentou que "A época teve um inicio um pouco atribulado, estávamos ainda a sair da pandemia e havia ainda muito receio nas pessoas. Agora a reta final decorreu de forma excelente, pois tanto no Pinhal Novo como agora em Coruche tivemos duas grandes corridas. Foi bom para todos, para os pilotos, e também para nós, dando-nos bastante alento para 2023."
Sobre a próxima época, o diretor da X-Adventure, responsável deste troféu revelou que "Deveremos começar em Fevereiro, sendo que em Janeiro vamos ter a cerimonia de entrega de prémios da edição de 2022 do Troféu Super SSV. Estamos a preparar algumas novidades, e esperamos poder visitar outras zonas do país. Mas por agora é mesmo descansar um pouco e preparar para celebrar o Natal e o Ano Novo. Por isso mesmo quero desejar as Boas Festas a todos aqueles que participaram, apoiaram, trabalharam ou assistiram ás provas do Troféu Super SSV 2022. Um grande abraço a todos, o sucesso do Troféu é devido também a todos vós. Até 2023."
Classificações disponiveis em: http://x-adventure.cronobandeira.com/
Mais informações sobre o Troféu Super SSV em: https://www.superssv.com/
Siga o Troféu Super SSV no Facebook: https://www.facebook.com/SuperSSV/
Comunicado oficial