COMPETIÇÃO TRIAL E OFFROAD

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CISET 4X4 2022: Edição de 2022 do CISET 4x4 já tem datas definidas

Calendário com 6 provas inclui uma ida á Ilha da Madeira e outra a Espanha.

Superadas que estão as dificuldades iniciais, a X-Adventure apresenta finalmente o calendário do CHALLENGE IBÉRICO SUPER EXTREME TRIAL 4X4, que tal como inicialmente estabelecido irá ser composto por seis provas e irá percorrer o país de norte a sul, visitar a ilha da Madeira e visitar também Espanha.

A competição terá inicio em Abril em Coruche, depois em Julho regressará a grande festa do trial ibérico mais uma vez na Vila do Couço, também no concelho de Coruche.  Durante o mês de Agosto será altura da viagem até á ilha da Madeira, seguindo-se depois em Setembro a viagem até Espanha, desta vez até Martos na Província de Jaen.  O grande final da competição será em Setúbal no mês de  Outubro.

A prova de Junho ainda está por fechar uma vez que a X-Adventure ainda não chegou a um acordo final para a realização deste evento. 

Sobre a edição de 2022, Luis Pirralho, Director da X-Adventure disse-nos que: "Finalmente estamos em condições de poder divulgar as datas e locais da nossa temporada de 2022.  Vamos avançar com todo o empenho e mas também humildade que nos caracteriza e iremos certamente poder realizar 6 provas com as quais comprometemos." 

Quanto aos motivos da apresentação tão tardia, o responsável máximo do CISET 4x4 acrescentou que: "Durante os dois anos anteriores vivemos tempos que no mínimo podemos chamar estranhos, e tivemos ainda eleições autárquicas que modificaram aquilo que era o panorama dos nossos parceiros, criando algumas dificuldades onde antes não existiam, no caso de Torres Vedras a dificuldade em conseguir atempadamente autorização do proprietário dos terrenos, e no caso de Sanfins do Douro, uma mudança da politica de apoios do Município que deixou o organizador local sem os meios para poder realizar o evento."

Finalmente, sobre as provas propriamente ditas, comentou que: "Vamos manter a nossa máxima de apresentar os mais variados tipos de terreno possível e continuar a desafiar os nossos participantes.   A maioria das provas são bem conhecidas, Coruche, Couço, Madeira e Setúbal que já visitamos uma vez  regressam em 2022.  Martos em Espanha é a novidade, nas provas que já são conhecidas. Falta-nos apenas fechar a prova de Junho, o que esperamos conseguir em breve."

O CHALLENGE IBÉRICO SUPER EXTREME TRIAL 4x4  é organizado pela APTE,  promovido pela X-Adventure e é disputado sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

CALENDÁRIO 2022

Datas - Provas

  • 25 de Abril - CISET 4X4 CORUCHE 2022
  • 19 de Junho - A Anunciar
  • 10 de Julho - CISET 4X4 COUÇO 2022
  • 20 de Agosto - CISET 4X4 MADEIRA 2022
  • 10 de Setembro - CISET 4X4 MARTOS (Espanha) 2022
  • 16 de Outubro - CISET 4X4 SETUBAL 2022

X-Adventure

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CPT4x4: Rui Rocha e Pedro Campas conquistam Lordelo

 

 O Campeonato Portugal de Trial 4x4 está de regresso às pistas, em força, depois de 2 anos de pandemia. Nesta nova época teremos 7 corridas… o campeonato mais longo de sempre.
Integrado na Área Metropolitana do Porto, Paredes é um dos concelhos com população mais jovem do país. Tem uma forte tradição industrial, nomeadamente no setor da madeira e do mobiliário, grandes empresas exportadoras, com mais de 62% do mobiliário português a ser produzido no concelho de Paredes. Boas acessibilidades rodoviárias e é também servido pela linha ferroviária do Douro, que faz a ligação entre dois Patrimónios Mundiais da Humanidade: o Centro Histórico do Porto e o Douro Vinhateiro. No plano do turismo, integra o Parque das Serras do Porto e a Rota do Românico, Região dos Vinhos Verdes… palco há muitos anos das finais do trial, em 2022 foi eleito o concelho de arranque e pela primeira vez em Lordelo.
Numa pista bastante curta, pouco mais de 1km, endurecida pela chuva dos dias que antecederam a prova.

Veteranos da Team Rj4x4 começam 2022 a vencer
Rui Rocha e Pedro Campas (Team rj69) começaram 2022 da mesma forma que começaram 2021: com uma vitória. Mas desta vez não deram qualquer margem à concorrência. Começaram a vencer de manhã, com o melhor tempo do prólogo, partiram na frente e com muita estratégia e mestria na condução do Toyota vencem na classe Super Proto e também em termos absolutos. A equipa de Arouca sai assim desta primeira etapa na liderança da Super Proto e também à geral.
Marco Polónio (Malpevent Team) começou o prólogo a dar 3 cambalhotas e por isso partiu para a resistência do final da grelha. Passou a resistência a correr atrás do prejuízo, com a dificuldade acrescida do problema elétrico com o freespool do guincho. A resiliência foi compensada com um 2.º lugar em Super Proto e à geral
Alexandre Veloso (JR4x4) já participou no campeonato em 2021, mas com desempenhos muito discretos. Em 2022 arranca com um terceiro lugar na competitiva super proto. Ficou a 5 voltas dos vencedores

Estreante João Ferreira vence em Proto
João Ferreira (Euro Quartelas 4x4) aproveitou que o CPT4x4 lhe passou à porta para vir experimentar a adrenalina. Dificilmente teria sonhado com estreia melhor: chegou, viu e venceu na classe Proto. Completou 17 voltas ao circuito em 2 horas 30 minutos e 29 segundos. Com esta vitória o piloto da casa lidera a Classe Proto. Resta saber se cumprirá o resto do calendário
Rui Nunes e Sandro Almeida (Veículo Longo) vieram estrear o carro novo. Ainda em afinações o Nissan Proto Nunes Projects portou-se muito bem e conduziu a equipa ao 2.º lugar do pódio. A registar apenas um pneu furado.
Já António Silva e Tiago Santos (Canelas Pneus), campeões em título, não tiveram um dia nada feliz. Dominavam a classe quando os azares começaram a bater à porta: 2 pneus furados em simultâneo e 2 transmissões partidas. Fizeram um enorme esforço para, a guincho, levar o Proto XS5 até à bandeirada xadrez e completar a volta como o regulamento exige.

 

Num fim de semana de imprevistos para a equipa Transgatão foi Paulo Reis quem teve de assumir o volante do Nissan Patrol Gr e nem se saiu nada mal. Completou 9 voltas ao circuito de Paredes. Sem mais concorrência foi, naturalmente, o vencedor.
Nesta primeira jornada as classes de Promoção disputaram a resistência durante a manhã. Pedro Pereira (Clean TT), que este ano evoluiu da FUN para a Promoção, levou a melhor sobre os concorrentes.
O já habitual participante da classe UTV, Carlos Martins (Reciclopeças), foi o único participante da categoria.

A caravana do Campeonato Trial 4x4 segue agora Oliveira de Frades. A 2ª jornada é no fim de semana de 9 e 10 de Abril.

 

Comunicado Oficial

 

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CPT4x4 2022 arranca em Lordelo

Está quase aí o Campeonato Portugal de Trial 4x4 2022. Depois de a pandemia só ter permitido a realização de uma prova em 2020, de 2021 ter sido reduzido a 3 provas, eis que chega a temporada de 2022… 7 provas, a estreia de Oliveira de Frades e Mangualde e, embora o concelho de Paredes seja paragem obrigatória, a caravana ainda nunca tinha estacionado em Lordelo. Será nesta cidade do concelho de Paredes, onde aliás foi apresentada publicamente a competição ao público e comunicação social, que arranca a época 2022. O concelho de Paredes recebe l arranque do campeonato, continuando a aposta no desporto, saúde e bem estar dos habitantes do concelho
O circuito, junto ao Pavilhão Rota dos Móveis, é uma novidade para todos os concorrentes. Para já sabe-se que é uma pista curta e, por isso, a organização repensou um pouco o figurino habitual da prova.
Durante a manhã, além do prólogo, será também realizada a corrida de resistência das classes de Promoção. À tarde, a partir das 14 horas, entram em pista as principais categorias do CPT4x4x: Super Proto, Proto e Extreme, que lutam entre si pela categoria máxima - a Absoluto.
Esta prova marca também o regresso a 2 dias de competição. No sábado, dia 12 de março, haverá verificações técnicas e administrativas e parque fechado na Praça José Guilherme, em frente à Câmara Municipal de Paredes.
A jornada inaugural do CPT4x4 2022 está marcada para o fim de semana de 12 e 13 de março, em Lordelo, Paredes.

 

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CPT4x4: Famalicão decide campeões nacionais

 


Uma pista de terra negra, com subidas duríssimas e obstáculos muitos naturais. Foi este o cenário que, em Vila Nova de Famalicão, decidiu os campeões nacionais de trial 4x4 2021.
Em 2019 o Campeonato Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4) passou pela primeira vez em Famalicão e as memórias dessa jornada são tão positivas, que o encerramento da temporada 2021.
Marco Polónio (Malpevent Team) foi o grande vencedor da jornada de Famalicão. Num dia com muitas dificuldades a equipa lutou até à bandeirada xadrez pela vitória. Correram 2h30 atrás do prejuízo e, a 10 minutos do final, conseguiram a dianteira da prova. Com os 26 pontos de Famalicão (os 25 pela vitória e 1 ponto extra pelo melhor tempo no prólogo) Marco Polónio e Daniel Esteves são os campeões nacionais da classe Super Proto.
Com um campeonato muito regular (foram segundos classificados em todas as provas) Cláudio Ferreira e João Lucas (Auto Higino) são os campeões nacionais absolutos da modalidade. Cláudio Ferreira continua a fazer história nesta competição. O piloto de Coruche veio a Famalicão apagar a má lembrança que tinha da prova de 2019 e, mesmo sem a vitória nesta derradeira etapa, conquista o tri-campeonato em termos Absolutos. 

Na Classe Proto, António Silva (Canelas Pneus) chegou em vantagem a Famalicão e durante a resistência consolidou a liderança. Numa pista recheada de dificuldades e pontos espetaculares para o público, deu mais 6 voltas do que o 2.º classificado e confirmou assim o campeonato da classe Proto.
Nélson Leitão (Imoc Team) regressou ao Campeonato depois de uma longa ausência, mas deixou bem claro que não perdeu o jeito. Foi quem mais voltas completou à pista de Famalicão: 26. Teve a concorrência feroz do piloto da casa, Diogo Mendes (Tuff4x4/Euro) mas o piloto de Mação foi mais rápido. António Moreira (Valclima) teve uma prova muito dura, mas mesmo assim, com as 2 vitórias nas 2 etapas anteriores, sagra-se campeão da classe Extreme.

Na classe Promoção Carlos Teixeira (Tasco Stand & RC Automóvies) foi o vencedor desta jornada, com as mesmas 12 voltas do segundo classificado mas gastou menos 49 segundos. Apesar do bronze em Famalicão, Tiago Costa e Rodrigo Pinto (SuperPrint) são os campeões da classe Promoção.
Nos UTV/Buggy, tal como em Moimenta da Beira, Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças) foram os vencedores.

Classe Absoluto

1.º Marco Polónio – Crawler Chevrolet – 21 voltas
2.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 21 voltas
3.º Frederico Fernandes – Proto XS5 2021 – 20 voltas

Classe Super Proto

1.º Marco Polónio – Crawler Chevrolet – 21 voltas
2.º Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 21 voltas
3.º Frederico Fernandes – Proto XS5 2021 – 20 voltas
 

Classe Proto

1.º António Silva – Proto XS5 – 16 voltas

2.º Carlos Gomes – Nissan Proto – 10 voltas

3.º Rui Faria – Nissan URLMD 21FQ – 7 voltas

Classe Extreme

1.º Nélson Leitão – Nissan Patrol – 26 voltas
2.º Diogo Mendes – Nissan Patrol – 26 voltas

3.º Armando Sousa – Nissan Patrol GR – 22 voltas

Classe Promoção

1.º Carlos Teixeira – Suzuki Samurai – 12 voltas
2.º Pedro Pereira - Nissan Patrol GR y60 – 12 voltas

3.º Tiago Costa - Nissan Patrol 260 - 10 voltas
 

Classe FUN

1.º Diogo Santos – Viatura Exemplo – 3 voltas

Classe UTV/Buggy

1.º Carlos Martins – Bombardier CAN-AM Maverik – 11 voltas
2.ºLuis Edgar – Polaris XP Turbo – 9 voltas

 

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CPT4x4: Casa cheia em Famalicão

 


É já neste fim de semana que Vila Nova de Famalicão recebe a 3ª etapa do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 2021.

Junto ao “Lago Discount” está tudo pronto para receber as cerca de 30 equipas que compõem a lista de inscritos. A pista terá na sua maioria obstáculos naturais, beneficiando do terreno “acidentado” da região e deixando a promessa de um dia intenso de competição. 

Depois de 2 provas Cláudio Ferreira (auto Higino) lidera o campeonato em termos Absolutos e segue também na frente da classe Super Proto. Em Proto António Silva (Canelas Pneus) é o líder. Na classe Extreme António Moreira (Valclima) depois de 2 vitórias em 2 provas é o líder isolado da classe Extreme.
Toda a ação competitiva será domingo, dia 21 de novembro, junto ao “Lago Discount” e começa com o prólogo às 10h00.

 

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CPT 4x4: Rui Rocha triunfa em Leomil

 

2ª jornada do Campeonato Portugal de Trial 4x4 (CPT4x4) em Leomil, Moimenta da Beira. Num local conhecido como os “Calhaus do Diabo”, um monte agreste de dificuldades naturais e muito técnicas.
    
Rui Rocha e Pedro Campas (Team Rj69) conseguiram o terceiro melhor tempo do prólogo e partiram de um bom lugar para a resistência, mas as marcas das provas anteriores e a falta de confiança fizeram a equipa de Arouca perder posições, chegando mesmo a estar no final da tabela. Com o decorrer da resistência e Toyota a dar uma boa resposta, o entusiasmo foi aumentando e a garra também. Contra todas as expectativas terminaram a resistência na primeira posição…quer na classe Super Proto, quer em termos absolutos.
Cláudio Ferreira (Auto Higino) sabe bem o que é superar os “calhau do diabo”. Em 2019, com a vitória aqui, relançou a luta pelo título. Em 2021uma falha no motor do Crawler Mercedes limitou-lhe a corrida. Ainda assim terminou apenas com menos 1 volta do que o vencedor.
António Henriques (Lucrofusão) até partiu em primeiro e dominou durante quase toda a prova. Perto do final o azar bateu à porta e partiu o bloqueio. Terminou a prova sem tração à frente. 
O ainda bicampeão da modalidade, Cláudio Ferreira, sai de Leomil na liderança do campeonato em termos absolutos e também em Super Proto.

António Silva segue invicto em Proto
Na classe Proto António Silva (Canelas Pneus) soma e segue. Em Moimenta da Beira começou a vencer durante a manhã, no prólogo, e continuou a saga vitoriosa à tarde, na prova. Ainda tentaram o pódio em termos Absolutos, mas ficaram pela 5ª posição.
Carlos Gomes (Rafael & Gomes) que em 2021 evoluiu para a classe Proto foi quem deu mais luta a António Silva. Ainda a adaptar-se a pistas mais duras do que estava habituado terminou a 1 volta do vencedor.
 completar o pódio da classe Proto fica Luís Bacelo (Oficina Bacelo) que não teve um dia nada fácil. Logo na primeira volta partiu o semi-eixo atrás e fez toda a prova só com tração à frente. Somou ainda problemas com a direção que o fizeram terminar na terceira posição.
Com 2 vitórias em 2 provas António Silva lidera confortável o campeonato com 51 pontos.

Luta a 2 na Extreme
Prova disputada entre António Moreira (Valclima) e Armando Sousa (Transgatão) na classe Extreme. No final levou a melhor António Moreira, repetindo assim o triunfo da primeira jornada. 
    
Classes de Promoção bem representadas
Quem também repetiu o triunfo de Valongo foi Tiago Costa (SuperPrint). Em Moimenta da Beira completou 11 voltas à pista, mais 3 do que Pedro Pereira (Clean TT) que foi segundo classficado. 
Rodrigo Daniel (Trovão Team) completou as mesmas 11 voltas de Nuno Urbano (Team Urbano & Urbano) mas foi 59 segundos mais rápido. Venceu assim a classe Fun.
Carlos Martins (Reciclopeças) regressou à competição e completou 8 voltas à pista de Moimenta da Beira na classe UTV/Buggy
O CPT4x4 2021 regressa já no próximo dia 21 de novembro com a 3ª etapa a acontecer em Vila Nova de Famalicão. 

 

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Trial 4x4 aqueceu Moimenta da Beira

 

Bem-vindos às “Terras do Demo”, assim batizadas por Aquilino Ribeiro há mais de 100 anos. Território privilegiado pelas condições climáticas e de constituição do solo, responsáveis pela excelente qualidade da maçã, da castanha, do vinho e do espumante… paisagens agrestes que fazem as delícias dos amantes do todo-o-terreno.
Rui Rocha (Team Rj69) levou a melhor sobre os “calhaus do demo”. Depois de um início de temporada menos bom em Valongo, nesta segunda etapa foi o grande vencedor, esquecendo a má prova que teve aqui em 2019.
Na classe Proto António Silva (Canelas Pneus) continua invicto. Em Moimenta da Beira completou 14 voltas à pista. Com a vitória nesta segunda jornada reforça a liderança da classe. 
António Moreira (Valclima) também repetiu o triunfo da primeira jornada. Desta vez completou mais 2 voltas do que a concorrência e reforça assim a liderança da classe Extreme.
Rodrigo Daniel (Trovão Team) completou as mesmas 11 voltas de Nuno Urbano (Team Urbano & Urbano) mas foi 59 segundos mais rápido. 
Carlos Martins (Reciclopeças) regressou à competição e completou 8 voltas à pista de Moimenta da Beira.
O CPT4x4 2021 regressa já no próximo dia 21 de novembro com a 3ª etapa a acontecer em Vila Nova de Famalicão. 

 

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CPT 4x4: Marco Polónio vence em Valongo

 

Vamos recuar 19 meses. Até 8 de março de 2020. Uma semana antes de o país ficar em confinamento Valongo recebia a 1ª etapa do Campeonato Portugal de Trial 4x4. O arranque era positivo e a expectativa para a época eram enormes. A pandemia obrigou primeiro à suspensão das provas e depois, ao seu cancelamento. Foram muitas as incertezas e as dúvidas mas finalmente, em outubro de 2021, o CPT4x4 está de regresso às pistas… e mais forte do que nunca.
Em Valongo estiveram 24 equipas inscritas. Uma das grelhas mais completas de sempre numa prova inaugural!

 

MARCO POLÓNIO ENCONTROU O SEU CAMINHO

Marco Polónio (Malpevent Team) não podia desejar um começo mais promissor! Logo de manhã conseguiu o melhor tempo do prólogo, arrancou em primeiro e nunca mais de lá  saiu! Terminou a resistência com 3 voltas de avanço. Acompanhado por Daniel Esteves ganhou à classe e também em termos Absolutos.
Na segunda posição da Super Proto, com menos 3 voltas do que o vencedor ficou Cláudio Ferreira (Auto Higino). O piloto da Auto Higino, e ainda campeão em título, andou grande parte da prova na roda de Marco Polónio. Um pequeno toque no carro de outra equipa fez estragos e obrigou a uma paragem de alguns minutos.
O pódio Super Proto fica completo com o estreante Daniel Carapau (G&C Trial Team XS5).  Há muitos anos no trial 4x4, inclusive como chefe de equipa, em 2021 resolveu assumir o volante de um novíssimo Proto XS5 e deu nas vistas em Valongo
Naturalmente, com 1 prova realizada, lideram a classificação, tanto em Super Proto como em termos absolutos.


ANTÓNIO SILVA REPETE VITÓRIA DE 2020

Na classe Proto, António Silva (Canelas Pneus) repetiu em 2021 o primeiro lugar alcançado em março de 2020. Novamente acompanhado por Tiago Santos completou 15 voltas ao circuito e assegurou o primeiro lugar da classe e 3º em termos Absolutos.    
Rui Nunes e Sandro Almeida voltaram à competição. A equipa Veículo Longo Team já tinha disputado a Promoção, mas em 2021 aventura-se na Proto. Uma estreia vitoriosa em Valongo, prova que nunca tinham conseguido terminar.
Carlos e Rafael Gomes (Rafael e Gomes) também subiram de classe. Na etapa de 2020 correram em Extreme, mas em 2021 concorrem em Proto. Terminaram com 8 voltas ao circuito, menos 7 do que o vencedor.

CLASSE EXTREME COM ESTREANTES

 António Moreira (Valclima) chegou, viu e venceu na classe Extreme. Teve uma vitória muito confortável e coroa a estreia no CPT4x4 com a medalha de ouro. 

 Nota para a estreia de Armando Sousa e Jorge Teixeira (Trasngatão) que ficaram em segundo, com 8 voltas ao circuito de Valongo

PROMOÇÃO MUITO DISPUTADA

 Na classe Promoção Tiago Costa (SuperPrint) foi o vencedor. Em 2019 experimentou a classe FUN, em 2020 evoluiu para a Promoção e deixou bons indicadores com a vitória aqui em Valongo. Em 2021 repetiu a proeza e com 10 voltas foi o primeiro classificado da classe.
 Com as mesmas voltas, mas menos 19 segundos do que os vencedores, ficou Carlos Teixeira (Tasco do Stand & RC Automóveis)
Pedro Pereira (CleanTT) completa o pódio da Promoção, com 7 voltas em 1 hora, 30 minutos e 37 segundos.
 Já na classe FUN Luís Silva e Carlos Grilo da equipa Bichos do Mato foram os vencedores.


 Desde 2013 que Valongo integra o Campeonato, mas nem por isso vai ficando mais fácil para as equipas competir aqui. Pelas características cada vez mais naturais da pista, e a sua transformação conforme as condições climatéricas, há sempre muitas dificuldades para transpor

 

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CPT 4x4: Regresso mais forte em Valongo

 


Foi uma longa temporada sem por os pés nas pistas. A 8 de março de 2020 Valongo recebia a jornada inaugural do Campeonato Portugal de Trial 4x4, mas 1 semana depois o país entrava em confinamento… 19 meses volvidos a caravana do CPT4x4 volta a Valongo para o arranque da época 2021. E as saudades eram tantas que a casa esteve completamente cheia. 24 equipas compuseram uma das melhores grelhas de partida de que há memória numa prova de arranque. E o público, saudoso da adrenalina, compareceu em peso, mesmo com todas as restrições e limitações derivadas da COVID 19. 
Marco Polónio (Malpevent Team) não podia desejar um começo mais promissor! Logo de manhã conseguiu o melhor tempo do prólogo e por isso partiu na frente. Lugar que nunca cedeu. Cláudio Ferreira andou quase toda a prova muito perto, mas Marco Polónio conseguiu ir dilantando a vantagem e terminou as 2h30 de resistência com 3 voltas de avanço. Acompanhado por Daniel Esteves ganhou à classe e também em termos Absolutos.
António Silva (Canelas Pneus) repetiu em 2021 o primeiro lugar alcançado em março de 2020. Completou 15 voltas ao circuito e assegurou o primeiro lugar da classe Proto.
António Moreira (Valclima) chegou, viu e venceu na classe Extreme. Teve uma vitória muito confortável e coroa a estreia no CPT4x4 com a medalha de ouro.            
Na classe Promoção Tiago Costa (SuperPrint) foi o vencedor. Em 2019 experimentou a classe FUN, em 2020 deixou bons indicadores com a vitória aqui em Valongo. Em 2021 repetiu a proeza e com 10 voltas foi o primeiro classificado da Promoção.

 

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CPT4x4: Trial 4x4 de regresso às pistas

 

Depois de 19 meses o Campeonato Portugal de Trial 4x4 está de regresso às pistas.
O CPT4x4 2021 arranca já no próximo dia 10 de outubro, em Valongo.

A competição motorizada mais emocionante está de regresso, mais uma vez sob a égide da FPAK – a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. E apesar de tantas dúvidas e incertezas, a tradição mantém-se e Valongo continua a ser o destino de eleição para o arranque do CPT4x4.

Nesta nova temporada as verificações técnicas serão feitas no dia da prova, domingo. Segue-se depois o Briefing com os pilotos e o prólogo, que determina a grelha de partida acontece também durante a manhã.
A partida da prova está marcada para as 14h30 e serão 3 horas de resistência.

Em prova estarão 6 categorias: Extreme, Proto, Super Proto, Promoção, UTV's e FUN.

A organização do CPT4x4 está a trabalhar afincadamente com as entidades, municípios e clubes promotores para manter as restantes provas do calendário, desde que as condições pandémicas assim o permitam.

 

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CISET 4X4: EDIÇÃO DE 2021 DO CISET 4X4 ADIADA PARA 2022

 

PANDEMIA IMPEDE O ARRANQUE DO CISET 4X4 2021

A X-Adventure em coordenação com os seus parceiros e entidades envolvidas na organização das provas que compõem Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4, anuncia que a edição de 2021 desta competição é suspensa em definitivo, transitando para 2022 o alinhamento de provas.

Depois de alguns adiamentos e correções ao calendário inicial, verificou-se que á luz da situação atual e considerando todas as envolventes de uma competição como o CISET4X4 , que não estavam reunidas condições para disputar a competição dentro dos padrões normais tal como era desejo de todos os envolvidos.

Em aberto fica a possibilidade de se virem a realizar uma ou duas provas já no período de Outono, de caracter isolado e sem pontuarem para qualquer competição, desde que estejam reunidas as condições legais e de segurança indispensáveis para a realização das mesmas.

Na base da decisão do promotor do CISET4x4 está a situação de Pandemia que continua a assolar Portugal e que recentemente tem registado um crescente número de casos.   Como é do conhecimento de todos, provas com o estatuto das que integram o CISET4x4 obedecem a inúmeros requisitos e a uma incontornável necessidade de obter diversas licenças e autorizações emitidas pelos municípios e outras entidades onde agora também se incluem as autoridades de saúde.   Porém, á luz da nova realidade do nosso país, tanto os organizadores locais como o promotor têm encontrado uma crescente resistência para a emissão das licenças que são requeridas para organizar as provas, com as entidades a escudarem-se nos receios de terem em mãos eventos que podem em teoria fazer aumentar os números de casos positivos de CoVid-19 nas suas localidades, e isto apesar de todas as medidas que poderiam vir a ser tomadas para acautelar a segurança dos participantes, organização e público.

Para além de todos os receios relacionados com a pandemia, Portugal irá em breve entrar também num período eleitoral, o que significa que decisões por parte das autarquias tornam-se particularmente complicadas. O calendário eleitoral obriga a que decisões quanto a apoios sejam assumidos a breve prazo, uma vez que os executivos camarários estão prestes a entrar num período em que por lei estarão impedidos de assumir esses mesmos compromissos.  Justificadamente, os titulares dos cargos públicos apresentam muitas reservas em assumir compromissos que vinculariam as autarquias, e que posteriormente poderiam ser objeto de análise contrária por novos eleitos ou então porque mesmos eventos poderão não ter condições de se realizarem face a uma eventual evolução negativa dos números da pandemia.

Luis Pirralho, Director da X-Adventure:

"Mais um ano em que temos que tomar a dura decisão de não fazer o nosso "Challenge". Lamento que assim seja, mas não temos outra alternativa. Por muito boa vontade que tenhamos, a nossa competição depende sempre de uma boa relação com os parceiros, e nesses parceiros incluem-se as autarquias e outras entidades oficiais.  Apesar da campanha de vacinação estar a avançar a bom ritmo, este recente aumento de casos veio reacender medos em muitas pessoas e entidades, relembrando os números do ano passado e dos primeiros meses de 2021 que foram muito maus.  Ninguém quer correr o risco de voltar a esse ponto, nem nós próprios.    Acima de tudo temos um sentimento de alguma frustração e impotência face a uma situação que nos escapa ao controlo.  Temos que nos conformar e acreditar no bom desempenho dos nossos responsáveis e da população em geral para podermos por um fim na pandemia e regressar á vida normal"

Quanto á possibilidade de virem a ser disputadas algumas provas antes do fim do ano, o responsável máximo do CISET 4x4 esclareceu que:

"É possível que depois do ato eleitoral, venhamos a conseguir realizar uma ou duas provas, mas essa possibilidade está diretamente ligada à redução do número de casos da Pandemia, e às medidas as autoridades nacionais e locais poderão ou não colocar no terreno.  Para já acreditamos que a campanha de vacinação irá ser bem-sucedida e permitirá o desconfinamento no Outono, o que nos poderá permitir realizar as tais  provas, ainda que venha a ser necessário colocar em prática algumas medidas de segurança adicionais"

"Gostaríamos mesmo de poder realizar um ou dois eventos, apesar de já não contarem para qualquer classificação de Troféu, isto porque estarmos dois anos parados sem provas é demasiado mau.  Os danos que esta situação provoca vão muito para além daquilo que é o óbvio.  As provas, sejam as nossas, sejam quaisquer outras, têm um impacto social e econômico importante não só para quem está diretamente envolvido, como também para as localidades que acolhem os eventos.  Temo que em muitos casos já não seja possível recuperar o que se entretanto se perdeu, e era bom que as entidades que olham pelo desporto de um modo geral, bem como aquelas que têm uma palavra a dizer na realização das provas percebem a gravidade da situação atual e que quando houver possibilidade de realizar provas não façam exigências que voltem a inviabilizar esses mesmos eventos."  concluiu.

 

Sobre a edição de 2022, já existe um plano de trabalho, que seguirá o padrão normal de procedimentos tanto quanto for possível, e mediante as condições futuras, será apresentado ao publico com um calendário completo de datas e locais onde serão realizadas essas provas.

O CHALLENGE IBÉRICO SUPER EXTREME TRIAL 4X4 é promovido pela X-Adventure sob a égide da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Poderá consultar toda a informação sobre o CISET4x4 no site oficial em www.extremetrial4x4.com

Acompanhe o CISET4x4 nas redes sociais:
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CPTU4X4 2021: Revisão do calendário atrasa arranque do campeonato para Setembro


PROVAS DE TABUAÇO E OLIVEIRA DE AZEMÉIS CANCELADAS
TORRES VEDRAS COM HONRAS DE ABERTURA

A persistente situação de Pandemia que está a afectar Portugal há mais de um ano, há qual se juntou o recente aumento do número de infecções levaram o CORE - Clube Off-Road Experience, entidade promotora do Campeonato de Portugal de Trial Urbano 4x4 a, depois de consultar todos os seus parceiros e a FPAK,  reformular o calendário de provas para 2021 adiando o arranque da competição para o próximo mês de Setembro.

Como consequência direta da revisão do calendário, foi cancelado o evento agendado para Tabuaço que deveria ter sido disputado no início de Junho, e ainda o evento de Oliveira de Azeméis que se iria disputar no primeiro fim de semana de julho.

Devido ao cancelamento da prova de Junho e da prova de Julho, será no fim de semana de 4 e 5 de Setembro na cidade de Torres Vedras que terá início o CPTU4x4 2021, sendo esperado que nesta altura do ano já se possam disputar provas com a características do CPTU em segurança e já dentro de uma situação de maior normalidade.

Josué Silva, director do CPTU4x4 disse que:

"Face à situação em que nos encontramos não havia outra decisão a tomar. Consultámos todas as entidades envolvidas, e foi opinião unânime de que a melhor decisão era reformular o calendário, cancelando as provas de Junho e Julho e adiar o arranque para Setembro.   Não era isto que esperávamos  quando programamos o nosso calendário, mas também não é algo que esteja sob o nosso controlo e que possamos mudar"

Para além da prova de Torres Vedras, o CPTU 4x4 2021 tem previstas mais duas provas, uma em Outubro e outra em Novembro, sendo os detalhes destas duas provas anunciados oportunamente.

"Já temos datas e locais escolhidos, mas face ao passado recente e à situação em que nos encontramos, preferirmos não anunciar já e aguardar pela evolução favorável da Pandemia.  Para já confirmamos a prova de Torres Vedras, e logo que seja possível divulgaremos quais as datas e localidades das provas seguintes"

 

Comunicado oficial

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