X-TROPHY PORTALEGRE 2020: CENTENA E MEIA DE PILOTOS ANIMOU A PISTA DA CIDADE CAPITAL DO TODO-O-TERRENO

NELSON CUNHA (MOTO) E TOMÁS PAULO (QUAD) FORAM OS GRANDES VENCEDORES DA PRIMEIRA CORRIDA DO ANO.

Portalegre recebeu no passado domingo dia 2 de Fevereiro a primeira prova do Troféu X-Trophy 2020, organizada pelo Código D'Aventura e promovida pela X-Adventure sob a égide da FMP.

Integrada no Portalegre TT, o evento que se disputou na Herdade das Coutadas, local conhecido por acolher o prologo da Baja de Portalegre, contou com mais de centena e meia de participantes inscritos nas categorias moto e quad, proporcionando um grande espetáculo de motociclismo ao muito publico presente e uma excelente jornada desportiva aos participantes.

Também presente neste arranque de temporada esteve o Dr. José Rita, o presidente da Comissão de Todo o Terreno da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, que se mostrou bastante satisfeito com a adesão de participantes e com o excelente trabalho realizado pela organização.  Durante o briefing pode também salientar a importância dos pilotos serem detentores de licenças desportivas e dos benefícios que as mesmas atribuem.

Durante o Briefing houve ainda oportunidade para homenagear Paulo Gonçalves, o piloto Português falecido no Dakar 2020 disputado na Arabia Saudita, com os presentes a fazerem um minuto de silencio.

Apesar do clima ter dado tréguas no dia da prova e ter presentado publico e participantes com um verdadeiro dia de primavera mesmo estando nós no inverno, a chuva que caiu na região nos dias que precederam o evento acabou por ensopar bastante o terreno e nem mesmo os esforços da organização foram suficientes para eliminar as inúmeras zonas de lama que surgiram e colocaram algumas dificuldades aos concorrentes.

Desportivamente, tanto a prova Moto como a prova Quad foram muito disputadas.    Com 87 pilotos à partida esperava-se muita luta pelos melhores lugares em todas as classes participantes, e foi precisamente isso que aconteceu.  No final dos noventa minutos de corrida 24 pilotos haviam conseguido dar 24 voltas  à pista, e desses 24 apenas 2 conseguiram fazer melhor, Nelson Cunha em CRF 450F que vencia à geral e a classe TT2 Hobby , seguido de muito perto por João Duarte em Yamaha WR250, vencedor da classe TT1 , vencedor entre os Juniores e claro, segundo da geral.  Em terceiro, com 15 voltas realizadas, terminou João Pires em Yamaha YZF250, segundo entre os TT1 e vencedor da Classe Veteranos.     Hugo Conceição com uma Kawasaki venceu entre os TT2 e Flavio Carvalho em YZ125 venceu entre os TT1 – Hobby.  Finalmente nas Senhoras, Inês Godinho subiu ao lugar mais alto do pódio.

Quanto á corrida dos Quad começamos por mencionar aquele que muito provavelmente foi o piloto mais azarado, João Vale.  Vale assumiu a liderança da enorme caravana composta por 58 quads e marcou o ritmo da corrida durante 15 voltas, mantendo-se inalcançável para os demais, porém quando estava já dentro da ultima volta a sua Suzuki acabaria por sofrer uma falha mecânica e não deixar qualquer outra opção a não ser o abandono com a meta á vista.   A dupla composta por Tomás Paulo e Fábio Ferreira ambos em Yamaha YZF450 viu-se assim de repente com a vitória ao alcance restando no entanto apenas uma volta para ver quem chegaria na frente.   Seria Tomás Paulo a levar a melhor sob o seu adversário que terminou assim em segundo, com ambos a conseguirem dar 16 voltas.   Em terceiro lugar mas já a uma volta de distância terminou Joni Fonseca em moto semelhante à dos dois primeiros classificados.  Esta foi também a classificação da classe Q-Federado reservada aos pilotos detentores de licença desportiva, uma vez que todos estavam inscritos nesta mesma classe.  Tomás Paulo somou aos primeiro lugar da geral e da sua classe ainda o triunfo da classe Júnior, reservada a pilotos com menos de 19 anos. Na classe Q1 Hobby triunfou José Pinto que com a sua Suzuki LTR450 liderou durante mais de metade da corrida, enquanto nos Q2-Hobby vencia David Salvador com uma Suzuki LTZ400.  Rui Russo em Yamaha YZF450 vencia entre os Veteranos enquanto Yara “Hunt” Caçador vencia nas Senhoras.

Filipe Palmeiro, do Código D'Aventura, entidade organizadora do Portalegre TT e das provas do Troféu Super SSV e Troféu X-Trophy disse-nos já depois de concluídas as provas que: "Foi um fim‑de‑semana positivo com muito público e muita animação, com uma pista difícil com muita lama mas que melhorou bastante com o decorrer das provas. Estreámos um formato diferente nos SSV que se revelou um sucesso segundo os comentários dos participantes mas continuando a transmitir muita emoção ao público. As provas do X-Trophy foram muito disputadas e sem incidentes de maior. Este ano apostamos na segurança e no controlo do público junto à pista que se revelou muito positiva."

Luis Pirralho, promotor do Troféu X-Trophy disse no final do evento: "Estamos muito satisfeitos com este evento. Começamos a temporada com duas excelentes listas de inscritos, uma vez que tanto nas motos como nos quads os pilotos compareceram em força.  Quando ao desenrolar das provas correu tudo dentro do previsto, sem sobressaltos e com duas provas muito disputadas.  De realçar o aumento também do numero de senhoras e de juniores a participar” 

"No final de Março regressaremos a uma pista e a uma outra corrida que não se realiza há uns anos mas que nos seus tempos áureos era uma das maiores do seu género, que é o "Raid das Ratas". É a primeira vez que o X-Trophy será disputado na localidade de Volta do Vale, em Coruche, numa pista que traz muitas e boas recordações sobretudo aos á malta com um pouco mais de idade", concluiu.


O X-TROPHY PORTALEGRE 2020 será organizado pelo Código D'Aventura", com o apoio do Município de Portalegre.

O TROFÉU X-TROPHY é uma competição organizada sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal e de acordo os regulamentos desta federação.  Como principais parceiros o TROFÉU X-TROPHY conta com Tractomoz SA, Goldspeed, TR4 Digital, Todoterreno.pt e com Rally-Raid Network.

 

  
MOTOS E QUADS
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20

Don't try this at home