COMPETIÇÃO TRIAL E OFFROAD

Featured

CISET 4x4 Gouveia 2023: Duas dezenas de pilotos na primeira subida á Serra da Estrela

  • SUPER PROTOS DOMINAM LISTA DE INSCRITOS
  • CLASSE PROMOÇÃO REFORÇADA PROMETE MUITA LUTA

Já são conhecidas as equipas que vão alinhar no CISET 4x4 Gouveia 2023, disputado já no próximo domingo no Parque da Senhora dos Verdes mesmo à porta desta bela cidade Serrana, com as principais equipas participantes nesta competição a marcarem presença nesta jornada que se espera de muita competição e espetáculo.

A classe Super Proto é a que reune mais pilotos e certamente irá ser palco de grandes lutas pelos melhores lugares. Entre os inscritos estão os três primeiros classificados da prova de abertura da época de 2023 disputada em Pinhal Novo, no entanto António Henriques, Rui Vieira e Nuno Brás (1º. 2º e 3º respetivamente) terão que estar preparados para darem o seu melhor pois a concorrência está reforçada e ansiosa por poder também subir ao pódio e recuperar a desvantagem em pontos. Ao todo estão inscritos 11 Super Proto, ás máquinas mais espetaculares desta competição e as que irão enfrentar os obstáculos mais complicados da muito interessante pista preparada pela APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo.

Na classe Promoção Luís Silva começa a prova como claro favorito e com uma tranquilidade diferente de todos os outros graças aos pontos somados na primeira prova. Já os demais irão querer recuperar do atraso e começar também a somar pontos para um troféu que uma vez mais se prevê muito disputado nesta categoria.   Gouveia irá proporcionar a esta classe ( e também ás restantes) um desafio muito diferente do anterior, pelo que será necessário uma abordagem muito diferente á própria corrida.

Em puro contraste com a prova de abertura do CISET 4x4, a prova da Serra da Estrela não irá ter quaisquer obstáculos artificiais, com a organização a fazer das excelentes condições naturais do recinto para desenhar pistas bastante interessantes. Comparativamente com a prova de Pinhal Novo, onde os concorrentes tinham que descer ao fundo de grandes buracos, muitos deles com muita lama no fundo e percorrer um pista com zonas de areia, agora terão de subir grandes rochas e fazer uso de toda a sua perícia e das capacidades das suas máquinas para conseguirem encontrar a melhor foram de as transporem.

O programa do CISET 4x4 Gouveia inicia-se pelas 8 da manhã, hora a que está marcada a abertura do secretariado. Depois seguem-se as habituais formalidades que antecedem todas as corridas, incluindo o Briefing da prova marcado para as 10 da manhã. A "ação a sério" começa às 10 horas e 30 minutos, hora a que o primeiro concorrente irá arrancar para disputar o prólogo. Às 13 horas e 30 minutos arrancará a prova de resistência da Classe Super Proto, que terá duas horas de duração. Às 15 horas e 30 minutos é a vez da Classe Promoção enfrentar os obstáculos da pista de Gouveia, com a bandeira de xadrez a ser mostrada aos participantes desta classe às 17 horas depois de 90 minutos de competição.   A entrega de prémios está marcada para as 17horas e 30 minutos.

"É um contraste muito interessante com a primeira prova e até com a prova seguinte, pois aqui são as rochas o principal obstáculo." disse Luís Pirralho, diretor da X-Adventure entidade promotora do CISET 4x4. "Encontrámos aqui em Gouveia um recinto com todas as condições para realizarmos uma prova, tanto ao nível das pistas como da infraestrutura disponível, pelo que a expectativa só pode ser mesmo muito alta. Tenho a certeza que vai ser uma prova do agrado dos concorrentes e do público que aqui se deslocar".

O CISET 4x4 Gouveia 2023 será organizado pela APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo e pela X-Adventure, contando com o apoio do Município de Gouveia, Parque de Lazer Senhora dos Verdes, Associação de Beneficência Popular de Gouveia e ainda Inácio Lopes e Filhos - Serração de Madeiras.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Para ficar a conhecer um pouco melhor o local que irá receber a prova, visite a página de Gouveia no Guia Rural: https://www.guiarural.pt/index.php/destinos/guarda/gouveia.html

Mais informação no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Pagina oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg

Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

A lista de inscritos está disponível no site oficial em www.extremetrial4x4.com e no site da FPAK.

PROGRAMA RESUMIDO

Dia 07 de Maio de 2023:

  • 08:00 – Abertura do secretariado e Verificações Administrativa
  • 10:00 – Briefing geral do evento
  • 10:30 – Inicio sector perícia (prologo)
  • 13:30 – Inicio sector resistência
  • 17:00 – Fim resistência
  • 17:30 – Cerimónia do pódio

Programa completo disponível no site oficial em www.extremetrial4x4.com

 ciset4x4 gouveia final pub

Comunicado oficial

Featured

CISET 4x4 Gouveia 2023: Pistas 100% Naturais esperam os participantes da 2ª prova do ano.

  • A primeira grande mudança de cenário da época – Depois dos grandes buracos de Pinhal Novo, seguem-se agora as imponentes rochas de Gouveia

É já no próximo dia 7 que o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 irá visitar a cidade de Gouveia, naquela que será a primeira prova desta competição alguma vez disputada na Serra da Estrela.

Em completo contraste com a prova de arranque da edição de 2023 do CISET 4x4 disputada em Pinhal Novo há algumas semanas atrás, onde as pistas estavam desenhadas em terreno praticamente plano e todos os obstáculos eram artificiais, O CISET 4x4 Gouveia irá ser disputado num cenário natural, sem qualquer obstáculo artificial, colocando agora os participantes face a um conjunto de dificuldades completamente diferente.

A prova de Gouveia terá características que não se repetirão mais durante todo o calendário, enquadrando-se na perfeição no espirito do CISET 4x4 em que cada prova é diferente. Gouveia surge como a prova em que o característica principal são as grandes rochas e terreno sinuoso, contrastando com grandes buracos e terreno plano da prova anterior, e com ás aguas e areias do Rio Sorraia, em Couço, Coruche onde se disputará a prova seguinte.

O recinto da prova estará localizado no Parque da Senhora dos Verdes, onde a organização esta a preparar um conjunto de pistas que aproveita as fantásticas condições locais para poder proporcionar um desafio único e exigente.

Com as inscrições a decorrerem ainda são já mais de 2 dezenas de pilotos que confirmaram a sua participação neste espetacular prova, sendo a caravana de viaturas dominada em grande medida pelos "Super Proto" que são as viaturas mais evoluídas e com maiores capacidades de entre aquelas que são admitidas. A classe de Promoção, que é a atual porta de entrada no CISET4x4, reservada aos veículos mais parecidos com aqueles que podemos usar no nosso dia á dia também está a ficar bem composta, e desengane-se quem pensa que esta classe não oferece espetáculo, pois com alguma regularidade tem sido aquela onde são vividas as maiores emoções e onde as disputas pelos melhores lugares são mais aguerridas.

A edição de 2023 do CISET 4x4 representa também um passo em frente na evolução desta competição, disputada ao abrigo das normas emitidas pela FPAK, pelo que há semelhança do que foi feito na prova de abertura da edição de 2023 irá ser prestada especial atenção ás situações de prova relacionadas com a segurança, incluindo a utilização dos cintos de segurança por parte dos navegadores ou dos guinchos das viaturas. Em Pinhal Novo as equipas revelaram um excelente comportamento pelo que o mérito do sucesso destas normas é quase na sua totalidade devido a pilotos e navegadores, o que certamente ser iá repetir em Gouveia.

Antes do arranque do CISET 4x4 Gouveia haverá ainda um lugar a um simples mas particularmente importante momento, que será a entrega do "Cartão Branco" a António Henriques e Rui Vieira que na prova de abertura ajudaram outra equipa a poder terminar a sua prova e assim também pontuar para o campeonato. O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva, algo em que a APTE e a X-Adventure se revêm totalmente e que ajuda a solidificar o excelente ambiente de convívio, desportivismo, amizade e também competição que se vive no CISET 4x4. Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.

Luis Pirralho, Director da X-Adventure - promotor do CISET 4x4 acrescentou que: " Estou bastante satisfeito por podermos visitar cidade de Gouveia e a Serra da Estrela. Vamos disputar a prova no recinto espetacular, com a serra em pano de fundo, e com um tipo de terreno único e que não se irá repetir mais ao longo de toda a época. O Parque Senhora dos Verdes que nos irá receber disponibiliza condições muito boas, tanto para as equipas como para o publico, pelo acreditamos ter todos os elementos para uma prova muito bem sucedida e do agrado de todos os que estiverem connosco no domingo dia 7."

O CISET 4x4 Gouveia 2023 será organizado pela APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo e pela X-Adventure, contando com o apoio do Município de Gouveia, Parque de Lazer Senhora dos Verdes, Associação de Beneficência Popular de Gouveia e ainda Inácio Lopes e Filhos - Serração de Madeiras.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Loncin, da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Para ficar a conhecer um pouco melhor o local que irá receber a prova, visite a página de Gouveia no Guia Rural

Mais informação no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Pagina oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

ciset4x4 gouveia final pub

Featured

CISET 4X4 Gouveia 2023: Subida à Serra da Estrela

   Para ficar a conhecer um pouco melhor o local que irá receber a prova, visite a página de Gouveia no Guia Rural    

- CISET 4X4 VISITA GOUVEIA PELA PRIMEIRA VEZ
- PISTA DO PARQUE DA SENHORA DOS VERDES DESENHADA SOBRE GRANDES ROCHAS.

Depois do terreno plano de Pinhal Novo, o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 ruma no próximo dia 7 de Maio á região da Serra da Estrela e á cidade de Gouveia, para uma espetacular e inédita prova na história desta competição.
A prova de Gouveia será a segunda ronda de um calendário que inclui ainda passagens por Couço (Coruche), São Vicente (Ilha da Madeira), Oliveira de Frades e Torrox (Sul de Espanha), mas tem como grande novidade ser a primeira de uma nova competição denominada Taça Norte CISET 4x4, que incluirá também eventos que não fazem parte do calendário principal do CISET4x4, organizados pelo XTREM 4x4. A Taça Norte começa em Gouveia, e visitará depois Viana do Castelo (Xtrem 4x4), Oliveira de Frades (CISET 4x4) e terminará em Vila Nova de Cerveira (CISET 4x4 \ XTrem 4x4).

O CISET 4x4 Gouveia 2023 será disputado no formato habitual das provas desta competição, iniciando-se com um prólogo curto e sem grandes complicações que todos os participantes terão que percorrer somando alguns pontos para a classificação final, mas sobretudo obtendo tempos que o irão ordenar na grelha de partida para os exigentes e espetaculares setores de resistência que se disputarão depois, e que terão duas horas de duração para as classes Super Proto e Proto e uma hora e trinta minutos para a classe Promoção. A prova iniciar-se-á meio da manhã, com o arranque do prólogo previsto para as 10h30m , seguindo-se os setores de resistência a partir das 13h30m.

Conhecida por ser uma das competições mais exigentes e variadas de desporto motorizado disputadas em Portugal, com provas disputadas numa enorme variedade de tipos de terreno, O CISET 4x4 irá apresentar aos participantes a primeira grande mudança de tipo de terreno no calendário, deixando a areia, lama e obstáculos artificiais de Pinhal Novo para subir à maior montanha de Portugal para enfrentar agora grandes rochas e uma pista repleta de obstáculos naturais desenhada no Parque da Senhora dos Verdes.

É esperada uma lista de participantes bem composta, dado o interesse já manifestado por várias equipas em participar e por várias outras que já têm as suas viaturas disponíveis depois do atraso que as impediu de alinhar na primeira prova. Gouveia irá receber alguns dos melhores pilotos da modalidade, esperando-se muita luta pelos melhores lugares em quase todas as categorias, com especial relevo para a Super Proto onde militam as grandes máquina do Trial 4x4 Português. A classe Promoção tem também vindo a tornar-se numa classe particularmente interessante de seguir bastante animada e com muitas equipas a lutarem pela vitória.

Luis Pirralho, Director da X-Adventure, promotor do evento diz que: "Vamos pela primeira vez visitar Gouveia para disputar um evento inédito no nosso calendário. Creio que será muito do agrado dos nossos participantes e espero muita competição em pista. Esta prova encaixa na perfeição no nosso calendário, proporcionado um verdadeiro desafio em que as grandes rochas serão o elemento diferenciador, e num local com uma paisagem soberba e muito agradável que completará o cenário da nossa prova."

Tanto as zonas de assistência, como as zonas de público e as pistas estarão localizadas no interior do Parque da Senhora dos Verdes, nas imediações de Gouveia. "É um sitio fantástico, com condições raras e particularmente boas para a realização deste tipo de eventos e outros. Tenho a agradecer a disponibilidade e creio que tanto o publico que nos segue como os participantes vão ficar agradavelmente surpreendidos. Será também uma excelente oportunidade para os forasteiros poderem ficar a conhecer um pouco de Gouveia, a sua gastronomia e as suas belas paisagens." concluiu o responsável pela competição.

O CISET 4x4 Gouveia 2023 será organizado pela APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo e pela X-Adventure, contando com o apoio do Município de Gouveia, Parque de Lazer Senhora dos Verdes, Associação de Beneficência Popular de Gouveia e ainda Inácio Lopes e Filhos - Serração de Madeiras.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Loncin, da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Mais informação no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Pagina oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

X-Adventure, 10/4/2023

Featured

CISET 4X4 Pinhal Novo 2023: Arranque "exigente" da temporada de 2023


- Lucrofusão e Bichos do Mato conquistam as primeiras vitórias do ano
- Sponsor Challenge: Viaturas de velocidade vence mas por escassa margem face ás viaturas de Trial 4x4


A localidade de Lagoa da Palha recebeu no passado domingo dia 2 a primeira prova da edição de 2023 do CISET 4x4, organizada pelo MX Caramelos e pela APTE, e como habitualmente promovida pela X-Adventure.
Depois de uma primeira visita no final da época de 2022, a caravana do CISET 4x4 regressou desta vez para abrir a época, tendo encontrado um recinto que no essencial era muito semelhante, mas com algumas melhorias sobretudo no que diz respeito às zonas do para o publico e assistência. Quanto ás pistas, eram no essencial as mesmas de 2022, com alguns detalhes revistos mas nada de relevante, eventualmente a maior diferença terá sido mesmo a existência de água e lama, muita lama em quase todos os obstáculos.
A pista de Lagoa da Palha é composta apenas por obstáculos artificiais, uma vez que o recinto onde está implantada é praticamente plano, obrigando a organização a alguma criatividade para criar um desafio á altura dos pergaminhos CISET 4x4. Quanto ao piso e ao tipo de terreno onde os obstáculos estão construídos, alterna entre a areia a o barro, porém este ano com a existência de água, o que em 2022 foi relativamente simples, foi extremamente complicado em 2023.
Como habitualmente a prova começou com a realização de um prólogo, que desta vez era composto por uma pista de velocidade pura, sem obstáculos, mas com zonas muito rápidas e espetaculares onde sobretudo os Super Proto deram muito espetáculo, quer pelo adornar dos carros sob a inércia ao curvar, quer por algumas passagens bem rápidas de alguns concorrentes. Seguiu-se o setor de resistência, que como já dizemos era composto por uma sequencia de obstáculos artificiais, que desta vez deram bastante trabalho aos pilotos

ANTÓNIO HENRIQUES E MIGUEL COSTA CONQUISTAM A PRIMEIRA VITÓRIA DO ANO

Começando pela classe Super Proto, que foi quem teve a honra de abertura da pista, o mais rápido foi Nuno Brás e o seu navegador Ricardo Lucas da equipa NB Auto, que se estrearam na categoria maior com o pé direito, depois de terem sido os campões da classe Proto em 2022. Vindos de Espanha, Manuel Fitz e Daniel Matos conseguiram o segundo tempo, dando conta que vinham com ambições de lutar por um bom lugar. António Henriques e Miguel Costa, da equipa Lucrofusão foram os terceiros classificados no prólogo.
Depois do intervalo para "recuperar energias" assistir ao Sponsor Challenge, a corrida recomeçou a resistência da classe Super Proto. Eventualmente o prémio de "azarado do dia" terá que ser para Manuel Fitz, que não conseguir ir além do primeiro obstáculo da corrida, onde foi forçado a abandonar por avaria mecânica. Os restantes tiveram um duro dia de trabalho, especialmente os navegadores que raramente conseguiam transpor um obstáculo sem sair do carro. Com o decorrer da prova foram sobressaindo duas equipas, fruto da consistência do seu andamento e também de terem conseguido evitar problemas, com vantagem para a equipa Lucrofusão, que viria a vencer a resistência com 14 voltas cumpridas. Em segundo lugar, a equipa RV29, composta por Rui Vieira e Paulo Amaro, que deram 13 voltas. Em terceiro mas já bastante atrasado, terminaram Nuno Brás e Ricardo Lucas que não conseguiram melhor do que dar 7 voltas á pista, muito por culpa da embraiagem do seu Super Proto que cedeu durante a prova, tornado a transposição dos obstáculos num verdadeiro calvário.
Feito o somatório dos pontos conquistados no prólogo e na resistência, a primeira vitória do ano foi para a equipa Lucrofusão de António Henriques e Miguel Costa. Os segundos classificados foram Rui Vieira e Paulo Amaro (Team RV29) e os terceiros foram Nuno Brás e Ricardos Lucas(Team NB Auto)

vencedor promocao pn

VITÓRIA INSÓLITA DE LUIS SILVA E MIGUEL COSTA NA PROMOÇÃO.

Face à ausência de equipas da classe Proto por motivos vários, os participantes da classe Promoção iniciaram a sua prova logo depois da classe Super Proto ter terminado o prólogo. Cristiano Afonso e Miguel Batista do Team ZiggaWorks foram os mais rápidos. Luis Henriques e Ricardo Pimentel da equipa Batata Motorsport foram os segundos enquanto Luis Silva e Nuno Rodrigues do Team Bichos do Mato terminaram no terceiro lugar deste "pódio provisório".
A prova de resistência, disputada após a prova de resistência da Classe Proto já se previa complicada. Face ao que a classe Super Proto tinha vivido, e muito embora os obstáculos fossem muito mais simples, também estes veículos são muito menos preparados, pelo que as equipas tiveram mesmo muito trabalho para conseguir progredir. Ainda assim, durante a prova duas equipas destacaram-se, somando 7 voltas. Uma outra somou 4, outras duas apenas 1 volta, e finalmente uma ainda uma outra acabaria mesmo por não ir além do primeiro obstáculo, numa situação semelhante ao Super Proto de Manuel Fitz. Porém, nenhuma destas equipas viria a obter resultado válido, todas pelo mesmo motivo, ou sejam, não terem terminado a corrida, pois todas excederam o tempo limite para colocar a sua viatura em Parque Fechado. Sobrava de entre todas a equipa de Luis Silva e Nuno Rodrigues, que fruto dos problemas que sentiram durante a prova, colocaram o seu carro em Parque Fechado dentro o tempo regulamentar com apenas uma volta cumprida, o que significou que foram os únicos com o resultado válido, sendo assim os legítimos vencedores da Resistência.
Com a transposição dos resultados para a geral, o Team Bichos do Mato acabou por ser o natural vencedor da corrida, mas também a única equipa da classe Promoção que pontuou nesta primeira prova, algo insólito e inédito, que se deve a uma gestão de corrida menos cuidada por parte das outras equipas.

sponsor challenge 1 pub

SPONSOR CHALLENGE: VITÓRIA "MAGRA" DO TT DE VELOCIDADE SOBRE O TRIAL 4X4

Entre a disputa do Prologo e a disputa da resistência do CISET 4x4 realizou-se o Sponsor Challenge, um evento que reuniu patrocinadores do CISET 4x4 que têm em comum ser também praticantes de desportos motorizados. Em representação do todo-o-terreno de velocidade estiveram Lino Carapeta, que trouxe a sua Ford Ranger com as cores da Tanqueluz e Arnaldo Monteiro trouxe o Can-Am com as cores da Mundimat. Já o Trial 4x4 esteve representado por António Henriques (Team Lucrofusão) e Pedro Barrento (Team Obrelix).
Esta iniciativa disputou-se no traçado do prologo, basicamente um pequeno troço em piso de areia, muito rápido e com uma sequencia de curvas propicias ao espetáculo. Os quatro pilotos em pista aplicaram-se na demonstração de pilotagem e capacidades dos carros, merecendo de alguma foram destacar Lino Carapeta que fez a ronda mais espetacular de todas.
Pensar-se-ia que face a tao diferentes veículos, tanto equipa Tanqueluz como a equipa Mundimat estariam a salvo dos demais, mas tanto a equipa Obrelix como a Lucrofusão deram uma demonstração de que o Trial 4x4 está cada vez mais rápido e eficaz. Não tendo existido qualquer classificação, a distancia entre o mais os carros da "velocidade" e os do trial, cifrou-se apenas em 9 segundos.

 

Terminado o evento, Luis Pirralho fez-nos um balanço do evento: "De um modo geral arrancamos com o CISET 4x4 com uma boa prova aqui em Lagoa da Palha, com uma caravana um pouco menor do que esperado mas que deu um excelente espetáculo ao muito publico presente. Trabalhamos bastante nos dias que antecederam a prova para criar uma pista desafiante e interessante, mas a verdade é que água dos obstáculos ainda "apimentou" as coisas um pouco mais. Tenho que dar os parabéns aos pilotos, mas sobretudo aos navegadores pelo muito trabalho que tiveram, pelo seu empenho e em alguns casos também pelo desportivismo que demonstraram. Pena foi que o esforço das equipas da classe Promoção não possa ter sido materializado com um resultado recompensador do sue trabalho, mas o regulamento existe para ser cumprido e conhecido por todos, pois é ele que garante a justiça dos resultados. O não cumprimento por distração ou desconhecimento acabou por deixar de fora grande parte das equipas da classe, o que á uma pena."

O CISET 4x4 rumará agora para a região da Serra da Estrela, mais propriamente para Gouveia, onde a 7 de Maio se disputará a segunda prova do ano, no Parque da Senhora dos Verdes, um recinto emblemático e particularmente belo, com excelentes condições para participantes e publico.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Loncin, da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

As classificações da prova estão disponíveis no quadro oficial de prova, disponível no site oficial.

Mais informação no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Pagina oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

X-Adventure, 4/4/2023

Featured

CISET 4X4 PINHAL NOVO 2023: Luz verde para o arranque da edição de 2023 do CISET 4x4

  • Pinhal Novo recebe a primeira das 6 provas que integram o CISET 4x4 2023
  • Duas dezenas de equipas alinhadas para o inicio da época
  • Sponsor Challenge animará o evento.

É já no próximo domingo que a localidade de Lagoa da Palha em Pinhal Novo irá receber a primeira prova da edição de 2023 do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, regressando assim a competição promovida pela X-Adventure ao mesmo recinto que recebeu a derradeira prova da temporada de 2022.

Continuando a apostar numa grande diversidade de pisos e de desafios, a prova organizada pelo MX Caramelos e pela APTE surge como o evento disputado numa recinto praticamente plano, onde todos os obstáculos serão artificiais, sejam depressões ou elevações no terreno, dispersos por um percurso com algumas secções rápidas e curvas espetaculares, com excelente visibilidade e múltiplos locais para que o público poder acompanhar o decorrer da prova com detalhe e segurança.

O piso das pistas irá alternar entre zonas de areia, zonas um pouco mais compactas e eventualmente "alguma surpresa" com lama no interior de alguns dos obstáculos.

São esperados cerca de duas dezenas de participantes para esta prova de arranque da temporada, com um grande destaque para a classe Super Proto que domina a lista de inscritos com 11 equipas ou seja cerca de metade do total de inscritos. Segue-se a classe Promoção com sete inscritos, e finalmente a classe Proto onde apenas se inscreveu um unico participante.   O aumento tanto da classe Super Proto como da classe Promoção tem a ver sobretudo com a evolução das próprias equipas e também da competição. A classe Super Proto regista a chegada de algumas equipas da classe Proto ou melhorias das viaturas dos participantes, enquanto a classe Promoção se tornou na porta de entrada do CISET4x4 dada a extinção da classe FUN.

Por outro lado á a registar que são várias as equipas que apesar de desejarem estar presentes não o vão conseguir fazer dado não terem terminado as evoluções ou reparações das suas máquinas atempadamente, muito por causa da escassez de componentes auto que tem afetado toda a industria e por arrasto, também a vertente desportiva.

Dada a felicidade que a edição de 2023 do CISET4x4 teve ao reunir diversos patrocinadores que são também participantes em variadas competições de desporto motorizado incluindo o próprio CISET 4x4, a X-Adventure lançou o desafio a esses mesmos patrocinadores para trazerem as suas viatura até Pinhal Novo para uma iniciativa não competitiva mas que colocará frente a frente viaturas de três competições distintas: O CISET4x4(Trial 4x4), o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (Auto) e o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (SSV). As equipas participantes irão percorrer um traçado com alguns especialmente desenhado para o efeito dentro do recinto de Lagoa de Palha onde poderão exibir todas as suas capacidades e eleger qual o mais versátil de todos.   Esta iniciativa promocional irá decorrer no período entre o prólogo e as provas de resistência.

O CISET 4x4 Pinhal Novo irá ter lugar no próximo dia 2 de Abril, organizado pela APTE e pelo MX-Caramelos, no recinto do MX-Caramelos em Lagoa da Palha Pinhal Novo.

A componente desportiva do evento tem o inicio previsto para as 10h30m, altura em que o primeiro concorrente arrancará para o prólogo. Os setores de resistência deverão iniciar-se a partir das 13h30m. O Sponsor Challenge iniciar-se á após o ultimo concorrente do CISET 4x4 ter disputado o prólogo.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Loncin, da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Lista de inscritos disponivel aqui:  INSCRITOS no CISET 4x4 Pinhal Novo 2023

Mais informação no site oficial em www.extremetrial4x4.com
Pagina oficial do Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Canal de Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg
Tags: #extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

X-Adventure 30/3/2023

Featured

CISET 4X4 Pinhal Novo 2023: Iniciativa promocional “Sponsor Challenge” vai juntar as máquinas do CISET 4x4 e dos nacionais de todo-o-terreno

  • Sponsor Challenge contará com as viaturas com as cores da Mundimat, da Tanqueluz, da Lucrofusão e da Obrelix num evento inédito.
  • CISET 4x4 2023 terá a abertura do troféu mais espetacular de sempre, e mesmo ás portas de Lisboa.

CISET 4X4 2023 arranca já no próximo dia 2 em Pinhal Novo e incluirá uma iniciativa inédita que colocará frente a frente viaturas participantes em alguns dos campeonatos e troféus Portugueses de automobilismo disputados em pisos de terra, falamos de viaturas de trial 4x4 que participam no Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, e de viaturas dos nacionais de todo-o-terreno, estando representado o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno promovido pela FPAK e também o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno promovido pela FMP.

Esta iniciativa promocional irá contar com a presença de António Henriques (Team Lucrofusão) e Pedro Barrento (Team Obrelix) em com os seus espetaculares e muito eficazes "Super Proto" em representação da modalidade de Trial 4x4. Lino Carapeta com a sua nova Ford Ranger ( Team Tanqueluz) irá representar o CPTT e Arnaldo Monteiro (Mundimat) em Can-Am representará a classe SSV participante CNTT.

O passar dos anos e a sucessão de campeonatos trazem consigo evoluções e modificações nas competições de automobilismo, sendo que no caso destas três variantes (trial 4x4, todo-o-terreno auto e todo-o-terreno SSV) houve mesmo uma aproximação grande. Se pelo lado dos automóveis a situação permanece mais ou menos estável, tanto os SSV como o CISET 4x4 deram passos de gigante no seu crescimento e evolução na última década. Os SSV deixaram de ser considerados o parente pobre do todo-o-terreno, passando de um punhado de máquinas de fabrico quase caseiro ou de origem chinesa, para se tornarem na classe mais popular, mais competitiva e naquela voltou a democratizar a modalidade e reverter o declínio deste desporto, atraindo muita gente nova numa primeira fase para o CNTT da FMP, para estarem agora a entrar em força no CPTT da FPAK. Pelo lado do CISET4x4, inicialmente era um troféu de Trial 4x4, com obstáculos onde a perícia dominava sobre a força ou velocidade, e praticado com viaturas 4x4 de serie ou quase. Ano após ano as maquinas foram-se modificando, adicionando capacidades tanto a nível de motorização como de suspensões e chassis, até termos atingindo um ponto em que temos um grande e muito robusto parque de verdadeiros protótipos, muitos deles construídos á semelhança daquilo que existe sobretudo nos Estados Unidos. Pelo lado das provas a componente de perícia quase que despareceu, e hoje em dia as corridas são um misto de força, velocidade e agilidade de homens e máquinas em que a tripla carro-piloto-navegador e a sua destreza a transpor obstáculos dispersos por um circuito cada vez mais longo se assume como um dos pontos fundamentais para a obtenção de um bom resultado.

A X-Adventure reuniu para a edição de 2023 do CISET 4x4 um leque de parceiros que para além de grandes amantes da modalidade, tem a particularidade ter também pilotos conceituados e participantes ativos nas três competições atrás referidas. Assim surgiu a ideia de lançar um desafio a estes pilotos, criando uma iniciativa promocional que os pudesse reunir e mostrar as suas máquinas. Nasceu assim o "Sponsor Challenge", onde iremos exibir as capacidades de cada equipa e ver qual delas tem mais potencial.

O "Sponsor Challenge" irá ter lugar em paralelo com CISET 4x4 Pinhal Novo 2023 já no próximo dia 2, durante o intervalo entre a disputa do prólogo e das provas de resistência. António Henriques e Pedro Barrento irão enfrentar Lino Carapeta e Arnaldo Monteiro num curioso e muito interessante comparativo entre máquinas e modalidades.   A iniciativa não terá obviamente qualquer classificação, mas certo é que ninguém quererá ser o mais lento a percorrer o traçado.

Luis Pirralho da X-Adventure, promotor do CISET 4x4 disse-nos que: “Tenho em primeiro lugar que agradecer aos pilotos que aceitaram o nosso desafio. Aliás o agradecimento é a dobrar, pois são também nossos parceiros do CISET4x4, o que nos deixa orgulhosos por merecer a confiança deles, mas também com um grau acrescido de responsabilidade para que o "Sponsor Challenge" seja um sucesso." Acrescentou que: "A ideia até já tem algum tempo, mas agora conseguimos materializa-la. Vai ser muito interessante e algo curioso ver como é que máquinas tão diferentes se vão comportar num desafio que será o mesmo para todos. Claro que está que não vamos fazer o SSV e a Ford andarem nos buracos enormes que os Super Proto têm nas suas pistas, mas também não vamos ter uma autoestrada. Será algo equilibrado, a privilegiar o espetáculo e também a segurança."

O CISET 4x4 Pinhal Novo irá ter lugar no próximo dia 2 de Abril, organizado pela APTE e pelo MX-Caramelos, no recinto do MX-Caramelos em Lagoa da Palha Pinhal Novo.  

A componente desportiva do evento tem o inicio previsto para as 10h30m, altura em que o primeiro concorrente arrancará para o prólogo. Os setores de resistência deverão iniciar-se a partir das 13h30m. O Sponsor Challenge iniciar-se á após o ultimo concorrente do CISET 4x4 ter disputado o prólogo.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Loncin, da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Tags:

#extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

Featured

CISET 4X4 Pinhal Novo 2023: Contagem decrescente para o arranque da temporada de 2023 do CISET 4x4

  • - Recinto MX Caramelos recebe a primeira prova de 2023
  • - Sponsor Challenge realça vertente espetáculo do CISET
  • - Equipas "reforçadas" para a luta pelos primeiros pontos do ano

É já no próximo domingo que irá começar mais uma espetacular edição do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, com a disputa do CISET 4x4 Pinhal Novo 2023, no recinto do MX Caramelos em Lagoa da Palha, Pinhal Novo no município de Palmela. A prova da região "caramela" fez parte da rota do CISET pela primeira vez em 2022, e regressa agora em 2023 com trazendo de novo as fantásticas maquinas do Trial 4x4 até margem sul, na região da grande Lisboa.

A APTE e o MX Caramelos aproveitando o trabalho já feito na edição anterior irão apresentar um percurso revisto e melhorado, mas que no essencial irá manter as suas principais características intercalando zonas muito rápidas com obstáculos artificias em piso de barro ou de areia. Tal como em 2022 espera-se que as primeiras voltas dos sectores de resistência de todas as classes sejam exigentes, mas que há medida que o tempo for decorrendo o grau de dificuldade vá descendo e as equipas vão "ganhando velocidade" reduzindo os tempos por volta.

A X-Adventure, em colaboração com alguns patrocinadores do CISET 4x4 que são também desportivas e praticantes de desporto motorizado, criou uma nova iniciativa chamada "Sponsor Challenge" em que irá realizar um frente a frente não competitivo entre máquinas de trial 4x4 e dos campeonatos nacionais de todo-o-terreno de velocidade. Esta iniciativa inédita e que se espera bastante interessante irá ter lugar no intervalo que separa o prólogo dos setores de resistência do CISET 4x4 Pinhal Novo.

Durante os últimos meses, várias equipas participantes nas provas do CISET 4x4 fizeram evoluir as suas máquinas, algumas delas subindo de categoria, ou reforçando os argumentos técnicos para fazer face a uma concorrência cada vez mais bem apetrechada. Alguns destes novos "reforços" são já esperados em Pinhal Novo, prevendo-se que a luta pelos primeiros lugares, sobretudo nas classes maiores, venha a ser particularmente bem disputada e muito interessante de seguir.

O CISET 4x4 Pinhal Novo disputa-se no próximo domingo, dia 2 de Abril, em Lagoa da Palha Pinhal Novo, organizado pela APTE e pelo MX Caramelos com o apoio do Município de Palmela, da Freguesia de Palmela e de um leque alargado de imprescindíveis parceiros.

A componente desportiva do evento tem o inicio previsto para as 10h30m, altura em que o primeiro concorrente arrancará para o prólogo. Os setores de resistência deverão iniciar-se a partir das 13h30m. O Sponsor Challenge iniciar-se á após o ultimo concorrente do CISET 4x4 ter disputado o prólogo.

O CISET4x4 é promovido pela X-Adventure, e organizado pela APTE, sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e como apoio da Loncin, da Lucrofusão, da Euro4x4parts, da Mundimat, da Mundilimpa, da Tanqueluz e da Tractomoz, e ainda do Codigo 4x4, do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com

Tags:

#extremetrial4x4 #ciset4x4 #xadventure

CARTAZ V1 PUB

Featured

CPT4x4 2022: Trial 4x4 fez a festa em Famalicão

 

A maior competição de trial 4×4 em Portugal encerrou a época 2022 no Minho. Vila Nova de Famalicão recebeu a 7ª e derradeira etapa com uma grande jornada competitiva na “terra negra” das freguesias de Ribeirão e Vilarinho das Cambas. Junto ao “Lago Discount” a pista teve na sua maioria obstáculos naturais, beneficiando do terreno “acidentado” da região e proporcionando um dia intenso de competição e muita adrenalina.

Depois de muitas medalhas de prata e de bronze, Daniel Carapau, desta vez com Daniel Esteves, (G&C Trial Team XS5) degustou, pela primeira vez, o sabor do ouro. Com 8 voltas ao circuito conseguiu o primeiro lugar na classe Super Proto, mas também em termos absolutos.
Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo), grandes favoritos à vitória final na classe Proto, cumpriram na etapa de Famalicão. Venceram a resistência e festejaram o título.
António Moreira e André Neves (Valclima) partiram para esta etapa já campeões. Correram sozinhos na classe Extreme mas nem por isso facilitaram ou abrandaram. Cumpriram a resistência até à bandeirada xadrez

Na classe de Promoção a vitória foi para a dupla Pedro Pereira e Henrique Gonçalves (Clean TT) que conseguiram dar mais 1 volta do que os campeões Paulo e Carlos Silva (Team Sequeiros 4x4).
Carlos Martins e João Pinto (ReciclopeçasTeam), campeões UTV, estiveram em altas ao completar 8 voltas ao circuito de Vila Nova de Famalicão.
Luís Jesus e João Borges (Vitaminauto) foram os únicos participantes da classe Fun. Estrearam-se com 2 voltas à pista em 1. hora 33 minutos e 54 segundos. Sinal bem evidente de quão dura era a pista minhota. Aliás, a maior parte das equipas que partiram para a resistência não chegaram a concluir a prova e por isso não viram a bandeirada xadrez. Entre eles os campeões absolutos de 2022 Rui Rocha e Pedro Campas (Team rj69).

O Campeonato Portugal de Trial 4x4 despede-se assim, em festa, da temporada 2022. E mal se lançam os foguetes de uma edição já se prepara, nos bastidores, a época 2023...

 

Comunicado Oficial

Featured

CISET 4X4 Pinhal Novo 2022:  Ultima prova da temporada disputada em clima de festa.

Pista do Pinhal Novo coloca fim a um "mito" do trial 4x4.

Depois de uma temporada algo diferente do inicialmente planeado, o CISET 4x4 deslocou-se até ao Município de Palmela , mais propriamente à localidade de Pinhal Novo para disputar a derradeira prova do calendário, organizada pela APTE e pelo MX Caramelos, num recinto cujas características se não inéditas no que diz respeito ao Trial 4x4, serão certamente muito raras.

Habitualmente utilizada em provas de motos, a pista da Lagoa da Palha em Pinhal Novo, está implantada num amplo terreno, praticamente plano e na sua maioria composto por areia.  Sem obstáculos naturais evidentes, supor-se-ia que a prova poderia ser não ter o grau de dificuldade e exigência técnica habitual do CISET 4x4, mas quem se deslocou ao local rapidamente pode perceber que a organização tinha preparado um circuito com alguns pontos que eram no mínimo "interessantes".  

Bastante diferente do padrão habitual foi o setor de perícia, habitualmente curto e com obstáculos, desta vez substituído por um prólogo em velocidade num circuito praticamente plano, o qual os pilotos tinham que percorrer por duas vezes para poderem obter a sua classificação.  O setor de resistência, disputado a partir do inicio da tarde, já tinha as características habituais, com um conjunto de obstáculos cujo o nível de dificuldade já exigia trabalho e perícia aos participantes, como o caso do obstáculo "Oberlix" e do obstáculo "Motorin".

CLASSE FUN: TEAM BATATA MOTORSPORT TRIUNFA SEM OPOSIÇÃO.

O Team Batata Motorsport subiu ao posto mais alto do podio da classe FUN na prova do Pinhal Novo depois de uma prova onde praticamente não teve oposição, pois o seu único adversário apenas obteve classificação válida no prólogo.  Assim, a equipa composta por Luis Henriques e Ricardo Pimentel que já tinha sido a mais rápida no prólogo, pode pode disputar o setor de resistência a um ritmo sobretudo de diversão, somando ainda assim 8 voltas ao traçado, mais 7 do que o seu adversário.

vencedor fun

 

CLASSE PROMOÇÃO: TEAM HENRIQUE SANTOS ALUMINIOS VENCE PROVA BASTANTE DISPUTADA

A classe Promoção foi uma das que teve mais luta pelos lugares da frente, com várias equipas a andarem rápido e a terem condições de vencer a corrida.  A dupla Henrique Santos / João Soares foi a que conseguiu levar a melhor sobre as demais, começando a sua caminhada para a vitória logo com um triunfo no prólogo, ainda que quase todos os seus adversários tenham feito tempos muitos próximos. 

Após uma pausa para reabastecer e definir estratégias seguiu-se o setor de resistência, que nas primeiras voltas colocou dificuldades algumas dificuldades inesperadas aos concorrentes, até a partir de meio da prova e com o esperado degradar do terreno, a corrida se foi tornando mais fácil e rápida.  Henrique Santos voltou a ser o melhor neste setor somando 17 voltas, mais uma o Team Evolution composto por Ricardo e Maria Pereira e mais duas que o Team Bichos do Mato de Luis Silva e Carlos Grilo.   

O grande vencedor da classe Promoção foi logicamente o Team Henrique Santos Alumínios, com o Team Evolution a ser segundo classificado, sendo que em terceiro lugar terminou o Team ZiggaWorks que apesar de ter sido quarto no setor de resistência viria a beneficiar do azares sofridos pela equipa liderada por Luis Silva que não pontuou no prologo.

vencedor promocao

 

CLASSE PROTO: RECITAL A SOLO DO TEAM NB CAR SERVICE

Já com as classificações em termos de Troféu totalmente definidas, o Team NB Car Service composto por Nuno Brás e Ricardo Lucas ainda assim não diz deixar de marcar presença na prova do Pinhal Novo e porque não, somar ainda mais pontos á sua contabilidade e tornar mais expressiva a sua vitória na Classe Proto na edição de 2022 do CISET 4x4.

Sem adversários diretos em pista, a equipa optou por "olhar para cima" e disputar a prova competindo e também ajudando muita vez as equipas da classe Super Proto, com as quais partilhou pista e obstáculos.   Comparativamente aos "maiores" e caso estivessem a participar na classe Super Proto, o resultado no prólogo da dupla Nuno Brás/Ricardo Lucas apenas daria um modesto 10 lugar entre 12 participantes, no entanto, na prova de resistência teriam ficado "á porta do pódio" conquistando um honroso quarto lugar.

vencedor proto

 

CLASSE SUPER PROTO: DANIEL CUSTÓDIO E RUBEN NORBERTO LEVAM TEAM G&C TRIAL / XS5 À VITÓRIA.

A Classe Super Proto foi a mais participada na prova do Pinhal Novo, com uma dezena de equipas presentes á partida incluindo uma dupla feminina composta por Patrícia Gomes e Ana Marçal, do Team XS5.  Olhando para a lista de inscritos, para os nomes presentes e para as viaturas que trouxeram cedo se percebeu que iria haver muita luta em pista para conquistar a vitória nesta primeira corrida disputada no Município de Palmela.

Daniel Custódio (Team G&C Trial / XS5 ) foi o mais rápido no prólogo, seguido de muito perto por André Matos (Team Base Branca 4x4 II) e Rodrigo Matos (Team Nosso Talho / Base Branca), segundo e terceiro respetivamente.  

A história do setor de resistência viria a ser diferente do simples e rápido prólogo, pois logo á primeira volta todas as equipas ficaram devidamente esclarecidas quanto á dificuldade do traçado, tendo mesmo algumas ficado logo pelo caminho, caso do segundo e terceiro classificados do prologo.   Mesmo assim, e apesar de vários adversários terem ficado fora do caminho Daniel Custódio e Ruben Norberto logo no inicio da resistência, outros assumiram rapidamente o papel de perseguidores e fizeram a dupla do Team G&C Trial / XS5 ter que se aplicar para vencer.  A equipa Eco AGB Park Lad composta por Guido Gomes e Gregório Esteves e a equipa Rafael & Gomes composta por Carlos Gomes e Rafael Gomes moveram uma perseguição dura e intensa ao líder da prova,  terminando ambos com 15 voltas, apenas uma a menos do que o vencedor que somou 16.

No final, Daniel Custódio foi o natural vencedor da prova de encerramento da temporada, enquanto Guido Gomes e Carlos Gomes terminaram subiram ao segundo e terceiro lugar do pódio respetivamente.

vencedor super proto

 

Luis Pirralho, Director do CISET 4x4, disse-nos no final da prova que: "Espero que finalmente tenhamos posto um ponto final no mito de que provas de trial não podem ser feitas em terrenos planos.  Aqui não só foi fizemos a prova, como a mesma esteve totalmente á altura dos nossos padrões com muita luta e espetáculo durante o evento, e pensamos nós, proporcionando uma excelente tarde de trial aos pilotos que puderam ter numa só pista obstáculos exigentes e um bastante espaço para poderem disfrutar dos seus carros."  

"Sobre o evento em si, tenho a agradecer ao MX Caramelos, e aos seus parceiros e patrocinadores do evento termos conseguido colocar de pé esta espetacular corrida em tão pouco tempo.  Acho que a prova de um modo geral correu bastante bem, sem incidentes ou acidentes, e que terminamos a época com uma grande corrida.   Agora vamos "sacudir o pó", e começar a já a trabalhar na época de 2023.", finalizou.

O CISET 4x4 Pinhal Novo 2022 disputou-se a 16 de Outubro, na pista da Lagoa da Palha, nas proximidades de Pinhal Novo, foi organizada pelo MX Caramelos com o apoios dos Bombeiros do Pinhal Novo, da Freguesia do Pinhal Novo, do Municipio de Palmela e ainda da SPM, da Gold PCM, da Motoni, da Tanqueluz, da Obrelix, da Helder & Martins e da Tractomoz.

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é organizado pela APTE , promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.  Conta com os apoios da EURO4X4PARTS.COM, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 pode ser obtida em www.extremetrial4x4.com  ou em www.fpak.pt

Siga o CISET 4x4 nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg/videos

Featured

CISET 4X4 Pinhal Novo: Encerramento da época de 2022 em "Pista espetáculo".

Aproxima-se a passos largos a última prova do CISET 4x4 2022, que será disputada já no próximo domingo dia 16 em Pinhal Novo,  mais propriamente em Lagoa da Palha, na pista MX Caramelos.   

Continuando a apostar na diversidade de terrenos e de desafios, a associação MX Caramelos e a APTE apostaram em criar uma pista que privilegiasse a componente de espetáculo e de diversão, para que o final de temporada se faça em ambiente de grande festa.   No entanto, isto não significa que as equipas não irão ter um desafio á seria pela frente, pois na verdade, o terreno poderá vir a surpreender.  Muito mais habituados a terrenos mais duros, o principal obstáculo em Pinhal Novo poderá mesmo vir a ser a areia na pista.

O evento promovido pela X-Adventure irá ter o seu inicio pelas 8 da manhã com as habituais formalidades incluindo a verificações técnicas, reuniões de comissários e briefing.  A partir das 10:30 começarão as verdadeiras "hostilidades" com a realização de um curto prólogo destinado a alinhar as equipas para os setores de resistência que se irão disputar depois.    Depois, durante a tarde e a partir das 13:30 irão então ter inicio as resistências, com a classe Super Proto a ter honras de abertura das pistas, seguindo-se uma hora depois os participantes na Classe Proto, e finalmente a partir das 15:30 as Classes FUN e Promoção em simultâneo,  sendo que as Resistências Super Proto e Proto irão ter a duração de 2h e as restantes apenas 1h30.

Estão cerca de duas dezenas de equipas inscritas para a prova para lutar pelos últimos pontos, importantes sobretudo para definir quais as posições secundárias dos pódios finais da temporada, uma vez que de um modo geral os vencedores estão já encontrados.

O CISET 4x4 Pinhal Novo é organizado pela Associação MX Caramelos e pela APTE, com o evento a ser promovido pela X-Adventure e realizado sob a égide da FPAK.  Esta prova conta ainda com o apoio dos Município de  Palmela, da Freguesia do Pinhal Novo, dos Bombeiros do Pinhal Novo, da SPM, da PCM Gold, da Obrelix, da Motorin, da Tanqueluz, da Tractomoz, da Helder & Martins e da Euro4x4parts.com, e de um leque muito alargado de outros apoios.

O Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 é organizado pela APTE , promovido pela X-Adventure e disputado ao abrigo das normas da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.  Conta com os apoios da EURO4X4PARTS.COM, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

Mais informação sobre o Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 pode ser obtida em www.extremetrial4x4.com  ou em www.fpak.pt

Siga o CISET 4x4 nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/superextremetrial4x4/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMd-LkFdqethbI4oygwwRYg/videos

Comunicado oficial X-Adventure

cartazTRIAL REDUZIDO

 

 

Featured

CPT4x4: António Henriques conquista Ouro em Valongo

 

Ano após ano Valongo já afirmou a reafirmou a sua posição no Campeonato Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4). A jornada é sempre um enorme sucesso mediático e costuma bater recordes de equipas inscritas e público presente e é de tal forma inegável a mística desta etapa nortenha que já nem se imagina um CPT4x4 sem Valongo!
 
Em 2022 a cidade nortenha não recebe o arranque, como é costume mas ajudou a decidir alguns campeões nacionais. 
 
Lucrofusão com primeiro triunfo da temporada
António Henriques e Miguel Costa (Lucrofusão) dominaram a jornada de Valongo e quebraram o ciclo vitorioso de Rui Rocha e Pedro Campas. Depois de 3 segundos lugares esta época chegou finalmente o ouro e a vitória, tanto em termos absolutos como em Super Proto.
Mesmo com 1 prova por disputar Rui Rocha e Pedro Campas (Team rj69) já são campeões Absolutos de Trial 4x4 e também campeões na classe Super Proto. Não conseguiram fazer o pleno, já que em Valongo não conseguiram o ouro, mas a vantagem acumulada nas 5 etapas anteriores permite-lhes fazer já a festa. 
Daniel Carapau e Ruben Filipe (G&C Trial Team XS5), umas das equipas mais regulares da temporada, encerraram o pódio, tanto em Absoluto como em Super Proto.
Em Valongo fica então decidido o campeão nacional absoluto 2022 e também na classe Super proto. Rui Rocha garantiu matematicamente o título em ambas as classes.
 
 
Luís Bacelo com uma mão na taça
Na classe Proto Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo) não fizeram um excelente tempo no prólogo e por isso estavam em 6º na grelha de partida. Durante a resistência foram conquistando posição e voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio da classe Proto e cimentaram a liderança da classe. Com esta vitória Bacelo tem 14 pontos de vantagem e só mesmo um enorme azar lhe pode roubar a faixa de campeão.
 
António Silva e Flávio Gomes (Canelas Pneus) até começaram bem a resistência mas problemas mecânicos impediram-nos de manter o ritmo. Terminaram a prova com menos 2 voltas do vencedor e António Silva fica assim mais longe da revalidação do título.
 Miguel Marques e Renato Machado (MM6018/Americana) completam o pódio em Proto com 8 voltas ao renovado circuito de Valongo.
 
Valclima bicampeã em Extreme 
António Moreira e André Neves (Valclima) conquistaram mais uma vitória e confirmaram o título de campeões nacionais em Extreme, num dia com diversos problemas no Nissan Patrol Turbo
Armando Sousa e Bruno Soares (Transgatão) ficaram a 4 voltas dos vencedores, enquanto os estreantes madeirenses Nuno Berenguer e Jorge Fernandes completam o pódio com 1 volta ao circuito.
 
Team Sequeiros campeã em Promoção
Em Promoção vitória para Paulo e Carlos Silva (Team Sequeiros) mais uma vez. É já a 4ª vitória da época para a equipa de Lousada que confirma assim, matematicamente, o título de campeão nacional. Carlos Teixeira e João Neto (RC Automóveis) ficaram a 2 voltas do vencedor e recebem a prata. Bronze para Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (Team JBC(MK7).
 
Reciclopeças tricampeão em UTV
Em UTV um único participante, que nunca baixa os braços. A Reciclopeças com Carlos Martins ao volante e João Pinto a navegar concluíram 7 voltas à pista e são tricampeões nacionais.
 
O Campeonato Portugal de Trial 4x4 2022 conhece o seu desfecho em Vila Nova de Famalicão. A 7ª e derradeira jornada está marcada para 12 e 13 de Novembro.
 
Comunicado Oficial
Featured

CPT4x4: Campeão Absoluto presente em Valongo

 

 

Depois dos “calhaus do diabo” a Caravana do Campeonato Portugal de Trial 4x4 segue viagem até Valongo, umas das cidades mais emblemáticas desta competição.
A jornada nortenha está marcada para 1 e 2 de Outubro e a organização já levantou um pouco a ponta do véu, falando de “várias alterações na pista” e de uma “prova surpreendente”.
Entre as muitas equipas que já confirmaram a sua presença destaque para os campeões absoluto da modalidade, Claudio Ferreira e João Lucas. Em 2021 Cláudio Ferreira sagrou-se tricampeão absoluto de trial 4x4 e decidiu fazer uma pausa na competição. Ainda não fez qualquer prova em 2022, mas já fez chegar a sua inscrição à FPAK e ao Clube Trilhos do Norte para esta 6ª e penúltima etapa da época.
Mais um grande ingrediente para a receita de sucesso que é a passagem do trial 4x4 em Valongo. Uma das provas mais mediática, com mais público e com mais equipas em pista. Estão lançados os dados para mais uma prova de sucesso em 2022.
As verificações técnicas e administrativas são sábado, 1 de outubro, junto à Câmara Municipal Valongo. A prova é no dia seguinte, domingo 2 de outubro, junto ao Continente de Valongo, muito acessível a partir da A4.

 

Comunicado Oficial

We use cookies

We use cookies on our website. Some of them are essential for the operation of the site, while others help us to improve this site and the user experience (tracking cookies). You can decide for yourself whether you want to allow cookies or not. Please note that if you reject them, you may not be able to use all the functionalities of the site.